Recomendado para você

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
Últimas notícias

Pneus não serão problema em Montreal; freios, sim, diz Pat Fry

Engenheiro compara pista semi-permanente de Montreal com Mônaco, na parte de tração, e Cingapura, na exigência com os freios

Primeira sequência de curvas de Montreal

Para o novo diretor técnico da Ferrari, Pat Fry, Canadá tem um pouquinho de Mônaco e Cingapura.

O inglês, que assumiu o posto de Aldo Costa na última corrida, destaca a exigência da tração (como em Monte Carlo) e dos freios (como em Cingapura) no circuito de Montreal, que é semi-permanente, mas afirma que os pneus não preocupam tanto neste fim de semana quanto nos anteriores, isso se o carro tracionar da maneira adequada.
 
"A corrida canadense pode ser um pouco como Mônaco, pois gira em torno de tração e freadas, apesar de os freios soferem mais estresse aqui. A tração e como os carros usam os pneus nas saídas de curva serão a chave para a vida dos compostos traseiros. Espero que tenhamos menos preocupações com o consumo de pneus em relação ao ano passado, uma vez que os compostos macios e supermacios estão mais duros", fala o inglês, chamando a atenção para os freios, que podem influenciar na parte aerodinâmica.
 
"A performance dos freios é muito ligada à aerodinâmica (por conta dos dutos de freio: quanto menores, melhor a eficiência do carro), então sempre tentamos andar com os freios bem quentes, assim conseguimos extrair mais performance. Montreal é uma pista extrema com os freios, assim como Cingapura. Na fábrica, usamos os freios em dinamômetros especiais para ajustar os níveis de resfriamento desejados, assim vemos a margem que temos e quão estremos podemos ser."
 
A escuderia italiana, inclusive, segue trabalhando e levará evoluções para a América do Norte: "Existe sempre uma gama de atualizações chegando e neste fim de semana teremos poucas mudanças no difusor e na asa traseira, que trarão um ganho de performance considerável se tudo der certo. Ainda estamos diminuindo a desvantagem para os que estão à frente, levando em conta que os outros também estão trabalhando."
 
Por fim, Fry comentou a nova fase dentro da escuderia: "Estou um pouco mais ocupado, o que não achei que fosse possível! É um ótimo desafio, existem muitas pessoas talentosas aqui trabalhando muito forte e, se pudermos nos unir para trabalhar em um tempo sensívelmente curto e também a longo prazo podemos evoluir rapidamente." 
 
Veja um programa de 15 minutos fornecido pela equipe, recheado de entrevistas com pilotos e equipe técnica:
 
Artigo anterior Barrichello desvenda segredos da volta de apresentação
Próximo artigo Massa diz que será impossível ousar na estratégia no Canadá

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros