Recomendado para você

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari
Conteúdo especial

Local da primeira corrida da história, Paris revê revolução

No sábado, capital francesa terá em suas ruas a maior novidade do esporte a motor dos últimos anos. Ocasião remete a 1894

Primeira corrida da história: Paris-Rouen

Neste sábado a Fórmula E, categoria de monopostos totalmente elétricos, visita pela primeira vez as ruas de Paris. O possível pega entre Lucas di Grassi e Sebastien Buemi estará em um palco que pôde trazer não só a mais nova competição da FIA, mas todo o automobilismo mundial e também - porque não - como consequência a cobertura do esporte a motor em geral.

Foi em Paris que aconteceu a primeira corrida de carros que se tem relatado na história, no dia 22 de julho de 1894. O trajeto foi da capital francesa e até Rouen, por volta de 127 quilômetros. Dois dias antes, aconteceram testes que classificaram 21 "carruagens sem cavalos", como tratava o Le Petit Journal, que promoveu e organizou o evento.

 

Primeira corrida da história: Paris-Rouen
Primeira corrida da história: Paris-Rouen

A publicação sempre acreditou que ao se envolver diretamente em eventos desse tipo, incrementaria as vendas na época. A tiragem do jornal, que circulou de 1863 a 1944, beirava a um milhão de exemplares próximo ao acontecimentos esportivos da cidade. As ideias vinham do editor Pierre Giffard, que também chegou a organizar provas de ciclismo, como por exemplo a Paris-Brest-Paris, também pioneira para este esporte.

Voltando à corrida, não se sabe ao certo que tipo de competição se deu, já que o jornal negava que se tratava de uma corrida, podendo ser uma espécie de rali de regularidade. Independentemente da modalidade, o primeiro a saborear uma vitória no automobilismo foi Jules-Albert de Dion, com o tempo de 6 horas e 48 minutos, com média - acredite - de 19km/h. A diferença para Albert Lemaitre, segundo colocado, foi de três minutos e meio. Dezessete minutos depois, chegou o terceiro colocado, Auguste Doriot.

Jules-Albert recebeu 5 mil francos como premiação, Lemaitre, dois mil e Doriot 1.500. Quarto e quinto colocados também receberam 1.000 e 500 francos, respectivamente.

Outras provas históricas

Mesmo aquele que não considere a prova de Paris-Rouen de 1894 como a primeira corrida da história, a "cidade luz" confirmou sua vocação para ser o berço do esporte a motor nos anos seguintes. Assim como no primeiro exemplo, no início as competições se caracterizavam por ser entre cidades. Desta forma, no ano seguinte, em 25 de fevereiro de 1895, em percurso de 1.178 quilômetros, aconteceu a Paris-Bordeaux-Paris, com vitória de Emile Levassor, após mais de 48 horas de duração, com média de 24km/h.

Outro destaque na história do automobilismo francês é o circuito de Bois de Boulogne, que utilizava as ruas de Paris, assim como o ePrix deste sábado. O traçado começou a ser usado para competições poucos meses depois do fim da Segunda Guerra Mundial por carros que deram origem ao que é a F1. As provas foram realizadas de 1945 a 1947 e também em 1951.

Colaborou William Lagache

 

Jules Albert de Dion, vencedor da primeira corrida da história
Primeira corrida da história: Paris-Rouen
Ruas de Rouen em 1894
Mile Kraeutler, sexto colocado
Primeira corrida da história: Paris-Rouen
Auguste Doriot
Albert Lema
7
Artigo anterior Di Grassi vê vitória como "resposta" à punição no México
Próximo artigo Di Grassi deixa aberta possibilidade de mudar de equipe

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros