Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Malásia

Webber aniquila concorrência no primeiro treino

Australiano da Red Bull abre um abismo de 1s5 em relação ao segundo melhor, Hamilton, em treino repleto de quebras na manhã desta sexta

Webber: liderança com tranquilidade no primeiro treino

Em um treino que apresentou muitas quebras de carros, Mark Webber colocou mais de 1s5 na concorrência. O piloto da Red Bull foi o único a andar na casa de 1min37s, estabelecendo a marca de 1min37s651, abrindo um abismo em relação aos outros colocados.

A segunda posição ficou com a McLaren de Lewis Hamilton, que também colocou uma boa vantagem sobre o terceiro colocado, Michael Schumacher, com a Mercedes, esteve a 2s140 de Webber. Com a possibilidade de tempestade iminente, esta pode ter sido a única chance de treino em pista seca nesta sexta-feira.
 
O quarto colocado foi Nico Hulkenberg, terceiro piloto da Force India, que superou a Williams de Pastor Maldonado e a Ferrari de Felipe Massa, o melhor brasileiro na tabela, duas posições à frente de Rubens Barrichello, da Williams. Entre os dois, apareceu Nick Heidfeld, que deu apenas seis voltas antes de seu R31 ter problemas no conjunto suspensão/roda.
 
Fernando Alonso colocou a outra Ferrari em nono, logo à frente de Nico Rosberg, no segundo Mercedes, que completou o "top 10"; já o vencedor da etapa de abertura e atual campeão, Sebastian Vettel, deu 18 voltas e marcou um tempo 3s976 mais lento que o de seu parceiro de equipe, sendo o 16°, logo atrás da McLaren de Jenson Button.
 
A sessão, realizada com temperatura ambiente de 29ºC, 33ºC no asfalto e 71% de umidade relativa, foi bastante exigente com os carros: nada menos que quatro deles apresentaram problemas: a Hispania de Karthikeyan, que teve o motor estourado logo após deixar os boxes; os dois Lotus Renault de Nick Heidfeld e Vitaly Petrov, que tiveram quebras na estrutura das rodas, assim como a Virgin de Jerome D'Ambrosio; e o Lotus de Jarno Trulli, que viu uma peça da tampa do motor voar. No finalzinho, Schumacher se coloca em terceiro.
 
Como foi o treino
 
A primeira metade da sessão viu a Hispania quebrar logo em sua primeira tentativa de volta lançada, quando o motor de Karthikeyan foi para o espaço logo após sair dos boxes. Minutos depois, o freio do pneu dianteiro direito do Renault de Nick Heidfeld travou no fim da reta principal, e o alemão teve de voltar aos boxes com a roda travada e o pneu em frangalhos. O mesmo Heidfeld que fechou o terço inicial com o melhor tempo, em 1min40s525.
 
A segunda parte viu uma movimentação maior, com Webber e Hamilton imprimindo um ritmo mais forte que os rivais, chegando a ficar 0s8 à frente do inglês e com uma vantagem de mais de 2s para Heidfeld, o terceiro. Por outro lado, Alonso e Massa deram nove voltas de instalação, sem registrar tempo algum. A maioria dos pilotos usaram pneus duros. No fim da segunda metade, o asturiano marcou um tempo 4s345 mais lento, enquanto Massa e Petrov seguiam sem marcas. Já Vettel, bem discreto, andava em 14°.
 
O terço final da sessão viu Petrov perder o controle do carro e sair reto da pista, quando o freio de suspensão do pneu dianteiro esquerdo explodiu com apenas quatro voltas de pista. O russo ficou parado na brita e provocou a bandeira amarela localizada.

Restando pouco mais de dez minutos para o fim, Massa finalmente foi para a pista e marcou tempo, deixando apenas Karthikeyan sem registro. No início do "happy hour", Webber baixou mais oito décimos o tempo de volta, colocando 1s6 sobre Hamilton, enquanto Maldonado e Hulkenberg surpreendiam no "G4". Com pouco menos de três minutos para o fim, Jerome D'Ambrosio também teve problemas com a explosão de seu conjunto freio/roda dianteira direita.
 
A próxima e última sessão de treinos desta sexta-feira está marcada para as 3h (de Brasília), com exibição ao vivo do canal por assinatura SporTV e cobertura "in loco" do TotalRace.
 
 
Resultado final do primeiro treino livre em Sepang:
 
 
In this article
Bruno Vicaria
Fórmula 1
Michael Schumacher
Rubens Barrichello
Mark Webber
Nick Heidfeld
Lewis Hamilton
Felipe Massa
Pastor Maldonado
Sebastian Vettel
Vitaly Petrov
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Vettel e Button não descartam Massa como rival
Próximo artigo Webber domina sexta-feira de treinos na Malásia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros