F-E: Cassidy faz boa prova de recuperação, vence o ePrix de Mônaco e assume a liderança do Mundial

Neozelandês da Envision aproveitou ainda a prova ruim de Wehrlein para passar o rival; brasileiros não tiveram bom dia e ficaram fora da zona de pontos

Nick Cassidy, Envision Racing, Jaguar I-TYPE 6

Foto de: Charly Lopez / Motorsport Images

A Fórmula E abriu neste sábado a segunda metade da temporada 2023 com o ePrix de Mônaco. E em uma prova movimentada nas ruas do Principado, Nick Cassidy largou em nono e fez uma grande prova de recuperação para vencer e assumir a liderança do campeonato, à frente de Mitch Evans e Jake Dennis.

Sasha Fenestraz, Jake Hughes, Dan Ticktum, Jean-Éric Vergne, Sebastien Buemi, Stoffel Vandoorne e Sam Bird completaram o top 10. Agora ex-líder do campeonato, Pascal Wehrlein foi 11º. Já os brasileiros não tiveram o melhor dos dias. Largando em oitavo, Sérgio Sette Câmara terminou em 15º, enquanto Lucas di Grassi, que saiu apenas em 19º, foi o 13º, ambos fora da zona de pontos.

Leia também:
 

Na classificação, realizada mais cedo neste sábado, a final ficou entre Jake Hughes, da McLaren, e Sasha Fenestraz, da Nissan. O francês foi o mais rápido, mas acabou tendo seu tempo deletado por cortar a Nouvelle Chicane, dando a pole ao piloto da McLaren. Entre os brasileiros, Sette Câmara chegou ao mata-mata, mas conseguiu apenas P8, enquanto Lucas di Grassi foi somente P19.

Na largada, Hughes saltou melhor que Fenestraz para se manter na ponta, seguido de Nato, Ticktum e Günther. Já os brasileiros não saíram bem. Sette Câmara foi de oitavo para 11º, enquanto Di Grassi, que saiu em 19º, foi para a 22ª a última posição antes do fim da primeira volta.

 

Na volta 3, Lotterer causou uma rápida bandeira amarela após bater no muro, quebrando asa e suspensão. Como ele estava próximo a uma agulha, o alemão conseguiu retirar o carro sozinho da pista, evitando um SC.

Aos poucos, um nome começou a se destacar: Cassidy. O piloto da Envision foi escalando o pelotão e, na sétima volta, já era o segundo colocado atrás de Fenestraz, porque Hughes foi o primeiro dos ponteiro a ativar o modo ataque.

 

Quando a prova chegava na volta 10, de um total de 29, a classificação estava modificada devido ao uso do modo ataque. Evans liderava, ainda sem usar a potência extra, seguido de Fenestraz, Ticktum, Cassidy e Dennis. Já o líder do campeonato, Wehrlein, ficava fora da zona de pontos, em 11º.

Diferentemente de outras etapas, os pilotos buscavam se livrar do modo ataque o mais rápido possível. Por isso, quando a prova chegava à 20ª volta, poucos ainda tinham que ativar a potência extra. Neste momento, Cassidy liderava, à frente de Evans, Dennis, Fenestraz e Ticktum.

 

O SC precisou ser acionado logo na sequência por uma série de incidentes. Ticktum acabou dando um toque em Nato, ficando com problemas na asa, que raspava no pneu. E ao tentar ultrapassá-lo, Günther enfiou o carro na traseira da NIO, levando ao abandono do piloto da Maserati.

A prova foi reiniciada na volta 25 e Evans rapidamente partiu ao ataque contra Cassidy pela liderança, trazendo consigo Dennis, enquanto Hughes e Fenestraz já ficavam uns décimos para trás. Neste momento, Di Grassi era 14º e Sette Câmara 16°.

Com Müller batendo e ficando parado na pista na Sainte Devote, a primeira curva do circuito, o SC foi acionado novamente na penúltima volta, encerrando a prova desse modo. Com isso, a vitória ficou com Nick Cassidy, confirmando uma ótima prova de recuperação para assumir a liderança do Mundial.

Mitch Evans foi o segundo colocado, enquanto Jake Dennis completou o pódio. Sasha Fenestraz, Jake Hughes, Dan Ticktum, Jean-Éric Vergne, Sebastien Buemi, Stoffel Vandoorne e Sam Bird completaram o top 10. Lucas di Grassi foi o 13º enquanto Sérgio Sette Câmara foi o 15º.

A Fórmula E tira agora quase um mês de folga, retomando as atividades nos dias 03 e 04 de junho com a rodada dupla do ePrix de Jacarta, 10º e 11ª etapas da temporada 2023.

Podcast #228 - Reclamações de Verstappen em Baku mostram que bicampeão 'sentiu o golpe'?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Fórmula E: Confira horários e como assistir ao ePrix de Mônaco
Próximo artigo F-E: Cassidy assume liderança e dispara; confira situação do Mundial após o ePrix de Mônaco

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil