Pontos dobrados, números fixos. Conheça as novidades do regulamento
Felipe Massa, por exemplo, já avisou que quer o número 19 a partir do ano que vem; confira a lista das mudanças
A Federação Internacional de Automobilismo publicou nesta quinta-feira a versão final do regulamento para 2014 e revelou algumas mudanças em relação à versão anterior. Confira quais são as novidades para a próxima temporada no regulamento esportivo. Para saber mais sobre as alterações técnicas, acesse .
Dobro de pontos na última etapa: a pontuação permanece a mesma desde ano, mas o GP de Abu Dhabi dará o dobro de pontos. O título só chegará ao GP final decidido, portanto, se o líder tiver uma diferença de 50 pontos.
Numeração dos pilotos: a F-1 vai adotar o sistema de numeração fixa. “O número precisa ser claramente visível na frente do carro e no capacete do piloto. Antes do início da temporada 2014, os pilotos deverão escolher os números que serão usados pelo resto de suas carreiras. A única exceção é o campeão, que poderá optar por usar o número 1.” No caso de dois pilotos escolherem o mesmo número, aquele que terminou o campeonato de 2013 à frente terá a preferência. Felipe Massa, por exemplo, já avisou que quer o 19.
Troféu para o pole position: o dono do maior número de poles durante a temporada receberá um troféu ao final do ano. Em caso de empate, será computado o número de segundos lugares. Caso isso já existisse, Sebastian Vettel teria ganho o troféu e quatro das últimas cinco temporadas, e Lewis Hamilton venceria em 2012.
Pontuação de penalidades: o novo sistema de punição será parecido com as carteiras de motorista. O piloto será suspenso por uma corrida se chegar a 12 pontos em 12 meses.
A FIA também apertou o cerco contra as liberações perigosas no pit, quando uma equipe libera o carro quando há trânsito no pitlane. Quando isso acontecer nos treinos, o piloto perde posições na corrida. Se ocorrer durante a prova, paga a punição na corrida seguinte.
Essas penas pós-prova também passam a valer para infrações cometidas dentro das três voltas finais. Antes, isso ocorria nas últimas cinco voltas.
Mais pneus para o primeiro treino livre: um jogo de pneus foi adicionado para ser usado na primeira sessão, normalmente pouco movimentada. A FIA também permitiu que até quatro pilotos participem desta sessão (atualmente, são dois), permitindo que pilotos de testes andem por parte do treino.
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