Rosberg surpreende Hamilton e Massa perde terceiro posto por 0s030
Depois de ser superado por todo o final de semana, alemão faz a pole, enquanto brasileiro larga em quinto
Quem também foi surpreendida foi a Williams, que demonstrou ser a segunda força do grid por toda a classificação até que Sebastian Vettel fez uma excelente volta para colocar a Red Bull em terceiro. Valtteri Bottas larga em quarto e Felipe Massa, em quinto. Os três pilotos ficaram separados por apenas 30 milésimos.
Q1
[publicidade]A ordem vista no último treino livre com todos usando pneus macios se repetiu no começo da primeira parte da classificação, com Hamilton à frente de Rosberg e as Williams logo atrás, com vantagem ligeira para Massa. Os quatro sequer precisaram voltar à pista para se garantir na segunda parte do treino. A Ferrari, que optou por não usar a nova cobertura de motor e assoalho, ficou para trás, andando apenas junto das Force India. Por outro lado, Button se colocou no top 5, superando as Red Bull.
Na briga para sobreviver na classificação, menos intensa pelo fato de Esteban Gutierrez não participar devido a uma troca de chassi após bater na última sessão de treinos livres, Max Chilton chegou a ficar um bom tempo em 16º, posição em que passaria para o Q2.
Preocupada, a Ferrari voltou à pista com supermacios. Porém, com menos de um minuto para o final e vários pilotos em volta rápida, Marcus Ericsson (o mesmo que tirou Felipe Massa do treino em Mônaco) aprontou mais uma, batendo e causando a bandeira vermelha, que acabou deixando Pastor Maldonado de fora do treino. O venezuelano havia ficado de fora do treino durante o Q1 após uma perda de potência em sua Lotus.
Além de Maldonado, ficaram de fora Chilton, Bianchi, Kobayashi e Ericsson.
Q2
Nas primeiras tentativas da segunda parte da classificação, Felipe Massa fez o melhor tempo e, a exemplo do que aconteceu no terceiro treino livre, as Mercedes não foram bem com os pneus supermacios e ficaram com o segundo e terceiro lugares, novamente com Hamilton à frente. Bottas fez o quarto tempo, seguido por Alonso e Ricciardo. Raikkonen, por sua vez, estava sob perigo, em décimo. Os 10 primeiros estavam divididos por 540 milésimos. Vettel estava fora.
Com menos de dois minutos para o final, todos voltaram à pista, com exceção de Alonso. Vettel conseguiu melhorar e entrou no top 10, logo sendo superado por Ricciardo. As Mercedes reutilizaram os supermacios da primeira tentativa e ambas superaram Massa.
No final, a aposta da Ferrari deu certo e Alonso se garantiu, assim como Raikkonen, que chegou a melhorar o tempo para ficar entre os 10, junto das Mercedes, Williams, Red Bull, Button e Vergne. Ficaram de fora Hulkenberg, Magnussen, Perez, Grosjean, Kvyatt, Sutil.
Q3
Rosberg aproveitou para mostrar serviço na última parte da classificação, superando Hamilton nas duas tentativas. Bottas fez uma grande volta e chegou a ficar em terceiro, mas foi superado surpreendentemente por Vettel, que vinha andando atrás de Ricciardo durante o treino.
O australiano larga em sexto, atrás também de Felipe Massa. Fernando Alonso foi apenas o sétimo, à frente Vergne, Button e Kimi Raikkonen, que fez apenas uma tentativa na última parte da classificação e larga em décimo.
O GP do Canadá tem largada às 15h pelo horário de Brasília. Você acompanha a corrida ao vivo pelo twitter do TotalRace (@totalracebr).
Confira o grid:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.