Recomendado para você

F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."
Últimas notícias

Por limites de pista, Red Bull sugere zebras escorregadias

Sugestão foi dada à FIA durante o GP dos EUA do último final de semana, mas diretor de provas rechaça possibilidade

Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 runs wide

Adrian Newey, projetista da Red Bull, sugeriu que a Fórmula 1 poderia usar "piso escorregadio" nas zebras para evitar o abuso de limites de pista, disse o diretor de prova da FIA, Charlie Whiting.

Os limites da pista se tornaram um ponto de discussão no GP dos Estados Unidos no último final de semana, com Max Verstappen sofrendo uma falha na suspensão depois de passar por cima de uma zebra durante a qualificação.

As novas zebras foram instaladas no circuito de Austin para evitar uma repetição da corrida de 2017, quando Verstappen perdeu o pódio por uma penalidade por passar Kimi Raikkonen, da Ferrari, cortando a curva 17.

Whiting insiste que a sugestão de Newey não é viável.

"Isso funciona melhor em alguns circuitos do que em outros", disse Whiting. “No Red Bull Ring, tivemos que colocar as zebras adicionais mais para trás, porque a primeira vez que elas foram instaladas, houve falhas de suspensão. Basicamente, os carros não conseguiam lidar com as zebras.”

"Você pode ver o problema, alguns carros estavam bem, outros não, mas eles tiveram que redesenhar seus carros para se certificar de que poderiam lidar com as coisas. Esta é uma das discussões fundamentais que eu tenho com eles às vezes. Eles querem que as zebras sejam projetadas para se adequarem aos carros e eu digo 'não, não é assim, você tem que projetar os carros para se adequarem aos circuitos'.”

"É um assunto complicado, que não é simples de encontrar uma solução.”

"Adrian Newey veio até mim recentemente e sugeriu e nós poderíamos ter algum tipo de zebra escorregadia, e eu disse: 'isso é ótimo Adrian, mas só se você puder encontrar uma zebra que detenha todos os tipos de carro e seja adequada para motos. Se isso existe, por favor me fale porque não podemos pensar em nada no momento.”

Adrian Newey

Adrian Newey

Photo by: Nikolaz Godet

Whiting diz que o fato de a F1 geralmente compartilhar circuitos com outros campeonatos de automobilismo, faz sugestões radicais, como as de Newey, difíceis de implementar.

"Esse é o maior problema: temos que permitir que os proprietários e os operadores das pistas possam usar seus circuitos durante todo o ano sem ter que trabalhar muito", disse Whiting.

"No Red Bull Ring, por exemplo, algumas das zebras que eles colocam conosco eles tiram quando têm atividades motociclísticas. Depende apenas de como os circuitos precisam operar. Seria uma coisa relativamente simples pedir a eles para instalar zebras que são adequadas para todos os tipos de carro, mas elas provavelmente seriam um pouco ruins para os carros de F1.”

"Esse é o problema quando você tem todos esses pilotos dirigindo, o Ferrari Challenge e coisas do tipo, os caras estão em todo lugar.”

"Eu sei que isso não é problema nosso, mas a MotoGP quer correr em alguns circuitos de F1, o Mundial de Superbike também, e eles precisam de curvas que não lhes causem muita dificuldade."

"Temos restrições que são boas o suficiente para os carros de F1, mas elas não são suficientes para deter a Porsche Supercup, por exemplo, mas são boas para as motos, e isso é um bom compromisso, já que vamos chegar onde você tem um circuito que quer correr com a F1 e a MotoGP."

Artigo anterior Raikkonen: Culpar Vettel por seus erros é “inútil”
Próximo artigo Após "festa" por vitória, Kimi não vê experiência como trunfo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros