TMG Racing estreia na F4 Brasileira

Grid da abertura da competição conta com 16 pilotos da futura geração de ponta do automobilismo nacional

TMG Racing estreia na F4 Brasileira
Carregar reprodutor de áudio

Vai começar a temporada de estreia da F4 Brasileira. A categoria que se apresenta como o primeiro passo para quem sai do kart e pretende chegar até a F1 terá a sua primeira disputa neste final de semana, no autódromo do Velocitta, no interior de São Paulo. O grid da abertura da competição conta com 16 jovens pilotos que se apresentam como a futura geração de ponta do automobilismo nacional divididos em quatro equipes. A TMG Racing, que tem em sua história diversas conquistas com carros de fórmula e hoje atua ainda na Stock Car e no Império Endurance Brasil, é uma delas.

“Para mim é um prazer voltar a trabalhar com carros de Fórmula. Foi assim que comecei minha carreira de engenheiro nos anos 90, trabalhando com a equipe Cesário na Fórmula 3. Lá ganhamos diversos títulos de piloto e equipe. Também pela Cesário fui campeão da Fórmula Renault de 2004 antes de iniciar carreira em outras categorias e ter minha própria equipe”, contou Meneghel. “Agora espero que minha expriência possa colaborar para o crescimento desses jovens pilotos que, juntos, alcancemos grandes conquistas”, completou.

O time comandado por Thiago Meneghel será a casa de Lucas Staico, Aurelia Nobels, Nicholas Monteiro e Lucca Zucchini. Todos egressos de competições de kart no Brasil e do exterior.

Leia também:

Staico, de 17 anos, é um dos destaques do time. O jovem piloto conta com cerca de 20 títulos no currículo, entre eles o bicampeonato do Sul-Americano em 2015/2016, o tricampeonato da Copa Brasil em 2015/2016/2018 e foi campeão do Brasileiro na classe Júnior em 2019. Além disso também é representante brasileiro no FIA Academy Trophy em 2019.

“Estou bastante ansioso para esta estreia. Me preparei com muitos treinos no simulador e com um carro de F3 para conhecer as pistas do campeonato. Agora, diferentemente de outros pilotos, nunca tive contato com um carro de F4 e a adaptação com certeza será o primeiro desafio a ser superado. Espero aproveitar todos os treinos e tempo de pista ao máximo para adquirir quilometragem com carro e ganhar o experiência”, disse o piloto.

Lucas Zucchini, de 16 anos, foi campeão da Copa São Paulo de Kart na classe Rotax Júnior Max em 2020. No ano passado, foi vice-campeão do torneio na na Rotax Max Master. “Acredito que a primeira etapa será um pouco mais difícil para quem ainda não tem experiência com carros de F4, como também é o meu caso. Por isso que focar bastante na adaptação a este novo equipamento. Acredito que a partir da segunda etapa as coisas estarão mais equilibradas”, avaliou.

Única representante feminina no grid, Aurélia Nobels, com 15 anos, é a piloto mais jovem da TMG Racing. De nacionalidade norte-americana e belga, Aurélia foi a única mulher a participar do Mundial de Kart na classe OK Júnior, em 2018, e já disputou outras competições como o Europeu de Kart e o Campeonato Brasileiro.

“Estou entrando neste campeonato para aprender sobre o carro e ganhar experiência com a F4, já que é meu primeiro ano com o carro. E os desafios serão grandes, pois o Velocittà é uma pista muito técnica, não tem retas longas como as postas da Europa que eu já andei, mas é uma pista muito boa pra aprender sobre o carro. Então estou com uma ótima expectativa para esta estreia”, disse Aurelia.

Nicholas Monteiro, também com 16 anos, é o atual campeão Sul-Brasileiro de Kart na classe Novatos e completa o time de pilotos da TMG Racing, que irá competir a bordo de um carro equipado com chassi Tatuus F4 T-021, produzido na Itália, e motor Abarth-Autotecnica 4 cilindros com 176 cv de potência.

As atividades de pista da F4 Brasileira no autódromo do Velocittà começam na quinta-feira, com treinos extras marcados para as 12h30 e 15h30. Na sexta o dia será cheio, com ensaios marcados para as 8h45 e 11h50. A tomada classificatória que define o grid da etapa de abertura do campeonato será às 17h. No sábado acontecem duas das provas que compõe a rodada tripla do final de semana. A primeira disputa está marcada para as 9h30 e a segunda para 14h30. No domingo os carros voltam para a pista às 12h para a última corrida da etapa.

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #177 - Red Bull 'roubou' status de favorita ao título da Ferrari?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

compartilhar
comentários
Rafa Câmara retorna ao Alemão de F4, agora em Hockenheim
Artigo anterior

Rafa Câmara retorna ao Alemão de F4, agora em Hockenheim

Próximo artigo

Fernando Barrichello estreia nos carros na F4 Brasil

Fernando Barrichello estreia nos carros na F4 Brasil