Circuito inovador na Arábia Saudita "ultrapassará os limites" do automobilismo

Os desenvolvedores de um novo circuito na Arábia Saudita prometeram que "levará os limites do esporte ao extremo" com recursos inéditos

eba00eab-3bc1-4e12-8a3d-53fb13ac6fe8

A primeira curva sobe 20 andares, a reta principal corre ao lado de uma montanha-russa e o layout combina seções de rua e circuito que podem ser estendidas em uma das pistas de corrida mais longas do mundo.

O Speed Park Track em Qiddiya City, nos arredores de Riad, foi projetado pelo lendário designer de F1 Hermann Tilke, com o ex-piloto de F1 Alexander Wurz fornecendo sua visão de piloto sobre o layout. A equipe por trás do local também trabalhou com os desenvolvedores da nova cidade para integrá-lo perfeitamente às áreas de entretenimento urbano que o cercam.

Leia também:

Agora em desenvolvimento, o local tem como objetivo sediar uma ampla gama de esportes automobilísticos de alto nível no futuro e Abdullah Aldawood, diretor administrativo da Qiddiya Investment Company, disse que seu desenvolvimento "nos deixará um passo mais perto de posicionar a Qiddiya City no centro do automobilismo global".

 

Ele explicou: "A pista estará pronta para sediar eventos de corrida de renome mundial que atraem uma grande variedade de públicos. Com vista para as formidáveis montanhas Tuwaiq na cidade de Qiddiya, ela será cercada por atrações, experiências e eventos cheios de adrenalina, proporcionando uma experiência totalmente imersiva que vai além das corridas."

"O Speed Park Track será perfeitamente integrada ao seu ambiente e à própria estrutura da cidade, com os competidores fazendo a primeira curva acima de um local de música e correndo no Six Flag's Falcon's Flight, completo com ofertas de varejo, restaurantes e hospitalidade que garantem uma experiência única para os visitantes, onde esportes, entretenimento e cultura se encontram."

Um novo conceito de corrida

O projeto da pista combina o melhor dos dois tipos de corrida, com uma seção de rua que atravessa a arquitetura contemporânea da cidade e uma seção dedicada a circuitos rápidos e abertos que passa por destinos de entretenimento, hospitalidade e lazer, incluindo um parque aquático e um parque temático.

A pista apresenta a "The Blade", uma curva de alta velocidade que subirá e descerá por 108 metros (20 andares).

Aldawood disse: "O que realmente diferencia o Speed Park Track é sua capacidade de receber uma grande variedade de eventos de esportes motorizados. Desde a icônica 'Blade' que se ergue sobre um local de música até seções de rua que atravessam bairros culturais, ela estabelecerá o padrão de ouro para o setor, redefinindo o mundo do automobilismo para competidores e espectadores".

A experiência de visualização também será única, já que as arquibancadas convencionais serão abandonadas em favor de terraços elevados. A ideia? A altura permite que as áreas de visualização sejam colocadas muito mais perto da pista, criando vários pontos de observação bem na borda da ação da corrida e proporcionando um novo tipo de experiência imersiva para os fãs do esporte a motor.

A pista também aproveita ao máximo os ganhos de elevação de mais de 100 m, com a promessa de uma ampla variedade de pontos de vista diferentes em toda a sua extensão.

Aldawood explica: "Não se trata apenas de um local; é o ponto culminante de nossos esforços para posicionar a cidade de Qiddiya no centro do automobilismo global. Nossa visão para a pista vai além da emoção da corrida - os espectadores poderão testemunhar uma das experiências de corrida mais elevadas e imersivas do mundo, reinventando o esporte como o conhecemos."

Esporte automobilístico e entretenimento combinados

Os projetistas seguiram as tendências recentes de combinar autódromos e locais de entretenimento - que se mostraram extremamente populares em Miami e Las Vegas - mas desta vez eles estão mais conectados do que nunca, já que a cidade inteira está em construção e o circuito foi integrado a áreas de entretenimento urbano densamente desenvolvidas, desde o início.

A curva "Blade" está pronta para se tornar lendária, literalmente subindo no topo de um local de música ao vivo, enquanto outra seção vê a pista posicionada perfeitamente para dar aos pilotos a chance única de testar sua velocidade máxima contra a montanha-russa mais alta do mundo, a Falcon's Flight, que faz parte do local vizinho Six Flags Qiddiya City.

Aldawood acrescentou: "Nosso objetivo é proporcionar uma experiência imersiva inigualável que os fãs de todo o mundo possam desfrutar. Juntamente com sua tecnologia de ponta, a versatilidade exclusiva da pista garantirá aos espectadores uma experiência de automobilismo inovadora e diferente de qualquer outra. Isso permitirá que os visitantes desfrutem de ofertas complementares no local e estendam sua visita para além da experiência de corrida."

GUERRA! JOS Verstappen DISPARA CONTRA HORNER: "Vai EXPLODIR" a Red Bull

O que a F1 pode fazer para que o domínio de Max não seja desinteressante?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Motorsport.com apresenta novo design para melhor experiência do usuário
Próximo artigo Confira as 10 melhores pilotas de todos os tempos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil