Recomendado para você

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025
Últimas notícias

Whiting promete mais agilidade e dureza de comissários

Diretor de prova explica como vão funcionar as mudanças feitas no regulamento técnico desta temporada

Hamilton foi punido por uma segunda mudança de posição na frente de Alonso na Malásia

Como ocorre a cada temporada, a F-1 em 2012 sofreu algumas alterações nos regulamentos técnico e esportivo.  O diretor de prova, Charlie Whiting, veio a público explicar quais as implicações destas mudanças.

Haverá uma alteração no processo de avaliação de uma penalização durante a prova. Agora, os comissários terão mais autonomia, a fim de agilizar o processo.

“No passado, os comissários viam algo suspeito e alertavam o diretor de prova. Ele olharia o incidente e pediria que os comissários investigassem. Era um processo que consumia muito tempo.”

Outra mudança é a proibição efetiva do uso de atalhos por parte dos pilotos. Isso acontecia principalmente em classificações, para economizar combustível e tempo.

“Vimos pilotos pegando atalhos nas voltas de entrada e saída dos boxes para economizar tempo ou combustível. Poderíamos colocar barreira, mas isso seria estúpido. As regras dizem que eles têm de usar a pista. Caso não o fizerem, têm de se justificar.”

A partir de 2012, o acordo de cavalheiros entre os pilotos estará nas regras e não será permitida uma segunda mudança de traçado na hora de defender uma posição.

“Não queremos entrar em brigas bobas por centímetros, então decidimos que o carro que está defendendo deve deixar pelo menos a distância de um carro, caso contrário entenderemos que ele fez uma segunda manobra de defesa e será penalizado. Precisamos de pilotos que deem espaço uns para os outros para evitar colisões perigosas.”

Houve ainda uma adaptação na alocação de pneus. Cada piloto segue recebendo 11 jogos durante o final de semana, mas agora os times poderão usar mais do que três jogos (dois duros e um macio) durante as sextas-feiras.

“É para que as equipes tenham a oportunidade de andar mais no primeiro dia de treinos, se quiserem ou se a previsão for de chuva para sábado.”
Em situação de Safety Car, agora os pilotos que estiverem uma volta atrás poderão descontar essa volta, retornando a sua posição original na fila. Isso acontecerá duas voltas depois do SC entrar na pista, para que ninguém que precise de um pit stop seja prejudicado.

Artigo anterior Para Glock, "Melbourne será uma viagem no desconhecido"
Próximo artigo Para Ecclestone, Kubica estaria no lugar do Massa não fosse o acidente

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros