F-E: Di Grassi fala sobre areia e pista escorregadia no TL1 em Diriyah

Em Diriyah, pilotos do Campeonato Mundial foram surpreendidos ao entrar na pista pela primeira vez

Lucas di Grassi

Lucas di Grassi

LAT Photographic

Já era esperado excesso de areia no traçado. Mas, mesmo assim, os pilotos foram surpreendidos. Situada no meio do deserto, a pista de rua de Diriyah se mostrou escorregadia demais nesta quinta-feira (25), durante o primeiro treino preparatório para a segunda e terceira etapas do Campeonato Mundial de Fórmula E, que acontece amanhã e sábado na Arábia Saudita.

“O nível de aderência foi muito baixo. Andamos bem mais lentos do que o potencial que tínhamos”, definiu o brasileiro Lucas Di Grassi, que inicia a temporada de retorno à equipe ABT Cupra, com a qual foi campeão em 2017.

Leia também:

“Conforme os carros passavam, a pista vinha melhorando, mas era pouco. Acho que deu pra ver que todo mundo escorregava de um lado pro outro”, comentou.

O melhor tempo do dia foi cinco segundos mais lento que a marca obtida no primeiro treino da etapa saudita da F-E em 2023. Nesta quinta-feira, o inglês Oliver Rowland, da equipe Nissan, foi o mais rápido com 1min15s400. O atual líder do campeonato, Pascal Wehrlein (Alemanha, equipe Porsche), foi o oitavo, também reclamando das condições de pista:

“Hoje não temos referência de praticamente nada. O que vai valer é amanhã”, observou. Para efeito de comparação, o mais rápido no primeiro treino de 2023 foi o também inglês Sam Bird, pela equipe Jaguar, que registrou 1min10s402.

Nesse cenário de incertezas, os brasileiros ainda têm a missão de desenvolver seus carros, que têm sido pouco competitivos. Lucas Di Grassi registrou o 18º tempo no treino de hoje, enquanto Sergio Sette Câmara (equipe ERT) foi a boa surpresa do dia, com a quinta marca.

A segunda e terceira etapas do Campeonato Mundial de Fórmula E possuem o mesmo cronograma. Tanto na sexta-feira, quanto no sábado, os pilotos disputarão o treino classificatório para o grid a partir das 9h20. Depois, às 14h, terá início a corrida.

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN

Sai Barcelona, entra Madri: F1 muda DNA e pode perder GPs clássicos

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Fórmula E: Rowland lidera TL1 em Diriyah, com Sette Câmara em 5º
Próximo artigo F-E: Vergne supera Evans por milésimos e fica com a pole na Arábia Saudita; Sette Câmara é quarto

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil