Recomendado para você

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Rafa Câmara encerra intensivo de F4 a menos de 0s5 do melhor tempo em teste coletivo em Vallelunga

Piloto ORT tem mais uma jornada produtiva com a equipe CRAM, acumulando 364 km no circuito romano e batendo muitos competidores regulares da categoria  

Rafa Câmara em teste de F4

Depois de um mês dedicado à adaptação aos carros de fórmula em testes privados e coletivos, o pernambucano Rafael Câmara encarou pela primeira vez nesta sexta-feira a realidade de uma etapa da F4 Italiana. O piloto da Oak Racing Team (ORT) assumiu um dos carros da equipe CRAM para os treinos que antecedem a terceira etapa do campeonato, neste fim de semana em Vallelunga.

Leia também:

Melhor kartista da classe OK no mundo neste primeiro semestre, o piloto de 16 anos completou 89 voltas durante o dia, para um total de 364 km. Ele terminou a sessão da manhã a 0.620 do líder. À tarde, passou mais da metade do treino entre os cinco primeiros. Nas voltas finais, quando os adversários mais experientes passaram pneus novos, Rafa acabou empurrado para fora do top10, fechando a sessão a 0.475 do tempo do líder.

“Foi mais um dia intenso, de muito aprendizado aqui em Vallelunga. Tivemos um desempenho positivo e estou cada vez mais familiarizado com o carro. A cada ida para pista me senti mais confortável e consegui entender melhor também as instruções dos engenheiros, o que é muito importante pois o carro aceita muito mais variedade de ajustes que o kart e o piloto precisa ser preciso nos reportes para os engenheiros”, disse o piloto.

A performance chamou atenção dos engenheiros da equipe CRAM, uma vez que o piloto ORT era quem tinha menos experiência em carros de fórmula na pista romana.

Rafa superou, por exemplo, o colombiano Sebastian Montoya, que está em seu segundo ano competindo com a equipe Prema em inúmeros campeonatos de F4 e já foi afiliado ao programa de desenvolvimento de talentos da Ferrari.

O último dia de teste em Vallelunga foi acompanhado na pista por Dudu Massa, agente do piloto pernambucano. O empresário esteve presente na primeira vez que o piloto guiou um carro de fórmula e destacou o ritmo constante do piloto, sua evolução durante o mês e a compreensão cada vez maior que mostrou ter do carro.

“O Rafa mostrou muita maturidade e evolução neste período intensivo de testes de fórmula que programamos para junho. Ele é muito competitivo e encerrou o dia aqui querendo ainda mais, o que é uma atitude positiva", disse.

Ele observou também aspectos que naturalmente serão trabalhados ao longo do processo de transição do kart para os fórmula, como a experiência para tirar o máximo da “volta do pneu” com o carro equipado com pneus zero e o aspecto físico, uma vez que o kart é bem menos exigente em termos de movimentação de volante e força G sobre o corpo do piloto.

"Mas temos que lembrar que ele tem seis dias correndo de carro, contra pelo menos um ano e meio do adversário aqui com menos quilometragem. O trabalho de transição do kart para os carros é complexo e fico contente com tudo que ele pode experimentar durante o mês de junho, mostrando uma evolução surpreendente", disse.

"Certamente terá muitas informações novas para processar e vai chegar mais adaptado quando for começar a competir de carro. Agora voltamos o foco para o kart, pois temos ainda duas etapas do Europeu e o Campeonato Mundial no Brasil no fim do ano.”

A programação de testes de fórmula em detrimento de corridas de kart da WSK neste mês foi uma estratégia do agente de Rafa Câmara, para o piloto experimentar a realidade competitiva de um evento de primeira linha da F4. Pesou também o fato de o piloto já ter dominado neste ano os campeonatos da WSK que são disputados com pneus LeCont, enquanto seu foco no segundo semestre está no Campeonato Europeu, que corre com pneus MG e também é liderado pelo representante da ORT.

É justamente pelo Europeu o próximo compromisso do vice-campeão mundial de kart em 2019. Ele corre a terceira das quatro etapas do campeonato na pista italiana de Sarno, entre 8 e 11 de julho.

F1 2021: Treinos agitados para GP da Estíria, com VERSTAPPEN à frente; veja análise | SEXTA-LIVRE

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Sequência de corridas até férias da F1 será chave para campeonato?

 

Artigo anterior Rafa Câmara volta a impressionar em novo teste coletivo da F4 Italiana
Próximo artigo Rafa Câmara comanda testes da F4 na Itália com Prema

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros