Recomendado para você

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari
Últimas notícias

Parceiras, Nissan pode substituir Renault na F-E

Acordo pode ajudar equipe de Fórmula 1, mas conflito pode prejudicar Sebastien Buemi em sua jornada dupla F-E/WEC

Nicolas Prost, Renault e.Dams
Nissan Motorsports Nissan GT-R Nismo
Renault Logos
Sébastien Buemi, Renault e.Dams, celebrates on the podium
Sébastien Buemi, Renault e.Dams, and Nick Heidfeld, Mahindra Racing, celebrates on the podium
Nelson Piquet Jr., NEXTEV TCR Formula E Team, and Robin Frijns, Amlin Andretti Formula E Team
Sébastien Buemi, Renault e.Dams, celebrates on the podium
Sébastien Buemi, Renault e.Dams
Sébastien Buemi, Renault e.Dams

A aliança entre Renault e Nissan, uma das maiores parcerias do setor automotivo do mundo, vem discutindo como melhorar suas operações em programas de automobilismo para benefício das marcas francesa e japonesa.

Além de se juntar à Fórmula E para a temporada 2015/16, a Renault retornou à Fórmula 1 como equipe no ano passado. Ela gastou cerca de £ 150 milhões (cerca de R$ 620 milhões) em 2016, sendo um pouco mais da metade deste montante foram financiados.

Largar o seu bem sucedido programa na Fórmula E permitiria adicionar mais de £ 10 milhões (R$ 41 milhões) ao time na F1.

Enquanto isso, a Nissan procura um programa emblemático de automobilismo, já que o projeto na LMP1 no WEC falhou ao final de 2015.

Sendo um dos maiores vendedores de carros elétricos do mundo, esta seria a opção ideal para a aliança manter uma presença na Fórmula E, no lugar da Renault.

O Motorsport.com apurou que nenhuma decisão foi tomada e nada está garantido, mas a Nissan seria a primeiro fabricante japonesa da Fórmula E na próxima temporada.

Quando perguntado pelo Motorsport.com, um porta-voz da Nissan disse que não "comentaria especulações".

A Renault venceu os títulos de pilotos e equipes da Fórmula E em 2015/16 e lidera em ambos os campeonatos na atual temporada, com Sebastien Buemi ganhando cinco das seis primeiras corridas.

Também iniciou o processo de desenvolvimento e homologação para um powertrain de Fórmula E de 2017/18 (motor, inversor e câmbio).

Esse powertrain também será fornecido à Techeetah, que fez um acordo de dois anos com a Renault.

A adoção da tecnologia da Renault para a próxima temporada, poderia facilitar uma entrada da Nissan na Formula E já em 2017/18.

Isso permitiria que a NISMO se aclimatasse à série com um pacote técnico competitivo antes de financiar o desenvolvimento de seu próprio powertrain em 2018/19.

Se a Nissan assumir a entrada da Renault, a expectativa é que ela permaneça alinhada com a e.dams, embora a sua chegada traria um ponto de interrogação significativo sobre a participação contínua de Buemi na Fórmula E.

O piloto suíço corre para a Toyota no WEC e conflitos de datas da Fórmula E e WEC colocariam uma pressão adicional na participação dupla nesta temporada, com Buemi contratualmente sendo obrigado a priorizar a Toyota.

É improvável que a Toyota dê uma permissão ao suíço para representar uma fabricante japonesa rival em outra categoria.

Desde o final do programa na LMP1, a NISMO, o braço do programa de automobilismo da Nissan, se manteve ativa em seus projetos na Super GT e Blancpain GT3, e com o fornecimento de motores em protótipos de corrida.

Artigo anterior F-E completa simulação de corrida com nova bateria
Próximo artigo F-E se aproxima de freios eletrônicos na quinta temporada

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros