Últimas notícias

Uso do DRS será restrito na classificação a partir de 2013

Por questões de segurança, a FIA vai determinar os trechos da pista em que o dispositivo poderá ser utilizado

A FIA quer restringir o uso do DRS durante classificações e treinos livres. A medida visa aumentar a segurança e evitar que os pilotos tentem acionar as asas perigosamente nas saídas das curvas. O DRS diminui a carga aerodinâmica do carro e aumenta sua velocidade de reta. Por outro lado, o carro perde estabilidade nas curvas quando ele está ativado.

Desde que o sistema foi introduzido, ano passado, os pilotos podem ativar livremente o dispositivo às sextas-feiras e sábados. Na corrida, a FIA determina uma ou duas áreas, dependendo do circuito, em que a asa pode ser utilizada – e isso só ocorre quando um carro está a menos de um segundo em relação ao outro.

“Vamos proibir o uso do DRS durante os treinos e classificações exceto em áreas nas quais será usado na corrida. É algo que avisamos as equipes dia desses e estamos fazendo isso por motivos de segurança”, revelou Charlie Whiting, diretor de corridas da FIA.

“Houve vários incidentes e pilotos me disseram que isso está se tornando cada vez mais comum. Uns podem dizer que ativar precocemente o DRS é o mesmo que acelerar precocemente na saída de uma curva, mas o DRS é algo que liga e desliga, ao passo que o acelerador é modulável”, explicou.

Segundo Whiting, o dispositivo seria utilizado, inicialmente, apenas em corridas, mas a FIA temia que as equipes desenvolvessem artifícios menos eficientes. “Agora acredito que, baseado em nossas informações, não deveremos ter qualquer redução na potência do DRS. As equipes o usarão mesmo se só puderem fazer isso em talvez dois trechos da pista, pois o benefício estará lá.”

In this article
Julianne Cerasoli
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Massa revela clima tenso na Ferrari nesta reta final de campeonato
Próximo artigo FIA promete rigidez em testes nas asas e explica caso Red Bull

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros