Citroen cotada para entrar na Fórmula E como substituta da Maserati, diz site

Marca francesa está na 'pole position' para substituir a italiana como representante da Stellantis na categoria elétrica, com a alemã Opel sendo outra opção - ambas inclusive podem estar juntas no grid, conforme explica o Motorsport.com

Jake Hughes, Maserati MSG Racing

Jake Hughes, Maserati MSG Racing

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images via Getty Images

Gigante da indústria automotiva mundial, o grupo Stellantis pode promover a entrada da Citroen na vaga da Maserati já na próxima temporada da Fórmula E, de acordo com informações da publicação inglesa 'The Race'.

O editor recomenda:

O site, porém, ressalva que ainda há definições pendentes dentro da Stellantis no sentido de promover a substituição das marcas, o que pode acontecer somente no campeonato subsequente. De todo modo, caso a Citroen volte ao automobilismo via Fórmula E, será o retorno da montadora que fez sucesso no rally com Sebastien Loeb. Piloto e fabricante da França 'marcaram uma era' no Campeonato Mundial de Rally (WRC, em inglês), conquistando nove títulos de 2004 a 2012, com a marca saindo do WRC em 2019.

Ainda segundo o site, a Opel, também pertencente à Stellantis, é outra que pode entrar na F-E, embora os arranjos para tal ingresso ainda sejam menos públicos que no caso da Citroen, de modo que os franceses estão na 'pole' para substituir a Maserati na categoria, não os germânicos -- pelo menos neste momento.

A movimentação do grupo automotivo no sentido de reposicionar suas marcas na categoria elétrica decorre, de acordo com o The Race, da recente troca de comando na Stellantis, com Antonio Filosa começando no cargo de CEO neste 23 de junho após a renúncia de Carlos Tavares no final de 2024.

A Maserati estava inscrita para a próxima temporada da F-E, que começa com o ePrix de São Paulo no início de dezembro, mas entende-se que a vaga em questão é da Stellantis como um todo, e não da montadora italiana. 

Outra marca pertencente ao grupo Stellantis, a DS, parceira da Penske, indicava uma possível saída da competição de monopostos elétricos, mas, segundo o veículo jornalístico inglês, ela considera continuar na competição -- em que ela pode até se ver ao lado das 'irmãs' Citroen e Open no mesmo torneio.

Caso DS, Citroen e Opel compartilhem o grid, a Stellantis pode ter seis carros na F-E em médio prazo, com o grupo potencialmente tendo presença forte na categoria quando ela estrear o novo carro, 'Gen 4', na temporada 2026/2027. Para tal, uma das marcas acima usará a entrada da McLaren, que sairá da F-E.

MÁRQUEZ DESPACHA BAGNAIA, que perde pódio para DIGGIA! Viñales P*, MotoGP/F1, DIOGO MOREIRA, Jalapão

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça a versão exclusivamente em áudio do PÓDIO CAST pós-GP da Itália:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Redação Motorsport.com
Fórmula E
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F-E: Dan Ticktum conquista primeira vitória no ePrix de Jacarta

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros