Últimas notícias

Vettel leva reprimenda e multa, mas mantém 2º lugar no grid

Direção de prova reconhece que alemão cometeu irregularidades, mas fato de ter desligado o motor e pesado corretamente evita punição no grid

Sebastian Vettel, Ferrari in the press conference

Foto de: Manuel Goria / Motorsport Images

Sebastian Vettel recebeu uma reprimenda e uma multa por ter desrespeitado o procedimento de pesagem durante a sessão classificatória para o GP do Brasil, em Interlagos. Isso significa que o alemão mantém a segunda posição no grid da prova.

Ao fim do Q2, Vettel estava apressado para retornar à garagem, já que havia a ameaça de uma chuva mais forte. O piloto da Ferrari, então, foi convocado para subir com seu carro na balança da FIA, algo que é corriqueiro durante as sessões.

Contudo, Vettel demonstrou impaciência ao gesticular para os fiscais, e, ao deixar a balança, danificou o equipamento da FIA. O procedimento comum é que os pilotos desliguem seus motores, já que isso proporciona resultados mais precisos na pesagem. Além disso, os carros devem ser empurrados para fora da balança para evitar qualquer dano.

Os comissários admitiram que Vettel cometeu uma infração, mas que, ao menos, foi possível fazer uma pesagem precisa do carro do alemão. Assim, o piloto recebeu uma reprimenda e uma multa de € 25 mil.

O veredito foi: “Os comissários reviram as evidências em vídeo da câmera onboard e das câmeras de segurança e analisaram a telemetria do motor, além de ouvir o piloto do carro #5 um representante da equipe.”

“Primeiramente, os comissários consideraram se houve um descumprimento do Artigo 29.1. Como o piloto parou na garagem da FIA e mais tarde desligou o motor, mesmo que não no momento esperado pelo procedimento estabelecido, e o peso foi obtido, estes elementos satisfazem os pré-requisitos do regulamento, e, portanto, os comissários consideraram que não houve descumprimento.”

“Mesmo assim, os comissários dão direções aos pilotos na balança para que o procedimento de pesagem seja feito de forma ordenada e segura, sem a possibilidade de danificar a balança.”

“Os comissários observaram que o piloto não desligou o motor no momento em que lhe foi pedido, derrubou um cone de sinalização para evitar que o piloto suba na balança, o que ele fez posteriormente. Naquele momento, lhe foi mostrado uma placa que pedia para que os freios fossem acionados por um fiscal que estava à sua frente. E, enquanto ele não atingiu o fiscal, ele o forçou para fora da balança enquanto subiu. E aí ele desligou o motor.”

“Uma vez que o peso foi obtido, ele não esperou que o fiscal empurrasse o carro para fora da balança. Por mais que os comissários aceitem que ele talvez tenha entendido errado a indicação, ele ligou o carro novamente e dirigiu para sair da balança, o que não é o procedimento, já que isso pode danificar a balança – o que aconteceu.”

“Por mais que ninguém tenha se machucado e os comissários aceitarem que ele não tenha deixado a balança de forma imprudente, o procedimento é estabelecido exatamente para evitar danos ou situações perigosas.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton culpa Sirotkin por quase ter causado acidente
Próximo artigo Verstappen: Renault perde 1s por volta, mas recuperamos 0s5 com chassi

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil