Últimas notícias

Único campeão com equipe própria, Jack Brabham morre aos 88

Com grande contribuição ao esporte, australiano era o mais velho campeão do mundo ainda vivo da Fórmula 1

O australiano Jack Brabham, tricampeão da Fórmula 1 com títulos em 1959, 60 e 66, morreu aos 88 anos. O piloto foi o único até hoje a ter vencido um campeonato com um carro da própria equipe, a Brabham, que existiria até a década de 1990 e seria campeã de construtores em 66 e 67. Além de seu fundador, a equipe também fez outro campeão: o brasileiro Nelson Piquet, em 81 e 83.

LEIA MAIS:


Foram 14 vitórias, 13 pole positions em 126 GPs na Fórmula 1 entre 1955 e 1970. Brabham morreu “de maneira tranquila”, em sua casa, na Austrália, segundo comunicado divulgado por sua família. O ex-piloto era o mais velho campeão do mundo vivo. Agora, esse ‘título’ passa para as mãos de John Surtees, atualmente com 80 anos.

Brabham serviu as forças aéreas britânicas durante a Segunda Guerra Mundial. Com o fim do conflito, passou a comandar uma firma de engenharia e a comercializar carros de segunda mão. Foi quando o automobilismo pareceu em sua vida. “Venci a terceira corrida que disputei, e nunca mais olhei para trás”, disse à mídia australiana em 2009.

[publicidade]Logo que foi correr na Europa, em 1955, Brabham estreou na Fórmula 1. Quatro anos depois, ganharia seu primeiro campeonato, tendo de empurrar seu carro até a linha de chegada após ficar seu combustível.

O piloto foi um dos responsáveis por uma revolução na categoria na época quando, já bicampeão do mundo, passou a investir em seus próprios carros, que tinham motores na parte traseira. Devido aos serviços prestados ao automobilismo, foi o primeiro membro do esporte a ser condecorado com um título da nobreza britânica, chegando a ser nomeado Sir.

Jack Brabham deixa esposa, Margaret e três filhos - Geoff , Gary e David – todos com envolvimento no automobilismo. Seu neto, Matthew, inclusive, atualmente disputa a Indy Lights.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Para Williams, seria pessimismo dizer que Mercedes já ganhou o mundial
Próximo artigo Webber revela que Brabham barrou possível ida para a Ferrari

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil