De olho em mercado japonês, F-E realiza exibição nas ruas de Tóquio
Organização da categoria fará exibição no final do mês como parte dos planos para impulsionar a realização de uma corrida no país
![Salvador Duran, Amlin Aguri and Lucas di Grassi, Audi Sport Team ABT](https://cdn-1.motorsport.com/static/img/amp/600000/630000/634000/634700/634700/s6_487873/formula-e-london-eprix-2015-salvador-duran-amlin-aguri-and-lucas-di-grassi-audi-sport-team.jpg)
![Antonio Felix Da Costa, Amlin Aguri](https://cdn-7.motorsport.com/static/img/mgl/1900000/1970000/1973000/1973700/1973726/s300/formula-e-buenos-aires-eprix-2015-antonio-felix-da-costa-amlin-aguri.jpg)
![Oriol Servia, Dragon Racing, Nelson Piquet Jr., China Racing, Sam Bird, Virgin Racing e Ho-Pin Tung, China Racing, Fórmula E](https://cdn-9.motorsport.com/static/img/mgl/1900000/1970000/1973000/1973200/1973244/s300/formula-e-buenos-aires-eprix-2015-oriol-servia-dragon-racing-formula-e-team-nelson-piquet.jpg)
![Salvador Duran, Amlin Aguri](https://cdn-7.motorsport.com/static/img/mgl/4000000/4060000/4065000/4065200/4065266/s300/formula-e-monaco-eprix-2015-salvador-duran.jpg)
![Sakon Yamamoto, Amlin Aguri](https://cdn-1.motorsport.com/static/img/mgl/4300000/4350000/4352000/4352800/4352878/s300/formula-e-london-eprix-2015-sakon-yamamoto-amlin-aguri.jpg)
![Nelson Piquet Jr., China Racing](https://cdn-9.motorsport.com/static/img/mgl/4300000/4350000/4355000/4355800/4355810/s300/formula-e-london-eprix-2015-nelson-piquet-jr-china-racing.jpg)
![Sakon Yamamoto, Amlin Aguri](https://cdn-4.motorsport.com/static/img/mgl/4300000/4350000/4359000/4359100/4359189/s300/formula-e-london-eprix-2015-sakon-yamamoto-amlin-aguri.jpg)
![Lucas di Grassi, Audi Sport Team ABT](https://cdn-1.motorsport.com/static/img/mgl/4300000/4350000/4359000/4359100/4359173/s300/formula-e-london-eprix-2015-lucas-di-grassi-audi-sport-team-abt.jpg)
![Pedro de la Rosa, Team Aguri](https://cdn-8.motorsport.com/static/img/mgl/4300000/4380000/4383000/4383000/4383065/s300/formula-e-donington-july-test-2015-pedro-de-la-rosa-team-aguri.jpg)
No final de semana de 21 a 23 de agosto, a F-E realizará uma exibição nas ruas do centro de Tóquio com o objetivo de medir o interesse das fábricas japonesas, mídia e público.
O Japão tem presença na categoria através da equipe Aguri, mas somente em duas oportunidades pilotos do país estiveram em provas da F-E: Takuma Sato, na etapa de abertura, em Pequim, e Sakon Yamamoto na corrida de encerramento da temporada, em Londres – ambos pilotaram para o time nipônico. Yamamoto é, inclusive, quem deve conduzir o carro nas ruas de Tóquio, segundo apurou o Motorsport.com.
A F-E quer fincar de vez os pés no mercado japonês – a temporada de estreia foi exibida na íntegra pela TV Asahi. O contrato de direitos de transmissão entre o canal e a categoria é de várias temporadas e os números iniciais divulgados pela emissora revelam que, nas primeiras quatro etapas da temporada passada, 15 milhões de telespectadores viram as provas da categoria.
Fabricantes japoneses de olho na F-E
Algumas das grandes fabricantes japonesas olham atentamente para a F-E, visando futuros projetos. Quem revelou isso foi Aguri Suzuki, em entrevista para o Motorsport.com, mês passado.
No entanto, a realidade é que o primeiro passo de marcas como Honda, Mitsubishi, Nissan, Toyota, Suzuki ou Mazda deve ser uma união com uma das equipes atuais do grid, da mesma forma que fez a Citroën ao se associar à Virgin através da divisão esportiva, a DS.
Recentemente, o Japão tornou-se líder mundial em tecnologia de células elétricas e solares. A Nissan, por exemplo, patenteou um novo modelo de bateria, denominado ‘Air’, que envolve a utilização de ar para gerar energia. O objetivo é aplicar essa tecnologia como uma fonte de potência para veículos.
Japão é líder em incentivos para veículos eléctricos
Não é uma questão de se, mas quando o Japão abraçará definitivamente a F-E. O país tem um histórico pioneiro em relação aos veículos elétricos.
Os nipônicos foram os primeiros no mundo a criar um programa de incentivo para veículos elétricos, em 1996. Os carros começaram a surgir e somente depois a infraestrutura foi criada: as estações de carga em grande escala apareceram a partir de 2008.
O Japão é o segundo maior mercado de veículos elétricos em todo o mundo, superado apenas pelos Estados Unidos. De 2009 até setembro de 2014, mais de 95 mil carros movidos a eletricidade foram vendidos no país. A meta do governo é superar a marca de dois milhões de pontos de carga até 2020.
Como o mundo todo pode perceber, os japoneses têm uma relação muito intensa com o automobilismo. A Super Fórmula e os campeonatos de GT são categorias muito bem sucedidas e arrebatam fãs país afora.
Amantes da tecnologia de ponta, assim como os alemães – que mostraram isso no ePrix de Berlim, em maio – os japoneses estão prestes a abraçar F-E, começando pela demonstração nas ruas da capital do país no final do mês.
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