Fórmula 1
24 out
-
27 out
Evento encerrado
01 nov
-
03 nov
Evento encerrado
14 nov
-
17 nov
Evento encerrado
28 nov
-
01 dez
Evento encerrado

Jornal: médico que operou Schumacher nega tratamento com células-tronco

compartilhar
comentários
Jornal: médico que operou Schumacher nega tratamento com células-tronco
30 de set de 2019 17:36

Responsável por atender o ex-piloto alemão em Paris, Philippe Menasché nega boatos sobre o tratamento

O médico que tratou Michael Schumacher no Hospital Georges Pompidou, em Paris, na França, disse que não foram feitos experimentos usando células tronco com o heptacampeão mundial da Fórmula 1.

Leia também:

Especialista em cardiologia, Philippe Menasché tem larga experiência em pesquisas com células-tronco e foi o responsável por atender o ex-piloto alemão no começo de setembro na capital francesa.

Questionado pelo jornal espanhol Marca sobre o suposto tratamento de Schumi com células embrionárias, o médico afirmou: “Eu não faço milagres. Minha equipe não está fazendo nenhum experimento - termo abominável que não corresponde com a visão do que seria a medicina".

Relembre a carreira de Michael Schumacher na Fórmula 1:

Galeria
Lista

1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs

1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs
1/20

Foto de: LAT Images

1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs

1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs
2/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

1992: Benetton - 3º lugar, 1 vitória, 53 pontos, 16 GPs

1992: Benetton - 3º lugar, 1 vitória, 53 pontos, 16 GPs
3/20

Foto de: LAT Images

1993: Benetton - 4º lugar, 1 vitória, 52 pontos, 16 GPs

1993: Benetton - 4º lugar, 1 vitória, 52 pontos, 16 GPs
4/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

1994: Benetton - Campeão, 8 vitórias, 92 pontos, 16 GPs

1994: Benetton - Campeão, 8 vitórias, 92 pontos, 16 GPs
5/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

1995: Benetton - Campeão, 9 vitórias, 102 pontos, 17 GPs

1995: Benetton - Campeão, 9 vitórias, 102 pontos, 17 GPs
6/20

Foto de: LAT Images

1996: Ferrari - 3º lugar, 3 vitórias, 59 pontos, 16 GPs

1996: Ferrari - 3º lugar, 3 vitórias, 59 pontos, 16 GPs
7/20

Foto de: XPB Images

1997: Ferrari - Desclassificado (2º lugar), 5 vitórias, 78 pontos, 17 GPs

1997: Ferrari - Desclassificado (2º lugar), 5 vitórias, 78 pontos, 17 GPs
8/20

Foto de: LAT Images

1998: Ferrari - 2º lugar, 6 vitórias, 86 pontos, 16 GPs

1998: Ferrari - 2º lugar, 6 vitórias, 86 pontos, 16 GPs
9/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

1999: Ferrari - 5º lugar, 2 vitórias, 44 pontos, 10 GPs

1999: Ferrari - 5º lugar, 2 vitórias, 44 pontos, 10 GPs
10/20

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

2000: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 108 pontos, 17 GPs

2000: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 108 pontos, 17 GPs
11/20

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

2001: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 123 pontos, 17 GPs

2001: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 123 pontos, 17 GPs
12/20

Foto de: Ercole Colombo

2002: Ferrari - Campeão, 11 vitórias, 144 pontos, 17 GPs

2002: Ferrari - Campeão, 11 vitórias, 144 pontos, 17 GPs
13/20

Foto de: Brousseau Photo

2003: Ferrari - Campeão, 6 vitórias, 93 pontos, 16 GPs

2003: Ferrari - Campeão, 6 vitórias, 93 pontos, 16 GPs
14/20

Foto de: LAT Images

2004: Ferrari - Campeão, 13 vitórias, 148 pontos, 18 GPs

2004: Ferrari - Campeão, 13 vitórias, 148 pontos, 18 GPs
15/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

2005: Ferrari - 3º lugar, 1 vitória, 62 pontos, 19 GPs

2005: Ferrari - 3º lugar, 1 vitória, 62 pontos, 19 GPs
16/20

Foto de: XPB Images

2006: Ferrari - 2º lugar, 7 vitórias, 121 pontos, 18 GPs

2006: Ferrari - 2º lugar, 7 vitórias, 121 pontos, 18 GPs
17/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

2010: Mercedes - 9º lugar, 72 pontos, 19 GPs

2010: Mercedes - 9º lugar, 72 pontos, 19 GPs
18/20

Foto de: XPB Images

2011: Mercedes - 8º lugar, 76 pontos, 19 GPs

2011: Mercedes - 8º lugar, 76 pontos, 19 GPs
19/20

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

2012: Mercedes - 13º lugar, 49 pontos, 20 GPs

2012: Mercedes - 13º lugar, 49 pontos, 20 GPs
20/20

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Menasché também falou sobre a utilização de células-tronco para o tratamento de pacientes em geral: "Tivemos muito progresso nos últimos 20 anos, mas o certo é que ainda sabemos muito pouco sobre as células-tronco".

