Recomendado para você

Pietro Fittipaldi anuncia parceria com a Cadillac na F1 no desenvolvimento do novo carro

Brasileiro fará trabalhos no simulador e de desenvolvimento já em 2025

A Cadillac ainda está terminando de se armar de todos os lados antes de se tornar a 11ª equipe da Fórmula 1 em 2026. A dupla já foi anunciada, com Sergio Pérez e Valtteri Bottas defendendo as cores da equipe na próxima temporada.

Leia também:

Colton Herta já foi anunciado como piloto de testes e cumprirá uma temporada da Fórmula 2 para conseguir a super licença e, provavelmente, assumirá a vaga de piloto reserva assim que possível.

No entanto, na manhã desta quarta-feira (01), Pietro Fittipaldi anunciou que assinou com a Cadillac e já está fazendo testes e trabalho de simulador com a equipe. O brasileiro deve seguir com funções na fábrica, na parte de desenvolver o carro ao longo de 2025.

"Estou muito orgulhoso em anunciar que me uni à Cadillac! Nos últimos meses, trabalhamos juntos no desenvolvimento do carro da equipe para 2026, tanto em testes no simulador quanto em simulações de GP completos. É um privilégio poder contribuir com minha experiência para um projeto desta escala e fazer parte de uma marca icônica como a Cadillac".

 

Campeão da Indy, Pagenaud auxilia desenvolvimento de simulador

Afastado das corridas desde seu forte acidente em Mid-Ohio de 2023, o campeão da IndyCar em 2016, Simon Pagenaud, continua sua transição no automobilismo. Tendo sofrido uma concussão grave que exige tempo e cautela no processo de recuperação, o francês colocou suas habilidades em bom uso para os outros, por exemplo, como mentor de Theo Pourchaire.
 
Agora, outro novo capítulo começa para ele: aos 41 anos, ele se torna um dos pilotos oficiais de simulador da Cadillac, enquanto a equipe se prepara para entrar no grid da F1 no próximo ano. O campeão da IndyCar em 2016 e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 2019 trará sua vasta experiência e conhecimento técnico em monopostos e corridas de endurance, além de fortalecer seus laços de longa data com a General Motors.
 
A fabricante americana o contratou para desempenhar um papel fundamental na otimização do simulador da Cadillac, enquanto a marca projeta e desenvolve seu primeiro carro de F1. Construído para cumprir os próximos regulamentos técnicos de 2026, o carro será equipado com um motor Ferrari e será confiado na próxima temporada a Valtteri Bottas e Sergio Pérez.
 
Pagenaud está envolvido no projeto há vários meses. "Otimizar a parte técnica de um carro e gerenciar o relacionamento com as pessoas na fábrica tem sido minha paixão desde que comecei a correr", explicou. "Gosto muito de conversar com os engenheiros, desenvolver o simulador e torná-lo o mais realista possível. Esse trabalho me dá a sensação de ser útil e contribuir com minha experiência, algo que me faltava um pouco desde o meu acidente".
 
"Minha função e meu objetivo são tornar o simulador o mais próximo possível da realidade e estabelecer as bases do carro. Quero ajudar a Cadillac a se projetar em direção à realidade da maneira mais precisa possível".
 
A Cadillac está começando do zero, algo que nenhuma equipe tentou fazer na F1 desde que a Haas entrou no esporte em 2016 com um modelo técnico e organizacional muito diferente. A longo prazo, a General Motors também precisará projetar e produzir sua própria unidade de potência para operar como uma equipe de trabalho de pleno direito.
 
"Nosso trabalho no simulador em Charlotte é extremamente importante para a formação da equipe", enfatizou Graeme Lowdon, chefe de equipe da Cadillac na F1.
 
"É crucial em muitos aspectos: consolidar nosso desempenho de base e configurações aerodinâmicas, permitindo que estejamos prontos para a corrida durante um fim de semana de GP, validando sistemas e protocolos, mas também estabelecendo canais de comunicação claros e eficientes entre nossas bases nos Estados Unidos, no Reino Unido e, por fim, nas pistas. Simon trouxe experiência e energia para esse processo e tem sido de grande ajuda", concluiu.

Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Wolff nega rumores e crava permanência de Antonelli na Mercedes
Próximo artigo EXCLUSIVO: Pietro Fittipaldi dá detalhes de trabalho com a Cadillac na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros