Red Bull: Verstappen não precisou de caos para vencer
Para consultor da Red Bull, Helmut Marko, holandês ganharia o GP do México mesmo sem confronto entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel
Max Verstappen dominou o GP do México para conquistar a segunda vitória da temporada 2017, terminando quase 20 segundos à frente da Mercedes de Valtteri Bottas.
O holandês ficou sem adversários, depois que Lewis Hamilton e Sebastian Vettel entraram em contato e danificaram seus carros no início, caindo para a parte de trás do grid.
O consultor da Red Bull, Helmut Marko disse que, mesmo que Verstappen não ganhasse a liderança na primeira volta, ele ainda poderia ter vencido a corrida.
"É claro que ajudou muito, mas estou convencido de que tínhamos a velocidade e o potencial para superar quem estava à nossa frente", disse ele ao Motorsport.com.
Marko insiste que Verstappen tinha muita velocidade nas mãos, e poderia ter ido mais rápido, se necessário.
O rádio da equipe indicou que a equipe tentou diminuir o ritmo do holandês devido às preocupações de confiabilidade.
"O intuito era ir o mais lento possível, e não ir o mais rápido possível", acrescentou Marko. "Estávamos todos muito, muito preocupados."
"Quatro carros pararam e todos tinham o mesmo motor que nós, houve algumas falhas durante o fim de semana, então antes que o carro cruzasse a linha de chegada, não acreditei."
"Você não viu o potencial real do carro ou de Max. Apenas após o pit stop que a distância foi para 20 segundos."
"Isso mostra que a nossa aerodinâmica está certa, e com certeza o chassi, temos o melhor agora."
"Na corrida, o motor não é mais um diferencial, e Max está ficando cada vez melhor. Eu acredito que Daniel [Ricciardo] também estaria no pódio, sem o problema do motor."
Embora o RB13 tenha mostrado uma velocidade impressionante nas corridas recentes, Marko reconheceu que o desempenho dominante no México foi um caso especial.
"Você não pode esquecer que estávamos na altitude, então a aerodinâmica desempenha um papel ainda maior, e do outro lado, as diferenças de motores estão ficando menores", admitiu. "Então, infelizmente, não será o mesmo em Abu Dhabi."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.