Recomendado para você

F1 - Hamilton e Leclerc 'respondem' presidente da Ferrari: "Apenas união poderá nos ajudar"

F1 - Hamilton e Leclerc 'respondem' presidente da Ferrari: "Apenas união poderá nos ajudar"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Hamilton e Leclerc 'respondem' presidente da Ferrari: "Apenas união poderá nos ajudar"
F1: Colapinto sai em defesa de Bortoleto e culpa Stroll por incidente no GP de São Paulo

F1: Colapinto sai em defesa de Bortoleto e culpa Stroll por incidente no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Colapinto sai em defesa de Bortoleto e culpa Stroll por incidente no GP de São Paulo
F1: Barrichello cita papel da torcida e aconselha Bortoleto

F1: Barrichello cita papel da torcida e aconselha Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Barrichello cita papel da torcida e aconselha Bortoleto
Reginaldo Leme ganha credencial vitalícia da F1; entenda como funciona

Reginaldo Leme ganha credencial vitalícia da F1; entenda como funciona

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Reginaldo Leme ganha credencial vitalícia da F1; entenda como funciona
F1: Antonelli presenteia família Senna com capacete usado no GP de São Paulo

F1: Antonelli presenteia família Senna com capacete usado no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli presenteia família Senna com capacete usado no GP de São Paulo
VÍDEO: Safety Car proporciona acidente bizarro na NASCAR do México

VÍDEO: Safety Car proporciona acidente bizarro na NASCAR do México

NASCAR
NASCAR
VÍDEO: Safety Car proporciona acidente bizarro na NASCAR do México
F1: Bortoleto destaca carinho da torcida e faz reflexão sobre fim de semana em Interlagos

F1: Bortoleto destaca carinho da torcida e faz reflexão sobre fim de semana em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto destaca carinho da torcida e faz reflexão sobre fim de semana em Interlagos
F1: Band alcança pico de seis pontos com GP de São Paulo e conquista terceiro lugar de audiência

F1: Band alcança pico de seis pontos com GP de São Paulo e conquista terceiro lugar de audiência

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Band alcança pico de seis pontos com GP de São Paulo e conquista terceiro lugar de audiência
Últimas notícias

Whiting promete mais agilidade e dureza de comissários

Diretor de prova explica como vão funcionar as mudanças feitas no regulamento técnico desta temporada

Hamilton foi punido por uma segunda mudança de posição na frente de Alonso na Malásia

Como ocorre a cada temporada, a F-1 em 2012 sofreu algumas alterações nos regulamentos técnico e esportivo.  O diretor de prova, Charlie Whiting, veio a público explicar quais as implicações destas mudanças.

Haverá uma alteração no processo de avaliação de uma penalização durante a prova. Agora, os comissários terão mais autonomia, a fim de agilizar o processo.

“No passado, os comissários viam algo suspeito e alertavam o diretor de prova. Ele olharia o incidente e pediria que os comissários investigassem. Era um processo que consumia muito tempo.”

Outra mudança é a proibição efetiva do uso de atalhos por parte dos pilotos. Isso acontecia principalmente em classificações, para economizar combustível e tempo.

“Vimos pilotos pegando atalhos nas voltas de entrada e saída dos boxes para economizar tempo ou combustível. Poderíamos colocar barreira, mas isso seria estúpido. As regras dizem que eles têm de usar a pista. Caso não o fizerem, têm de se justificar.”

A partir de 2012, o acordo de cavalheiros entre os pilotos estará nas regras e não será permitida uma segunda mudança de traçado na hora de defender uma posição.

“Não queremos entrar em brigas bobas por centímetros, então decidimos que o carro que está defendendo deve deixar pelo menos a distância de um carro, caso contrário entenderemos que ele fez uma segunda manobra de defesa e será penalizado. Precisamos de pilotos que deem espaço uns para os outros para evitar colisões perigosas.”

Houve ainda uma adaptação na alocação de pneus. Cada piloto segue recebendo 11 jogos durante o final de semana, mas agora os times poderão usar mais do que três jogos (dois duros e um macio) durante as sextas-feiras.

“É para que as equipes tenham a oportunidade de andar mais no primeiro dia de treinos, se quiserem ou se a previsão for de chuva para sábado.”
Em situação de Safety Car, agora os pilotos que estiverem uma volta atrás poderão descontar essa volta, retornando a sua posição original na fila. Isso acontecerá duas voltas depois do SC entrar na pista, para que ninguém que precise de um pit stop seja prejudicado.

Artigo anterior Para Glock, "Melbourne será uma viagem no desconhecido"
Próximo artigo Para Ecclestone, Kubica estaria no lugar do Massa não fosse o acidente

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros