F-E: Edoardo Mortara deixa Wehrlein e Rowland para trás e vence corrida 2 de Puebla; Sette Câmara é 15º
Suíço da Venturi quebra jejum de mais de dois anos sem vitória e assume a liderança do mundial de pilotos pela primeira vez na carreira

Edoardo Mortara concluiu um bom fim de semana no México com a vitória na segunda corrida do ePrix de Puebla da Fórmula E, disputada neste domingo (20). O suíço da Venturi segurou os ataques de Pascal Wehrlein, administrou bem o Attack Mode e voltou para casa com a primeira colocação.
O piloto quebrou um jejum de mais de dois anos sem ganhar na categoria e ainda assumiu a liderança do campeonato com 72 pontos. Os brasileiros Sérgio Sette Câmara e Lucas di Grassi ficaram em 15º e 18º, respectivamente, e não pontuaram.
A corrida
O pole position Oliver Rowland largou bem e se manteve na liderança, enquanto Mortara atacou Wehrlein e tomou a segunda posição na primeira curva, com Jake Dennis, Jean-Éric Vergne e Alex Lynn logo atrás na disputa do top 5.
O Attack Mode foi liberado com o ponta a mais de um segundo do resto do palotão. Ele deixou para usar o recurso aos seis minutos para retornar na quarta posição e se manteve colado nos carros da frente a fim de retomar a liderança quando os rivais utilizassem.
O britânico surpreendeu ao gastar seu segundo modo com cerca de 12 minutos de corrida e voltou em terceiro, a fim de recuperar a liderança quando os rivais fizessem o mesmo. O que ele não contava é que Mortara iria impor forte ritmo, se manter à frente e voltar na liderança com potência extra para gastar.
Pouco mais de metade da corrida concluída e a principal disputa na pista era pelo segundo lugar. Wehrlein tirou a diferença para Rowland, foi ao ataque e aproveitou um erro do piloto da e.dams para tomar a posição. Enquanto isso, o suíço da Venturi seguia firme e forte à frente.
O alemão rapidamente alcançou Mortara e, com mais bateria, já estava colado nele aos 30 minutos buscando a ultrapassagem que poderia dar-lhe a vitória e compensar a desqualificação de sábado. A última curva do circuito era o principal setor onde o rival dificultava a aproximação.
Antonio Félix da Costa ainda escapou e bateu na curva 6 nos momentos finais da corrida, mas o safety car não foi necessário e a prova seguiu apenas com bandeira amarela no local.
Com queda de rendimento de Wehrlein, Edoardo Mortara assegurou a vitória após cerca de 46 minutos. Rowland ainda foi surpreendido por Nick Cassidy, que o ultrapassou nos momentos finais e arrancou um pódio.
Classificação final
Cla | # | Driver | Team | Laps | Time | Gap | Interval | km/h | Retirement | Points | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 48 | 32 | 46'41.685 | 25 | ||||||||
2 | 99 | 32 | 46'43.981 | 2.296 | 2.296 | 18 | ||||||
3 | 37 | 32 | 46'45.854 | 4.169 | 1.873 | 15 | ||||||
4 | 22 | 32 | 46'48.597 | 6.912 | 2.743 | 12 | ||||||
5 | 27 | 32 | 46'51.671 | 9.986 | 3.074 | 10 | ||||||
6 | 94 | 32 | 46'52.315 | 10.630 | 0.644 | 8 | ||||||
7 | 28 | 32 | 46'52.653 | 10.968 | 0.338 | 6 | ||||||
8 | 25 | 32 | 47'02.796 | 21.111 | 10.143 | 4 | ||||||
9 | 20 | 32 | 47'02.946 | 21.261 | 0.150 | 2 | ||||||
10 | 33 | 32 | 47'03.581 | 21.896 | 0.635 | 1 | ||||||
11 | 4 | 32 | 47'03.901 | 22.216 | 0.320 | |||||||
12 | 10 | 32 | 47'09.630 | 27.945 | 5.729 | |||||||
13 | 5 | 32 | 47'10.263 | 28.578 | 0.633 | |||||||
14 | 23 | 32 | 47'17.405 | 35.720 | 7.142 | |||||||
15 | 6 | 32 | 47'22.712 | 41.027 | 5.307 | |||||||
16 | 7 | 32 | 47'22.714 | 41.029 | 0.002 | |||||||
17 | 36 | 32 | 47'27.935 | 46.250 | 5.221 | |||||||
18 | 11 | 32 | 48'08.158 | 1'26.473 | 40.223 | |||||||
dnf | 88 | 29 | 44'52.013 | 3 Laps | 3 Laps | Retirement | ||||||
dnf | 13 | 25 | 37'12.868 | 7 Laps | 4 Laps | Retirement | ||||||
dnf | 29 | 21 | 31'20.671 | 11 Laps | 4 Laps | Retirement | ||||||
dnf | 8 | 16 | 28'38.147 | 16 Laps | 5 Laps | Retirement | ||||||
dnf | 71 | 12 | 17'58.256 | 20 Laps | 4 Laps | Retirement | ||||||
dnf | 17 | 8 | 13'06.281 | 24 Laps | 4 Laps | Retirement |
F1 2021: Verstappen SUPERA Hamilton e ABRE na LIDERANÇA; as ANÁLISES do GP da França | PÓDIO
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST: Qual é o tamanho do "drama" de Bottas e Mercedes em 2021?
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.