Prefeitura abandona plano inicial e manterá local dos boxes em Interlagos
Mudança foi decidida pensando em não descaracterizar circuito e também na diminuição dos custos
O principal motivo alegado é que a alteração descaracterizaria aquilo que é uma das principais marcas do circuito e até do calendário da F1 atual: a largada seguida do mergulho no ‘S do Senna’. Esta pedaço da pista estaria em uma lista de locais marcantes da F1, como a Eau Rouge, em Spa, a entrada do Estádio, em Hockenheim, a Rascasse e o túnel de Mônaco, as curvas Di Lesmo e Parabólica, em Monza, entre outras. A própria chegada, após a cuva do ‘Café’ é outra parte marcante de Interlagos que acabaria perdendo apelo.
Além da descaracterização do circuito, foi considerada também a questão financeira. Reformar os boxes na área atual, ao invés de remanejá-los para o outro lado do autódromo, custará bem menos aos cofres públicos.
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Em 2013, durante o GP do Brasil, o prefeito Fernando Haddad, em entrevista à Rádio Bandeirantes, já havia sinalizado que poderia haver uma mudança de planos em relação à reforma. Na ocasião, Haddad alegou exatamente a descaracterização do circuito e a diminuição dos custos.
No plano atualizado, que será divulgado nas próximas semanas, está previsto que a área que antecede o Paddock será incorporada ao Paddock, o que dará mais espaço para que as equipes possam trabalhar, e permitirá que sejam instalados mais 2 ou 3 boxes novos. As obras devem começar após o GP do Brasil, previsto para 11 de novembro.
Antes, nos meses de julho e agosto, o Autódromo de Interlagos será fechado para que seja trocado o asfalto da pista. A última troca de asfalto ocorreu em 2007 e acabou com um problema crônico que existia no circuito paulistano: as ondulações. O asfalto atual durou sete anos, mais do que os cinco anos previstos inicialmente.
Também está em discussão uma alteração na entrada dos boxes, que é considerada perigosa atualmente. Na última edição, Felipe Massa acabou sendo punido por ultrapassar a linha que delimitava a entrada para o pit. A regra tinha sido criada pela FIA justamente para aquele GP.
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