Quer assistir F2, F3 e Indy de graça? Se inscreva no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Atendimento em Paris

Desde o acidente de esqui nos alpes franceses no final de 2013, muito pouco se sabe sobre as reais condições de saúde de Schumacher, já que a família faz questão de não dar mais informações.

A notícia de que Schumi estava no hospital parisiense foi veiculada pelo jornal francês Le Parisien, que afirmou que o alemão estava realizando um “tratamento secreto” e havia chegado à unidade hospitalar coberto por um lençol azul.

Relembre todos os carros de Michael Schumacher na Fórmula 1:

Galeria
Lista

Toutes les F1 pilotées par Michael Schumacher

Toutes les F1 pilotées par Michael Schumacher
1/24

Jordan 191 de 1991

Jordan 191 de 1991
2/24

Este foi o carro que Michael Schumacher estreou na F1, que só correu uma prova para substituir o belga Bertrand Gachot, no GP da Bélgica.

Benetton B191 de 1991

Benetton B191 de 1991
3/24

Os resultados na Bélgica fizeram Flavio Briatore chamá-lo para preencher a vaga na Benetton-Ford

Benetton B192 de 1992

Benetton B192 de 1992
4/24

Michael Schumacher ganhou sua primeira e única vitória da temporada no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps.

Benetton B193 de 1993

Benetton B193 de 1993
5/24

Com uma vitória e nove pódios, Michael Schumacher começava a aparecer na F1.

Benetton B194 de 1994

Benetton B194 de 1994
6/24

Neste ano o alemão conseguiu seu primeiro campeonato mundial.

Benetton B195 de 1995

Benetton B195 de 1995
7/24

Michael Schumacher foi coroado com o bicampeonato.

Ferrari F310 de 1996

Ferrari F310 de 1996
8/24

A escuderia dá as boas vindas a Schumacher.

Ferrari F310B de 1997

Ferrari F310B de 1997
9/24

Neste ano Schumacher bateu intencionalmente em Villeneuve. Ele não só perdeu o campeonato, como a FIA o puniu com a perda de pontos obtidos na temporada.

Ferrari F310B versão carbon de 1997

Ferrari F310B versão carbon de 1997
10/24

O modelo foi um pouco mais simplificado, mas ainda faltava potência do motor e pacote aerodinâmico.

Sauber C16 de 1997

Sauber C16 de 1997
11/24

Michael Schumacher guiou o modelo em segredo.

Ferrari F300 de 1998

Ferrari F300 de 1998
12/24

Equipado com o motor 3.0 V10 projetado por Rory Byrne

Ferrari F399 de 1999

Ferrari F399 de 1999
13/24

Quase idêntico ao modelo anterior, com pequenas alterações no novo spoiler dianteiro.

Ferrari F1-2000 de 2000

Ferrari F1-2000 de 2000
14/24

Michael Schumacher conseguiu nove vitórias e levou a equipe ao seu primeiro campeonato mundial após 21 anos de fila.

Ferrari F2001 de 2001

Ferrari F2001 de 2001
15/24

O carro foi projetado com as novas alterações do regulamento que exigiam a construção de uma asa dianteira superior, a fim de reduzir downforce.

Ferrari F2001 de Monza em 2001

Ferrari F2001 de Monza em 2001
16/24

Foi a primeira corrida de F1, após os ataques de 11 de setembro. Pela memória das vítimas, a Ferrari pintou o bico de preto, além de não fazer publicidade.

Ferrari F2002 de 2002

Ferrari F2002 de 2002
17/24

Foi um dos carros de maior sucesso da F1 de todos os tempos. Desenhado por Ross Brawn, Rory Byrne e Paolo Martinelli

Ferrari F2003GA de 2003

Ferrari F2003GA de 2003
18/24

O carro foi nomeado "GA" em homenagem a Gianni Agnelli, presidente da Fiat que havia falecido na época.

Ferrari F2004 de 2004

Ferrari F2004 de 2004
19/24

Continua o sucesso da equipe desde 1999, ganhando o quinto campeonato consecutivo de pilotos e o sexto de construtores.

Ferrari F2005 de 2005

Ferrari F2005 de 2005
20/24

O modelo não foi competitivo em quase toda a temporada, a única vitória deste carro foi no GP dos Estados Unidos.

Ferrari 248F1 de 2006

Ferrari 248F1 de 2006
21/24

A temporada de 2006 não poderia ter começado melhor para ele e para Ferrari, após o fraco desempenho de 2005, com a pole no GP do Bahrein, sendo a 65º, igualando o recorde histórico de Ayrton Senna.

Mercedes W01 de 2010

Mercedes W01 de 2010
22/24

Em 23 de dezembro de 2009 torna-se oficial o retorno de Schumi para a F1 para a temporada 2010, com a equipe Mercedes GP inicialmente para três anos.

