F-E: Mortara vence em Diriyah após final confuso; Di Grassi é 3º
Safety Car entrou na pista nos minutos finais e direção de prova não acrescentou tempo extra – uma das novidades deste ano
Edoardo Mortara foi o grande vencedor da corrida 2 do fim de semana de Diriyah, na Arábia Saudita, primeiro fim de semana da Fórmula E.
O piloto da Venturi largou da segunda posição, se aproveitou da confusão entre Nyck de Vries e Lucas di Grassi e assumiu a ponta para não perder mais.
Robin Frijns foi o segundo colocado, com Di Grassi em terceiro lugar. Sérgio Sette Câmara foi o 18º.
A corrida foi marcada pelo seu final confuso. Com menos de 10 minutos para o final, Alexander Sims bateu no muro e ficou parado na pista, trazendo o safety car. Uma das novidades desta temporada da F-E é o acréscimo de tempo após a passagem de um carro de segurança. O resgate do carro #29 demorou mais do que o esperado, o cronômetro zerou e a prova não recomeçou, confirmando o triunfo de Mortara.
A Corrida
Na largada, De Vries manteve a liderança, assim como os ponteiros, com Di Grassi mantendo a quarta posição. Sette Câmara caiu para a 20ª posição.
Os primeiros pilotos que utilizaram o modo ataque foram Rowland e Dennis, com cinco minutos de prova. Vergne fez o mesmo no giro seguinte. Os primeiros colocados ganharam energia extra com nove minutos de prova.
Com uma estratégia diferente dos demais, Di Grassi acionou o segundo modo ataque quando restavam 30 minutos para o final. Com isso, o brasileiro conseguiu superar Frijns quando o holandês também fez a manobra para a energia extra.
No momento em que Mortara também pegava o segundo modo ataque da corrida, Di Grassi assumiu o segundo posto. Na sequência, ele assumia a liderança ao manobrar sobre De Vries. Mortara foi no embalo e assumiu o segundo posto.
Ao mesmo tempo, foi anunciado os contemplados com o FanPush: De Vries, Vergne, Vandoorne, Da Costa e Giovinazzi.
Faltando menos de 25 minutos, Mortara, que ainda tinha um tempo de modo ataque, ultrapassou Di Grassi.
De Vries acionou o seu segundo modo ataque restando 18 minutos, perdendo a terceira posição para Frijns.
Mais tarde, o atual campeão foi pressionado por Vergne e perdeu desempenho, despencando para a nona colocação. Lotterer era o novo quarto colocado.
Restando 10 minutos, Frijns superou Di Grassi pelo segundo posto.
Na sequência, Sims parava na pista após bater no muro da curva 6 e o safety car entrou, trazendo a prorrogação para a corrida, consequentemente.
O carro de segurança permaneceu até o cronômetro zerar, já que o resgate do carro de Sims demorou além do esperado. Não houve relargada e Mortara foi declarado o vencedor. Frijns foi o segundo e Di Grassi ficou com o último lugar do pódio.
A próxima etapa da Fórmula E será no México, no dia 12 de fevereiro.
Resultado final
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 48 | Edoardo Mortara | Venturi | 35 | 47'02.131 | |||||||
2 | 4 | Robin Frijns | Virgin Racing | 35 | 47'02.582 | 0.451 | 0.451 | |||||
3 | 11 | Lucas di Grassi | Venturi | 35 | 47'03.043 | 0.912 | 0.461 | |||||
4 | 36 | Andre Lotterer | Porsche Team | 35 | 47'03.256 | 1.125 | 0.213 | |||||
5 | 27 | Jake Dennis | Andretti Autosport | 35 | 47'03.777 | 1.646 | 0.521 | |||||
6 | 25 | Jean-Eric Vergne | Techeetah | 35 | 47'05.297 | 3.166 | 1.520 | |||||
7 | 5 | Stoffel Vandoorne | Mercedes | 35 | 47'05.699 | 3.568 | 0.402 | |||||
8 | 30 | Oliver Rowland | Mahindra Racing | 35 | 47'06.366 | 4.235 | 0.667 | |||||
9 | 94 | Pascal Wehrlein | Porsche Team | 35 | 47'07.093 | 4.962 | 0.727 | |||||
10 | 17 | Nick de Vries | Mercedes | 35 | 47'07.425 | 5.294 | 0.332 | |||||
11 | 9 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 35 | 47'08.003 | 5.872 | 0.578 | |||||
12 | 28 | Oliver Askew | Andretti Autosport | 35 | 47'08.863 | 6.732 | 0.860 | |||||
13 | 13 | Antonio Felix da Costa | Techeetah | 35 | 47'10.824 | 8.693 | 1.961 | |||||
14 | 23 | Sébastien Buemi | DAMS | 35 | 47'11.146 | 9.015 | 0.322 | |||||
15 | 22 | Maximilian Gunther | DAMS | 35 | 47'11.595 | 9.464 | 0.449 | |||||
16 | 10 | Sam Bird | Jaguar Racing | 35 | 47'13.821 | 11.690 | 2.226 | |||||
17 | 37 | Nick Cassidy | Virgin Racing | 35 | 47'16.104 | 13.973 | 2.283 | |||||
18 | 7 | Sergio Camara | Dragon Racing | 35 | 47'16.652 | 14.521 | 0.548 | |||||
19 | 3 | Oliver Turvey | NIO Formula E Team | 35 | 47'17.136 | 15.005 | 0.484 | |||||
20 | 33 | Dan Ticktum | NIO Formula E Team | 35 | 47'18.875 | 16.744 | 1.739 | |||||
21 | 99 | Antonio Giovinazzi | Dragon Racing | 35 | 47'19.812 | 17.681 | 0.937 | |||||
dnf | 29 | Alexander Sims | Mahindra Racing | 29 | 34'40.969 | 6 Laps | 6 Laps | Abandono |
SERGIO MAURICIO defende Masi, sem “PASSAR PANO”, e “ADORA” POLARIZAÇÃO entre Hamilton e Verstappen
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #159 – O que esperar da temporada 2022 da F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.