Fórmula E: Dennis vence corrida 2 de Valência de ponta a ponta
Em corrida mais 'calma' do que a de sábado, britânico converte pole em triunfo. Lucas di Grassi foi o melhor brasileiro, finalizando em 10º lugar
A rodada dupla de Valência da Fórmula E foi finalizada neste domingo, com amplo domínio de Jake Dennis, que havia sido o pole position. O britânico não teve grandes dificuldades de conseguir sua primeira vitória na categoria.
Andre Lotterer e Alex Lynn completaram o pódio. Norman Nato, que na pista chegou em segundo lugar, foi punido em 5 segundos por ter tocado em Lynn, com o francês tendo que se conformar com o quinto posto.
Entre os brasileiros, sentimentos opostos. Lucas di Grassi foi o 10º colocado, após ter largado em 22º. Sérgio Sette Câmara, que começou em 10º, caiu bastante e foi o 21º.
A Corrida
Pole position, Jake Dennis largou bem e conseguiu manter a liderança da prova, seguido de Alex Lynn e Oliver Turvey. Sérgio Sette Câmara caiu uma posição em relação à colocação de largada, em 11º. Lucas di Grassi conseguiu avançar no início, saindo da 22ª posição e pulando para o 18º lugar no primeiro giro.
O piloto mineiro da Dragon Racing conseguiu a posição novamente faltando 39 minutos para o final.
Restando 32 minutos, di Grassi utilizou o seu primeiro modo ataque, quando o piloto da Audi já estava em 17º. Ao final do período com energia extra, o brasileiro era o 13º, superando, inclusive, Sette Câmara, que perdia rendimento e ocupava o 15º posto.
Ao mesmo tempo, os quatro primeiros colocados – Dennis, Turvey, Lynn e Norman Nato - utilizavam o primeiro modo ataque.
Faltando 25 minutos para o final eram divulgados os contemplados com o fanboost: Da costa, Vandoorne, De Vries, Cassidy e Di Grassi.
Após a primeira ‘rodada’ de modo ataque, o brasileiro da Audi ocupava o 15º lugar e o da Dragon a 19ª posição. A liderança na metade da corrida ainda era de Dennis, que recebia a pressão de Lynn.
Faltando menos de 20 minutos, a maioria dos pilotos começavam a utilizar o segundo modo ataque. Lynn acabou saindo do traçado após toque e caia da segunda para a sétima posição, restando 18 minutos. Nato, que foi quem deu o toque, era o novo vice-líder.
Di Grassi pegava o seu último modo ataque com pouco mais de 10 minutos para o final e avançava da 13ª para a 11ª posição. A essa altura, Sette Câmara era o 22º.
A direção de prova anunciava uma punição de 5 segundos a Nato por ter tocado em Lynn, o que retirava o francês das primeiras posições. Andre Lotterer, em tese, era o vice-líder nos últimos minutos.
Com todo o cuidado do mundo, Dennis cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido de Lotterer e Lynn. Di Grassi salvou a 10ª posição. Sette Câmara finalizou em 21º.
Resultado final
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 27 | Jake Dennis | Andretti Autosport | 30 | 46'32.002 | |||||||
2 | 36 | Andre Lotterer | Porsche Team | 30 | 46'33.485 | 1.483 | 1.483 | |||||
3 | 94 | Alex Lynn | Mahindra Racing | 30 | 46'34.430 | 2.428 | 0.945 | |||||
4 | 22 | Oliver Rowland | DAMS | 30 | 46'34.872 | 2.870 | 0.442 | |||||
5 | 71 | Norman Nato | Venturi | 30 | 46'37.813 | 5.811 | 2.941 | |||||
6 | 33 | René Rast | Audi Sport Team Abt | 30 | 46'40.124 | 8.122 | 2.311 | |||||
7 | 25 | Jean-Eric Vergne | Techeetah | 30 | 46'40.784 | 8.782 | 0.660 | |||||
8 | 8 | Oliver Turvey | NIO Formula E Team | 30 | 46'43.294 | 11.292 | 2.510 | |||||
9 | 48 | Edoardo Mortara | Venturi | 30 | 46'44.016 | 12.014 | 0.722 | |||||
10 | 11 | Lucas di Grassi | Audi Sport Team Abt | 30 | 46'44.407 | 12.405 | 0.391 | |||||
11 | 23 | Sébastien Buemi | DAMS | 30 | 46'45.297 | 13.295 | 0.890 | |||||
12 | 28 | Maximilian Gunther | Andretti Autosport | 30 | 46'45.596 | 13.594 | 0.299 | |||||
13 | 37 | Nick Cassidy | Virgin Racing | 30 | 46'46.331 | 14.329 | 0.735 | |||||
14 | 10 | Sam Bird | Jaguar Racing | 30 | 46'47.153 | 15.151 | 0.822 | |||||
15 | 20 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 30 | 46'49.215 | 17.213 | 2.062 | |||||
16 | 17 | Nick de Vries | Mercedes | 30 | 46'50.446 | 18.444 | 1.231 | |||||
17 | 88 | Tom Blomqvist | NIO Formula E Team | 30 | 46'50.887 | 18.885 | 0.441 | |||||
18 | 99 | Pascal Wehrlein | Porsche Team | 30 | 46'51.276 | 19.274 | 0.389 | |||||
19 | 4 | Robin Frijns | Virgin Racing | 30 | 46'51.758 | 19.756 | 0.482 | |||||
20 | 6 | Nico Müller | Dragon Racing | 30 | 46'53.071 | 21.069 | 1.313 | |||||
21 | 7 | Sergio Camara | Dragon Racing | 30 | 47'04.081 | 32.079 | 11.010 | |||||
22 | 13 | Antonio Felix da Costa | Techeetah | 30 | 47'31.700 | 59.698 | 27.619 | |||||
23 | 29 | Alexander Sims | Mahindra Racing | 30 | 47'36.279 | 1'04.277 | 4.579 | |||||
dnf | 5 | Stoffel Vandoorne | Mercedes | 20 | 31'42.623 | 10 Laps | 10 Laps | Abandono |
Ex-companheiro de SENNA POLEMIZA sobre o que Ayrton acharia da F1 atual em ÍMOLA e cita RATZENBERGER
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST: Por que temporada de 2021 promete ser a mais equilibrada dos últimos anos?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.