"Quebras podem decidir campeonato de 2014", acredita Newey
Depois de um período de estabilidade no regulamento e confiabilidade sem precedentes, engenheiros veem mudança ano que vem
Depois de cinco anos de estabilidade nas regras, o novo regulamento da Fórmula 1, que traz a volta dos motores V6 a partir do ano que vem, deve significar o retorno de um pesadelo de equipes e pilotos: as quebras.
Ano passado, apenas 7,7% das corridas de todos os pilotos terminaram em abandono por falta de confiabilidade, menos da metade do que ocorria há seis anos.
“Os carros são muito mais complexos dos que estamos acostumados”, avisou o projetista da Red Bull, Adrian Newey. “O nível de confiabilidade que temos hoje é o resultado de muita evolução de um carro que é relativamente simples em comparação com o que teremos ano que vem. Então acho que será um grande problema para as equipes. Pode até ser algo decisivo para o campeonato.”
O chefe administrativo da McLaren, Sam Michael, também acha que “veremos níveis diferentes de confiabilidade” no ano de estreia do novo regulamento, que também prevê o uso de sistemas de recuperação de energia bem mais potentes que os atuais KERS. “Mesmo que as equipes estejam melhores do que há 10 anos em termos de simulação, não dá para replicar quase uma década de quilometragem com um tipo de motor. Então acho que isso será decisivo até depois do ano que vem.”
Na Ferrari, o diretor técnico Pat Fry também admitiu que “a primeira metade da temporada será fortemente afetada pela confiabilidade. As novas regras não são apenas grandes em termos de configuração, como também colocam uma carga muito grande na confiabilidade.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.