F2: Bearman faz a pole na Espanha com Fittipaldi em 2º
Principal categoria de acesso à F1 entra no segundo terço da temporada 2023
Acompanhando a Fórmula 1 neste fim de semana na Espanha, a Fórmula 2 realiza a sexta etapa da temporada 2023. E na classificação, tivemos uma repetição do resultado do quali do Azerbaijão: Oliver Bearman foi o mais rápido, garantindo a pole position do domingo, com Enzo Fittipaldi fechando em segundo lugar, a menos de um décimo.
No sábado, o brasileiro sai em oitavo devido à inversão do top 10, em uma prova com pole de Amaury Cordeel ao lado de Jak Crawford. Ele largaria em nono, mas foi beneficiado com a punição de Theo Pourchaire.
Na temporada 2023 da F2, são disputadas duas provas ao longo do fim de semana. Assim, o resultado do treino classificatório define o pole position da disputa principal, a última, realizada no domingo, chamada de Feature Race. Além disso, o primeiro posto da classificação rende 2 pontos.
Enquanto isso, a corrida do sábado, chamada de Sprint Race, tem seu grid definido com a inversão dos dez primeiros colocados na classificação.
No final, Oliver Bearman foi o mais rápido, garantindo a pole position do domingo com uma marca de 01min23s546, apenas 0s077 à frente de Enzo Fittipaldi em segundo. Completaram o top 10: Jack Doohan, Ayumu Iwasa, Theo Pourchaire, Dennis Hauger, Victor Martins, Fréderik Vesti, Jak Crawford e Amaury Cordeel.
Aplicando a inversão das dez posições, Cordeel é o pole position da corrida do sábado, tendo ao seu lado na primeira fila Crawford, enquanto Fittipaldi sairia da 9º colocação. Porém, após o fim da classificação, Pourchaire foi punido com três posições por atrapalhar a volta de Hauger. Com isso, o francês, que largaria em sexto na corrida do sábado, passa a sair da nona posição, jogando Fittipaldi uma colocação acima no grid
A F2 volta à pista de Barcelona no sábado, para a primeira das duas corridas do fim de semana. A largada está marcada para 09h15, horário de Brasília, com transmissão do Bandsports e da F1TV Pro.
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 8 | Oliver Bearman | Prema Powerteam | 8 | 1'23.546 | ||
2 | 4 | Enzo Fittipaldi | Rodin Carlin | 10 | 1'23.623 | 0.077 | |
3 | 14 | Jack Doohan | Invicta Virtuosi Racing | 7 | 1'23.656 | 0.110 | |
4 | 11 | Ayumu Iwasa | DAMS | 10 | 1'23.739 | 0.193 | |
5 | 5 | Théo Pourchaire | ART Grand Prix | 11 | 1'23.744 | 0.198 | |
6 | 1 | Dennis Hauger | MP Motorsport | 9 | 1'23.923 | 0.377 | |
7 | 6 | Victor Martins | ART Grand Prix | 11 | 1'23.978 | 0.432 | |
8 | 7 | Frederik Vesti | Prema Powerteam | 8 | 1'24.009 | 0.463 | |
9 | 9 | Jak Crawford | Hitech Pulse-Eight | 9 | 1'24.069 | 0.523 | |
10 | 15 | Amaury Cordeel | Invicta Virtuosi Racing | 10 | 1'24.087 | 0.541 | |
11 | 23 | Juan Correa | Van Amersfoort Racing | 11 | 1'24.106 | 0.560 | |
12 | 22 | Richard Verschoor | Van Amersfoort Racing | 11 | 1'24.110 | 0.564 | |
13 | 12 | Arthur Leclerc | DAMS | 11 | 1'24.228 | 0.682 | |
14 | 24 | Kush Maini | Campos Racing | 10 | 1'24.244 | 0.698 | |
15 | 2 | Jehan Daruvala | MP Motorsport | 9 | 1'24.256 | 0.710 | |
16 | 16 | Roy Nissany | PHM Racing by Charouz | 11 | 1'24.356 | 0.810 | |
17 | 25 | Ralph Boschung | Campos Racing | 12 | 1'24.497 | 0.951 | |
18 | 20 | Roman Stanek | Trident | 10 | 1'24.500 | 0.954 | |
19 | 21 | Clement Novalak | Trident | 10 | 1'24.532 | 0.986 | |
20 | 10 | Isack Hadjar | Hitech Pulse-Eight | 11 | 1'24.566 | 1.020 | |
21 | 3 | Zane Maloney | Rodin Carlin | 12 | 1'24.661 | 1.115 | |
22 | 17 | Brad Benavides | PHM Racing by Charouz | 13 | 1'24.803 | 1.257 |
Como funciona a estratégia de um time e por que a Ferrari vai mal? Rico Penteado explica
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #232 - É o 'fim da linha' para o GP de Mônaco na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.