Relembre as colisões entre Massa e Hamilton durante o ano
Da sexta etapa da temporada até o GP da Índia, a 17ª corrida de 2011, a dupla colidiu em cinco oportunidades
Seja por “magnetismo”, como define o chefe da McLaren Martin Whitmarsh, ou por qualquer outro motivo, Felipe Massa e Lewis Hamilton parecem destinados a entrar em conflito neste ano. Nem quando foram rivais na luta pelo campeonato, em 2008, os pilotos tiveram tantos confusões quanto nesta temporada. Da sexta etapa da temporada até o GP da Índia, a 17ª corrida de 2011, a dupla colidiu por cinco vezes.
Mônaco: corrida que marcou o início da má fase com Hamilton. O inglês tentou passar o brasileiro por dentro na Loews e os dois se tocaram. A disputa continuou até o túnel, quando o piloto da Ferrari foi parar do lado sujo e bateu, abandonando. Hamilton levou um drive through pela manobra e descreveu a decisão como “uma piada”. Veja a cena.
Grã-Bretanha: Hamilton tinha problemas de combustível e Massa vinha tirando a diferença, até que os dois se encontram nas últimas curvas. Massa tenta passar por fora e Hamilton não cede. O inglês cruza a linha de chegada na frente. Nenhuma punição foi dada. Veja a cena.
Cingapura: Hamilton e Massa já tinham tido um desentendimento na classificação, quando o inglês arriscou para tentar passar o brasileiro quando ambos aqueciam seus pneus. Na corrida, a colisão aconteceu após o primeiro pit stop de ambos. Hamilton, de pneus supermacios, vinha em prova de recuperação e tentou passar Massa, de macios, por fora, mas acertou o pneu traseiro do brasileiro e acabou com a asa dianteira quebrada. O piloto da McLaren foi punido pela manobra. Após a corrida, Massa deu um ‘tapinha’ nas costas do rival, cumprimentando-o ironicamente pelo ‘bom trabalho’. Veja a cena da corrida e da entrevista.
Japão: Massa tenta ultrapassar Hamilton por fora na freada da chicane e o inglês faz a curva normalmente. Após a prova, o piloto da McLaren culpou a vibração de seus espelhos por não ter visto o brasileiro, que teve uma pequena parte de sua asa dianteira quebrada. Não houve punições. Veja a cena.
Índia: Massa cometeu um erro na curva um, que permitiu o ataque de Hamilton. O inglês coloca por dentro do brasileiro, que não lhe dá espaço, causando nova colisão. Massa afirma que tinha o direito de fazer a curva por estar à frente e dentro do traçado ideal, mas foi punido pelos comissários com um drive through. Veja a cena.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.