Recomendado para você

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Bike
Bike
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

MotoGP
MotoGP
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

MotoGP
MotoGP
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro
Últimas notícias

Quebra de câmbio mudou destino de brasileiro na F1; entenda

GP da Bélgica de 2004 em Spa-Francorchamps poderia ter mudado os rumos da carreira de Antonio Pizzonia na F1

Antonio Pizzonia

Mais do que aptidão e competência, a sorte é um componente importante na vida de um piloto. Os rumos na carreira de alguém que vive no esporte a motor podem ser delineados de maneira bem diferente por causa da quebra de uma peça em um momento decisivo, com a chuva chegando em momento inoportuno ou por conta de um acidente de outro concorrente.

Foi o que aconteceu com Antonio Pizzonia na F1. O GP da Bélgica de 2004 poderia ter sido um divisor de águas na carreira do piloto nascido em Manaus. Um câmbio quebrado faltando poucos giros para o término da corrida em Spa tirou o que certamente seria a primeira vitória do brasileiro, que na época corria pela Williams, na maior categoria do automobilismo mundial. Nesse dia, Pizzonia poderia ter se juntado à Senna, Piquet, Fittipaldi, Barrichello, Massa e Pace como os brasileiros que venceram um GP de F1 (veja na galeria abaixo a lista de todos os brasileiros com passagem pela categoria).

Leia também:

Pizzonia contou com detalhes sobre o fatídico GP durante Live no Instagram do Motorsport.com.

“Em 2004 a equipe estava muito forte, brigando diretamente com a Ferrari, e vinha embalada”, disse Pizzonia. ”O Marc Gené assumiu o carro no lugar do Ralf Schumacher, que havia batido em Indianápolis e estava machucado, mas foi por apenas duas corridas. Por eu ter conseguido ótimos resultados nos treinos como piloto de testes, me deram uma chance.“

Antes da Bélgica, Pizzonia já havia garantido dois sétimos lugares na Alemanha e na Hungria, seus primeiros pontos na F1. Mas em Spa as coisas estavam se desenhando melhores do que o esperado.

“Na Bélgica foi uma das melhores corridas que fiz na F1. O Montoya não tinha chances de campeonato, mas sempre brigava na frente. Durante a corrida, eu vinha atrás dele, e ele estava tentando ultrapassar o (Jarno) Trulli, acabou se enroscando e o passei.”

“Logo depois, me chamaram no rádio, dizendo para eu acelerar. Eu entendi o recado, eu tinha que acelerar ou deixar o Montoya passar de novo. Fiz uma sequência de cinco ou seis voltas que em cada uma delas eu sempre fui mais rápido que ele e fui abrindo. Depois de um tempo perguntei ao engenheiro se estava bom e ele disse que sim.”

Pizzonia contou com a sorte na abertura da possibilidade de vitória, mas se viu sem ela perto do momento decisivo.

“Não tínhamos carro para ganhar a corrida, mas tive a sorte de ter alguém batendo e eu entrar nos boxes no momento exato, antes da entrada do Safety Car. Entrei em terceiro lugar, ninguém havia me acompanhado e voltei na mesma posição, ou seja, estava com pneus novos.”

“Schumacher e Raikkonen estavam na minha frente, e eu disse a mim mesmo ‘vou para cima deles e vou ganhar essa corrida’. Os outros pilotos estavam com pneus de 20 voltas e eu com borracha nova, faltando seis ou sete voltas para acabar a corrida. Mas, infelizmente, quando estava aquecendo os pneus para a relargada, meu câmbio quebrou.“

“Mesmo assim, criou-se um respeito dentro da equipe. Primeiro porque quando eles me colocaram sob pressão, tendo que acelerar, eu respondi de maneira positiva, e todos ali sabiam que eu estava para ganhar aquela corrida.”

A jornada de Pizzonia naquele foi completada com novo sétimo lugar no GP da Itália, em Monza, terminando aquele campeonato com seis pontos somados.

GALERIA: Relembre os 31 brasileiros que correram na F1 ao longo de seus 70 anos

Chico Landi - de 1951 a 1956 - 6 corridas
Gino Bianco - 1952 - 4 corridas
Hermano da Silva Ramos - 1956 e 1957 - 7 corridas
Fritz d'Orey (#40) - 1959 - 3 corridas
Emerson Fittipaldi - de 1970 a 1980 - 144 corridas, 2 títulos (1972-1974) e 14 vitórias
Wilson Fittipaldi - de 1972 a 1975 - 35 corridas
José Carlos Pace - de 1972 a 1977 - 72 corridas - 1 vitória
Luiz Pereira Bueno - 1973 - 1 corrida
Ingo Hoffmann - 1976 e 1977 - 3 corridas
Alex Dias Ribeiro - de 1976 a 1979 - 10 corridas
Nelson Piquet - de 1978 a 1991 - 204 corridas, 3 títulos (1981, 1983 e 1987), 23 vitórias
Chico Serra - de 1981 a 1983 - 18 corridas
Raul Boesel - de 1982 a 1983 - 23 corridas
Roberto Moreno - de 1982 a 1995 - 42  corridas
Ayrton Senna - de 1984 a 1994 - 3 títulos (1988, 1990 e 1991) 161 corridas, 41 vitórias
Mauricio Gugelmin - de 1988 a 1992 - 74 corridas
Christian Fittipaldi - de 1992 a 1994 - 40 corridas
Rubens Barrichello - de 1993 a 2011 - 324 corridas - 11 vitórias
Pedro Paulo Diniz - de 1995 a 2000 - 98 corridas
Ricardo Rosset - de 1996 a 1998 - 26 corridas
Tarso Marques - de 1996 a 2001 - 24 corridas
Ricardo Zonta - de 1999 a 2005 - 36 corridas
Luciano Burti - 2000 e 2001 - 15 corridas
Enrique Bernoldi - de 2001 a 2003 - 28 corridas
Felipe Massa - de 2002 a 2017 - 269 vitórias - 11 vitórias
Cristiano da Matta - 2003 e 2004 - 28 corridas
Antonio Pizzonia - de 2003 a 2005 - 20 corridas
Nelsinho Piquet - 2008 e 2009 - 28 corridas
Bruno Senna - de 2010 a 2012 - 46 corridas
Lucas di Grassi - 2010 - 18 corridas
Felipe Nasr - 2015 e 2016 - 39 corridas
31

Top 5 corridas mais geniais de pilotos na F1, por Felipe Motta

Podcast #038: Quais pilotos mereciam ganhar títulos da F1 e não levaram?

 

Artigo anterior Áustria está trabalhando em "plano de isolamento" para aumentar chances de realizar GP de F1
Próximo artigo Norris explica lógica por trás do corte de gastos da McLaren

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros