Últimas notícias

Ross Brawn lança livro sobre segredos de gestão na F1

Em parceria com o antigo CEO da Williams, Adam Parr, multicampeão falará da estratégia dentro do esporte

Ross Brawn, chefe da equipe Mercedes AMG F1 na coletiva da FIA
Ross Brawn and Adam Parr book cover, Total Competition: Lessons in Strategy from Formula One
Ross Brawn, chefe da equipe Mercedes AMG F1
Ross Brawn, chefe da equipe Mercedes AMG F1
Ross Brawn, chefe da equipe Mercedes AMG F1
Ross Brawn and Adam Parr book cover, Total Competition: Lessons in Strategy from Formula One
Ross Brawn, chefe da equipe Mercedes AMG F1

O inglês Ross Brawn - presente em todos os sete títulos do alemão Michael Schumacher - em parceria com o compatriota Adam Parr - ex-CEO da Williams - anunciou o lançamento do livro “Competição Total: Lições de Estratégia”.

Os dois pretendem destrinchar os conceitos de estratégia no esporte fazendo referência com a estratégia utilizada nas guerras.

A obra promete revelar como o esporte funciona em seus detalhes, tornando empreendedores também público-alvo do livro – além, é claro, dos fãs de Fórmula 1.

"Eu me aproximei de Ross com essa ideia porque fiquei impressionado com a maneira com a qual ele trabalhou na F1 enquanto eu estava lá", disse Parr, PhD em estratégia pela Universidade de Londres, ao Motorsport.com.

"Ross estava entrando em seu ano sabático quando eu comecei na Williams, no final de 2006. Ele reapareceu um ano mais tarde, na Honda, e aprendi muito com ele. Eu observei com espanto como ele trabalhou metodicamente ao longo de 2008 e 2009, transformando o que tinha sido um desastre em um sucesso extraordinário.”

"Notei que o caminho que Ross trilhou foi instintivamente estratégico. Nós mantivemos contato depois que eu saí F1, e quando terminei meu doutorado pensei que seria divertido escrever um livro com ele sobre como ele trabalhou. Testar sua metodologia na F1 contra a teoria e a prática da estratégia que eu tinha estudado."

Brawn também falou sobre o livro. "Adam veio até mim e disse que achava que muitos dos ensinamentos e filosofias dos estrategistas militares eram semelhantes à abordagem que eu tinha na F1", disse Brawn ao Motorsport.com.

"Tenho que dizer que há similaridades, mas não fiz conscientemente. Não li estratégia militar, então não conhecia a arte da guerra e essas coisas.”

"Com ele, fizemos algumas analogias interessantes entre os ensinamentos dos filósofos chineses e estrategistas militares, juntamente com os estrategistas romanos.”

"Nós também estudamos uma abordagem chamada ‘arte operacional’, que foi desenvolvida pelos soviéticos após a Primeira Guerra Mundial e parecia particularmente relevante."

Brawn diz que há claras comparações com o esporte: "construir um exército e ter sucesso em guerras é uma equação multifacetada, que inclui a política, finanças, moral, bem como os aspectos mais óbvios, como capacidade técnica e outras coisas. E você realmente pode olhar para F1 e dizer que é parecida.”

"O ponto é que o sucesso na F1 requer estratégia. E é isso que nós discutimos e esperamos que essa discussão seja interessante não só para os fãs de F1, mas também para as pessoas em outras esferas da vida que precisem gerir desafios complexos com recursos limitados e talvez também em um ambiente competitivo."

O livro será publicado pela editora Simon & Schuster na Inglaterra em novembro.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton quer usar vitória de Crutchlow como inspiração
Próximo artigo Mercedes diz que Hamilton pode ser punido por trocar motor

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil