A Pirelli confirmou o fornecimento dos pneus médio e macio para o GP da Alemanha de F-1, que acontece neste fim de semana na pista de Nurburgring.
A escolha se deu, de acordo com a montadora italiana, de acordo com as características do circuito alemão: uma ampla variedade de curvas e velocidades, com muitas mudanças de direção, além de muitas freadas fortes, utilizando as zebras constantemente.
A fornecedora também confirmou que, nos treinos livres, as equipes terão a chance de provar a nova versão dos pneus macios, que estão em fase de testes para o uso no futuro. Esta nova borracha teria maior durabilidade e menos degradação.
"Nurburgring é uma das pistas mais técnicas que enfrentamos no ano todo, com muita energia lateral nos pneus, e isso torna a estrategia muito importante", comenta o diretor esportivo da marca, Paul Hembery.
"Apesar de estarem no mesmo nível de comportamento, ainda existe uma diferença significativa entre o macio e o médio, como vimos na última ocasião, em Valência. A maior diferença, no caso, será o tempo, que deve ser bem mais ameno que na Espanha. Isso significa que a maioria das equipes adotarão uma estrategia de duas paradas, a menos que chova, e aí tudo é possível."
"Na sexta, as equipes estarão avaliando uma nova versão dos pneus macios. Não é uma grande mudança da especificação atual, mas está desenvolvida para alinhar com as nossas últimas versões dos pneus duros e médio, que são um pouco mais duros que as especificações originais, para reduzir a degradação. Ainda não há uma decisão sobre o uso deles, mas será interessante ouvir o feedback", completa.
Em entrevista à "Autosport", Hembery afirmou que os pneus traseiros serão alterados para 2012 e terão um formato mais quadrado: "Isso é para melhorar o consumo nos ombros do pneu. É difícil quantificar quanto vai mudar. É a Pirelli querendo melhorar o produto, do nosso ponto de vista, melhorar o desgaste por meio do formato."