Vettel, Button e Webber concordam: Abortar o Q3 é justificável
Pilotos acreditam que todos estariam na pista caso tivessem mais pneus disponíveis durante o final de semana
Uma situação que tem se tornado comum aos sábados voltou a acontecer no GP de Cingapura: três carros simplesmente não foram à pista na última parte do treino de classificação. Longe de ser o ideal em termos de show, a prática é justificável na visão de Sebastian Vettel.
“Obviamente, para esses caras o principal desafio é chegar ao Q3 e, quando o fazem, eles não têm muitos pneus sobrando, então esse é o problema. Acho que se tivéssemos mais pneus no final de semana, andaríamos mais. É o mesmo em relação à sexta-feira, além do que o tempo também é limitado.”
Jenson Button concorda com o rival. Para o inglês, é uma questão de regulamento.
“Vai ser sempre assim, especialmente em circuitos de rua, mas acho que você nunca vai ver os seis melhores nos boxes, porque nós sempre vamos lutar pela pole, mas é diferente com quem luta para chegar no Q3.”
Perguntado se estabelecer algum tipo de penalização para quem não marcar tempos no Q3 seria uma forma de inibir o comportamento, Mark Webber se disse contra.
“Se todos tivéssemos cheios de pneus, todos estariam na pista adquirindo experiência e exposição para suas marcas. Mas eles fazem isso por um motivo, pelo domingo. Não acharia justo penalizar alguém por querer ter uma boa performance na corrida.”
Button destacou que, além da falta de pneus disponíveis, o fato de haver diferença entre a borracha nova e aquela usada para uma volta rápida na classificação incentiva a economia.
“Provavelmente ajuda economizar pneus, como vimos em várias ocasiões neste ano. Tem caras que saem do meio do grid ou mesmo mais atrás cheios de pneus novos. Da maneira que o regulamento está, tentaremos tudo o que podemos para ir bem no domingo.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.