Mercedes W02 de 2011

Mercedes W02 de 2011
23/24

Schumacher melhora o desempenho e esteve muito mais perto de Nico Rosberg. Novamente com um quarto lugar como melhor resultado pessoal e da equipe, Michael esteve apenas 13 pontos atrás de seu companheiro de equipe.

Mercedes W03 de 2012

Mercedes W03 de 2012
24/24

A má sorte de Schumacher parecia ter terminado no GP da Europa, realizado em Valência, quando obteve seu primeiro pódio desde o retorno à F1 em 2010. O anúncio da contratação de Lewis Hamilton pela equipe em 2013 deixou Michael sem assento. Poucos dias depois, Schumacher confirmou nova aposentadoria.

A publicação também adiantou que o ex-piloto estava aos cuidados do Dr. Menasché. O tratamento consistiria em transfusões para se obter uma "ação anti-inflamatória sistêmica", mas o médico não confirmou a informação.

Ainda segundo o jornal, Schumacher já teria visitado a unidade anteriormente duas vezes durante a última primavera europeia, vindo de helicóptero de Genebra, onde reside. Depois, uma enfermeira do Georges Pompidou disse que o heptacampeão da F1 estava consciente.

Siga o Motorsport.com Brasil no TwitterFacebookInstagram e Youtube

Galeria
Lista

Sebastian Vettel posa com seu herói Michael Schumacher

Sebastian Vettel posa com seu herói Michael Schumacher
1/10

Foto de: XPB Images

Ainda durante os anos 90, Schumacher inspirou um menino que ainda iria lhe dar muito trabalho na pista no fim de sua carreira.

O primeiro pódio

O primeiro pódio
2/10

Foto de: Williams F1

Em 2015 a Fórmula 1 retornou ao México. A última visita ao Circuito Hermanos Rodriguez havia sido em 1992, quando Nigel Mansell ganhou e um certo Michael Schumacher abria o champanhe pela primeira vez. Ainda naquele ano ele venceria sua primeira corrida, na Bélgica.

O primeiro título

O primeiro título
3/10

Foto de: XPB Images

Schumacher se sagrou campeão pela primeira vez na F1 em 1994 na Austrália. Ele jogou seu carro contra Damon Hill após bater e quebrar a suspensão traseira de sua Benetton. O abandono duplo dava o título a ele.

O valioso tri

O valioso tri
4/10

Foto de: XPB Images

Campeão com a Benetton em 1994 e 1995, Schumacher foi para Ferrari tentar trazer a histórica equipe de volta aos dias de glória. Demorou cinco anos, mas o tri chegou em 2000. O fim do jejum de 21 anos da Ferrari foi comemorado como poucas conquistas.

A sequência

A sequência
5/10

Foto de: Ferrari Media Center

Schumacher teve pequena oposição de David Coulthard durante o início de 2001. No entanto, com a piora da McLaren na metade do ano, o piloto teve caminho livre para se sagrar campeão em agosto, no GP da Hungria.

O fim do domínio

O fim do domínio
6/10

Foto de: BMW AG

2004 foi o ano mais dominante de Schumacher. Ele ganhou 13 corridas em 18 realizadas (recorde batido por Vettel em 2013). Na foto, a última de cinco dobradinhas dos irmãos Ralf e Michael na F1.

"Fim" por cima

"Fim" por cima
7/10

Foto de: XPB Images

Depois de um ano ruim em 2005, 2006 provou ser a grande despedida de Schumacher da F1. Ele lutou até a última prova pelo título com Alonso, perdendo o mundial por azares nas duas últimas provas do ano.

O último pódio

O último pódio
8/10

Foto de: XPB Images

Depois de uma volta à F1 mal-sucedida em 2010 pela Mercedes, em 2012 o alemão disse adeus de vez à categoria. Ele não foi bem, mas não saiu de mãos vazias. Ele foi o terceiro no GP de Valência de 2012.

A última prova

A última prova
9/10

Foto de: XPB Images

Schumacher se despediu da F1 em uma corrida cheia de alternativas em Interlagos em 2012. A prova decidia o título da temporada, entre Fernando Alonso e Sebastian Vettel. O alemão acabou sendo tri.

Mensagens de despedida

Mensagens de despedida
10/10

Foto de: XPB Images

"A vida é feita de paixões. Agradeço por compartilhar a minha", foi o que escreveu no capacete em sua última prova, além desta mensagem na lateral de seu carro.

Próximo artigo
Villeneuve: "Vettel estava mais rápido e merecia ficar à frente"

Artigo anterior

Villeneuve: "Vettel estava mais rápido e merecia ficar à frente"

Próximo artigo

Verstappen completa 22 anos: relembre vitórias do holandês na F1

Verstappen completa 22 anos: relembre vitórias do holandês na F1
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1