Villeneuve: "Vettel estava mais rápido e merecia ficar à frente"

Campeão da Fórmula 1 em 1997, ex-piloto canadense criticou o esquema da escuderia italiana em Sochi: "Carma puniu"
A controversa estratégia da Ferrari no GP da Rússia de Fórmula 1 segue gerando polêmica. Agora, foi a vez de Jacques Villeneuve criticar a escuderia pela forma como administrou o esquema que deixou Sebastian Vettel à frente do pole Charles Leclerc após a largada.
O ex-piloto, campeão da categoria máxima do automobilismo mundial em 1997 pela Williams, detonou o time de Maranello pelo "acordo" em Sochi. Segundo o canadense, o "carma puniu" a equipe vermelha.
Leia também:
"Não gostei de como a Ferrari administrou a estratégia. Eles não precisavam dizer a Vettel para devolver a posição imediatamente e passaram o resto da corrida pensando em como colocar Leclerc de volta na frente", disse Villeneuve, comentarista da TV italiana Sky Sports.
O canadense seguiu na explicação. "Depois, o carma os puniu", afirmou o ex-piloto, mencionando a quebra de Vettel, que ocasionou safety car virtual. O incidente permitiu que Lewis Hamilton e Valtteri Bottas ultrapassassem Leclerc 'nos boxes' e confirmassem a dobradinha da Mercedes.
De acordo com o campeão mundial de 1997, o tetracampeão tinha ritmo para ficar na ponta após a largada do GP da Rússia. "Vettel estava mais rápido e merecia ficar à frente", opinou o sempre polêmico Villeneuve.
Relembre todas as vitórias de Vettel na F1:
GP da Itália de 2008

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da China de 2009

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
GP da Grã-Bretanha de 2009

Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2009

Foto de: XPB Images
GP de Abu Dhabi de 2009

Foto de: XPB Images
GP da Malásia de 2010

Foto de: XPB Images
GP da Europa de 2010

Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2010

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Brasil de 2010

Foto de: XPB Images
GP de Abu Dhabi de 2010

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
GP da Austrália de 2011

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Malásia de 2011

Foto de: XPB Images
GP da Turquia de 2011

Foto de: XPB Images
GP da Espanha de 2011

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Mônaco de 2011

Foto de: XPB Images
GP da Europa de 2011

Foto de: XPB Images
GP da Bélgica de 2011

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Itália de 2011

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Singapura de 2011

Foto de: XPB Images
GP da Coreia de 2011

Foto de: XPB Images
GP da Índia de 2011

Foto de: XPB Images
GP do Bahrein de 2012

Foto de: XPB Images
GP de Singapura de 2012

Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2012

Foto de: XPB Images
GP da Coreia de 2012

Foto de: XPB Images
GP da Índia de 2012

Foto de: XPB Images
GP da Malásia de 2013

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP do Bahrein de 2013

Foto de: XPB Images
GP do Canadá de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Alemanha de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Bélgica de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Itália de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Singapura de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Coreia de 2013

Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Índia de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Abu Dhabi de 2013

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP dos Estados Unidos de 2013

Foto de: XPB Images
GP do Brasil de 2013

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
GP da Malásia de 2015

Foto de: XPB Images
GP da Hungria de 2015

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Singapura de 2015

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Austrália de 2017

Foto de: XPB Images
GP do Bahrein de 2017

Foto de: LAT Images
GP de Mônaco de 2017

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Hungria

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP do Brasil de 2017

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
GP da Austrália de 2018

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Bahrein de 2018

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Canadá de 2018

GP da Grã-Bretanha de 2018

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
GP da Bélgica de 2018

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
GP de Singapura de 2019

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.

Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125

Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375

Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500

Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo

Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625

Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo

Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50

Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801

Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246

Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P

Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156

Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63

Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158

Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512

Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66

Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312

Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67

Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68

Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69

Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B

Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2

Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73

Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74

Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T

Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2

Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3

Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4

Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5

Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK

Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2

Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B

Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3

Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4

Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87

Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C

Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640

Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641

Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642

Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643

Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A

Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT

Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A

Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1

Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B

Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2

Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310

Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B

Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300

Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399

Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000

Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001

Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002

Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA

Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004

Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005

Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150

Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T

Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H

Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H

Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90

Foto de: Ferrari

Artigo anterior
Ferrari ordenou abandono porque Vettel poderia ser eletrocutado
Próximo artigo
Jornal: médico que operou Schumacher nega tratamento com células-tronco

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Evento | GP da Rússia |