Vergne conquista título da Fórmula E; Di Grassi vence em NY
Francês termina corrida de Nova York na quinta posição, o suficiente para se consagrar na categoria de carros elétricos
Jean-Eric Vergne é o novo campeão da Fórmula E. O piloto francês foi o quinto colocado na primeira corrida da rodada dupla de Nova York e viu seu principal rival, Sam Bird finalizar em nono, o que matematicamente trouxe o título ao piloto da Techeetah.
Lucas di Grassi venceu a prova novaiorquina, após ter largado na 11ª posição. O brasileiro escalou o pelotão aos poucos e superou seu companheiro de equipe, Daniel Abt para a vitória, mesmo com o alemão tendo um FanBoost.
Sebastien Buemi terminou na terceira posição, fechando os lugares do pódio, e Tom Dillmann, da Venturi, foi o quarto colocado.
Nelsinho Piquet, que vinha fazendo boa corrida, teve problemas logo após a troca de carros e abandonou.
A Corrida
Na largada, Buemi conseguiu pular à frente, seguido de Abt, já que Evans não conseguiu arrancar e quase foi atingido pelos carros que vinham logo atrás. Jerome D’Ambrosio e Pechito Lopez se tocaram também.
Enquanto isso, Nelsinho Piquet conseguiu avançar e ao final da segunda volta já era o terceiro colocado. Lucas di Grassi também começou bem e era o oitavo.
O atual campeão da categoria continuou ganhando posições e no sexto giro já aparecia em sexto, após bela ultrapassagem sobre Maro Engel.
Os carros da Audi demonstravam bom ritmo, já que Daniel Abt assumiu a liderança sobre Buemi na sétima volta e abriu boa vantagem.
Ao mesmo tempo, a organização anunciou os contemplados com o FanBoost, que foram Abt, Buemi e Vergne, que ocupava o 14º lugar a essa altura.
Rivais para a eternidade, di Grassi e Piquet disputaram a quarta posição, com o piloto da Audi levando a melhor na 11º volta.
Ao final do primeiro terço da corrida, os dois candidatos ao título brigavam pela 10ª posição e Vergne assumia o posto.
Enquanto isso, di Grassi conseguia ultrapassar Tom Dillmann para a terceira colocação e superava Buemi para ser segundo, na 21ª volta.
As trocas de carros ocorreram na abertura da 23ª volta e Piquet parava o seu logo após os procedimentos.
Di Grassi assumiu a liderança na 25ª volta, fazendo bela manobra sobre Abt e confirmando que tinha o carro mais rápido da prova.
Na briga pelo título, Vergne ocupava a sexta posição e Bird a nona, logo após as trocas.
O francês teve situação melhorada após Lotterer, companheiro de equipe, ceder o quinto posto, o que daria a ele o título matematicamente.
Na 35ª volta, Alex Lynn bateu na barreira de segurança e trouxe o safety car à pista. Com o trabalho dos fiscais, foi definido que a prova terminaria por tempo e não com o complemento das 45 voltas.
Na relargada, faltando menos de três minutos para o fim, di Grassi conseguiu abrir vantagem sobre Abt para a conquista da vitória em Nova York.
Vergne permaneceu na quinta posição, vendo Bird em nono, e conquistou o título da temporada 2017/2018 da Fórmula E.
A segunda prova da etapa norte-americana acontece neste domingo, às 16h, horário de Brasília.
Resultado final
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Abandono | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Lucas di Grassi | Audi Sport Team Abt | 43 | - | 25 | |||||
2 | 66 | Daniel Abt | Audi Sport Team Abt | 43 | 0.965 | 0.965 | 0.965 | 19 | |||
3 | 9 | Sébastien Buemi | DAMS | 43 | 2.583 | 2.583 | 1.618 | 18 | |||
4 | 4 | Tom Dillmann | Venturi | 43 | 4.090 | 4.090 | 1.507 | 12 | |||
5 | 25 | Jean-Eric Vergne | Techeetah | 43 | 4.679 | 4.679 | 0.589 | 10 | |||
6 | 23 | Nick Heidfeld | Mahindra Racing | 43 | 5.142 | 5.142 | 0.463 | 8 | |||
7 | 18 | Andre Lotterer | Techeetah | 43 | 5.810 | 5.810 | 0.668 | 6 | |||
8 | 5 | Maro Engel | Venturi | 43 | 6.312 | 6.312 | 0.502 | 4 | |||
9 | 2 | Sam Bird | Virgin Racing | 43 | 6.833 | 6.833 | 0.521 | 2 | |||
10 | 8 | Nicolas Prost | DAMS | 43 | 8.389 | 8.389 | 1.556 | 1 | |||
11 | 28 | Antonio Felix da Costa | Andretti Autosport | 43 | 9.114 | 9.114 | 0.725 | ||||
12 | 27 | Stéphane Sarrazin | Andretti Autosport | 43 | 13.242 | 13.242 | 4.128 | ||||
13 | 7 | Jérôme d'Ambrosio | Dragon Racing | 43 | 13.805 | 13.805 | 0.563 | ||||
14 | 19 | Felix Rosenqvist | Mahindra Racing | 43 | 35.452 | 35.452 | 21.647 | ||||
15 | dnf | 68 | Luca Filippi | NIO Formula E Team | 42 | 1'55.219 | 1 Lap | 1 Lap | |||
16 | dnf | 36 | Alex Lynn | Virgin Racing | 33 | 10 laps | 10 Laps | 9 Laps | Retirement | ||
17 | dnf | 3 | Nelson Piquet Jr. | Jaguar Racing | 30 | 13 laps | 13 Laps | 3 Laps | Retirement | ||
18 | dnf | 6 | Jose Maria Lopez | Dragon Racing | 30 | 13 laps | 13 Laps | 0.000 | Retirement | ||
19 | dnf | 20 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 43 laps | 43 Laps | 30 Laps | Retirement |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.