Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir
Últimas notícias

Renault ameaça deixar a F-1 caso nova regra de motores não vingue

Fornecedora dos campeões mundiais Red Bull está pressionando a FIA para que haja uma definição acerca do tema

Jean-Francois Caubet e Bernie Ecclestone

Com a possibilidade de que as novas regras para os motores de 2013 não saiam do papel – o documento da última reunião do Conselho da FIA deixou a questão em aberto –, a Renault, considerada a principal interessada na mudança, ameaça deixar a categoria.

A montadora francesa, bicampeã de construtores em 2005 e 2006, já vendeu as ações de sua equipe própria, apesar de ainda ceder o nome ao time hoje administrado pela empresa de Luxemburgo, Genii Capital. E, se a adoção de motores mais “verdes” – 1,6l turbo de quatro cilindros – e alinhados com a política da empresa em 2013 não acontecer, pode deixar ainda de ser fornecedora de motores – além da própria Renault, Red Bull e Lotus usam os propulsores franceses.

“Não mudamos nosso pensamento. Dissemos a Jean Todt e Bernie [Ecclestone] que estamos desenvolvendo nosso novo motor porque, quando decidimos continuar na F-1, três condições ficaram muito claras: a primeira era mudar a tecnologia do motor para torná-lo mais relevante, a fim de obter uma ligação entre a F-1 e o produto. A segunda era reduzir custos, e a terceira, obter boa performance”, afirmou à "Autosport" Jean-Francois Caubet, diretor da Renault Sport.

“Reduzimos os custos, estamos indo bem com a Red Bull e com a Renault, mas o problema da relevância para nossos carros de rua continua sendo um ponto chave para nós. Nós sabemos que a Ferrari, a Mercedes e a Cosworth estão tendo vários encontros com as montadoras, mas na Renault não mudamos nossa posição”, explicou o francês.

Enquanto os italianos são contra a novidade – o presidente Luca Di Montezemolo chegou a falar que “vocês nunca verão uma Ferrari de rua com quatro cilindros” –, Mercedes e Cosworth estariam preocupados com os custos da mudança.

“Queremos entender quem está comandando o esporte. O custo da F-1 para a Renault é de cerca de 100 milhões de euros e você não pode mudar de direção de uma hora para a outra. Gastamos 10 milhões no novo motor e temos 20 pessoas trabalhando nisso na Renault – dá para imaginar mandá-los parar tudo?”

Artigo anterior Com lançamento marcado para 23 de setembro, F1 2011 terá novas regras
Próximo artigo Ecclestone diz que Hamilton não é o único que faz "manobras questionáveis"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros