Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Wolff fala em "quarto fornecedor" de motores para 2014

Prevendo grandes mudanças no carro do ano que vem, Mercedes copia a Ferrari e já trabalha em duas frentes

Brawn e Wolff

O novo diretor executivo da Mercedes, Toto Wolff, tratou de rechaçar a possibilidade da Fórmula 1 voltar atrás em relação às mudanças previstas para os motores em 2014. A categoria se despedirá dos V8 e usará V6 turbo, mais eficientes. O austríaco, inclusive, apontou que um quarto fornecedor deve se juntar a Mercedes, Ferrari e Renault ano que vem.

“Tenho 100% de certeza que teremos um novo motor em 2014. Está tudo pré-fabricado. Três fabricantes estão com seus projetos adiantados e provavelmente veremos uma quarta entrando. A decisão foi tomada, para o bem e para o mal. É algo interessante do ponto de vista de engenharia e é o futuro. Temos de nos acostumar a essas mudanças.”

A equipe Mercedes, inclusive, já está trabalhando em duas frentes, a exemplo do que a Ferrari já divulgou. Mesmo enquanto o carro de 2013 estava sendo projetado, havia uma equipe que se dedicava exclusivamente ao modelo de 2014, que sofrerá mudanças devido ao novo motor.

“Temos dois programas – de 2013 e 2014 – e claro que nossos recursos vão de um para o outro levando em conta o que nos dará a maior oportunidade. Não está em nossos planos reduzir o esforço no carro de 2013 – queremos fazer o máximo de pressão por toda a temporada”, explicou o chefe da equipe, Ross Brawn.

O inglês afirmou que a atual posição da equipe, que terminou 2012 em quinto no campeonato, é “inaceitável” e aposta na reestruturação do departamento técnico e na maior compreensão dos problemas enfrentados ano passado para ter resultados melhores. “Todas as mudanças na parte de engenharia que fizemos no começo de 2012 vão aparecer nesse carro”, afirmou, referindo-se ao W04. “Acho que temos uma melhor compreensão de como o escapamento e a suspensão trabalham, e isso tem um grande impacto na performance. E também diria que a performance aerodinâmica tem um papel central.”

Artigo anterior Saiba tudo sobre os carros da temporada 2013 da Fórmula 1
Próximo artigo Jenson Button lidera o primeiro dia de testes da pré-temporada

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros