Vettel rouba a cena com melhor tempo e pneu estourado
Em treino dominado pela Red Bull, que colocou 0s8 na concorrência, problema com Pirelli acende sinal de alerta
As Red Bull roubaram a cena na segunda sessão de treinos livres para o GP da Bélgica. Primeiro, ao dominarem, colocando mais de oito décimos de vantagem no rival mais próximo, a Lotus de Romain Grosjean. Segundo, pelo estouro de pneu sofrido pelo líder Sebastian Vettel, que teve toda a banda de rodagem do traseiro direito descolada quando fazia uma simulação de corrida, trazendo de volta as preocupações com os Pirelli.
Depois de andarem pouco no treino da manhã, que contou com chuva, os pilotos trabalharam na sessão da tarde na Bélgica. Com os pneus duros, as Ferrari apareceram bem, mas foram superadas pela Red Bull, que logo mudou para o composto médio e voou na ponta. Sebastian Vettel e Mark Webber ficaram separados por menos de um décimo, com o alemão à frente, mas abriram mais de um segundo para a concorrência.
A Lotus foi a segunda equipe a colocar os médios, mas mesmo assim ficou a mais de oito décimos da Red Bull, com Romain Grosjean voltando a ficar à frente de Kimi Raikkonen. Nas simulações de corrida, mostrando sua melhor conservação, as Lotus foram andando em um ritmo mais próximo ao dos líderes.
Quem não conseguiu melhorar com os pneus médios foi Lewis Hamilton, a 1s4 dos líderes. As Mercedes, inclusive, andaram no ritmo das McLaren com o composto mais macio do final de semana.
Com pouco mais de meia hora para o final da sessão, Felipe Massa fez sua primeira volta com pneus médios. Saindo bastante de traseira, o brasileiro ficou a oito décimos dos tempos de Vettel e Webber, e logo atrás de Grosjean. Fernando Alonso demorou ainda mais a ir para a pista com os médios, após ver seus mecânicos trabalharem por muito tempo na traseira de sua Ferrari. Acabou entrando junto de Jenson Button, que atrapalhou suas simulações de classificação com o pneu médio. O espanhol,, fechou o dia em sétimo.
A surpresa da sessão ficou por conta de Jean-Eric Vergne, que colocou a Toro Rosso em quinto lugar. A Force India voltou a andar no top 10, mas atrás das McLaren. Com menos de 20 minutos para o final da sessão, Giedo van der Garde escapou, bateu, e provocou bandeira amarela na curva 15.
A sessão foi disputada com calor para os padrões da região de Spa, com por volta de 24ºC de temperatura ambiente e 34ºC na pista. A terceira sessão de treinos livres será realizada a partir das 6h da manhã deste sábado.
Confira os tempos da segunda sessão de treinos livres:
1º |
Sebastian Vettel |
Red Bull Racing-Renault |
1:49.331 |
22 voltas |
|
2º |
Mark Webber |
Red Bull Racing-Renault |
1:49.390 |
+0.059 |
34 |
3º |
Romain Grosjean |
Lotus-Renault |
1:50.149 |
+0.818 |
34 |
4º |
Felipe Massa |
Ferrari |
1:50.164 |
+0.833 |
27 |
5º |
Jean-Eric Vergne |
STR-Ferrari |
1:50.253 |
+0.922 |
28 |
6º |
Kimi Räikkönen |
Lotus-Renault |
1:50.318 |
+0.987 |
33 |
7º |
Fernando Alonso |
Ferrari |
1:50.510 |
+1.179 |
21 |
8º |
Sergio Perez |
McLaren-Mercedes |
1:50.536 |
+1.205 |
27 |
9º |
Nico Rosberg |
Mercedes |
1:50.601 |
+1.270 |
33 |
10º |
Paul di Resta |
Force India-Mercedes |
1:50.611 |
+1.280 |
27 |
11º |
Adrian Sutil |
Force India-Mercedes |
1:50.629 |
+1.298 |
30 |
12º |
Lewis Hamilton |
Mercedes |
1:50.751 |
+1.420 |
27 |
13º |
Nico Hulkenberg |
Sauber-Ferrari |
1:50.972 |
+1.641 |
33 |
14º |
Pastor Maldonado |
Williams-Renault |
1:50.991 |
+1.660 |
28 |
15º |
Jenson Button |
McLaren-Mercedes |
1:51.195 |
+1.864 |
28 |
16º |
Daniel Ricciardo |
STR-Ferrari |
1:51.447 |
+2.116 |
26 |
17º |
Valtteri Bottas |
Williams-Renault |
1:51.568 |
+2.237 |
28 |
18º |
Esteban Gutierrez |
Sauber-Ferrari |
1:51.644 |
+2.313 |
26 |
19º |
Giedo van der Garde |
Caterham-Renault |
1:53.157 |
+3.826 |
21 |
20º |
Charles Pic |
Caterham-Renault |
1:53.251 |
+3.920 |
29 |
21º |
Jules Bianchi |
Marussia-Cosworth |
1:53.482 |
+4.151 |
28 |
22º |
Max Chilton |
Marussia-Cosworth |
1:54.418 |
+5.087 |
12 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.