Como uma marca de filtros de ar lidera o automobilismo mundial

BMC Air Filter é líder graças à experimentação no automobilismo

Como uma marca de filtros de ar lidera o automobilismo mundial
Carregar reprodutor de áudio

Esta empresa italiana, com filiais na China e na Índia, conquista títulos mundiais todos os anos em corridas onde testa as soluções mais inovadoras desenvolvidas: o resultado alcançado é extraordinário porque a eficiência de filtragem atinge 97% dos padrões.

A BMC Air Filter é a fabricante líder mundial de filtros de ar e sistemas de admissão de ar para automobilismo e supercarros.

Esta empresa está sediada na Itália e possui três subsidiárias na China e na Índia, além de uma ampla rede de distribuição com mais de 100 pontos de venda em todo o mundo.

Nasceu há quase 50 anos (em 1973, para ser mais preciso) graças à paixão do fundador Gaetano Bergami, que é o atual presidente. A empresa começou a importar produtos japoneses: primeiro Yoshimura, depois Mikuni, Kayaba e Bridgestone. Em seguida, foi adicionada a Cosworth, a marca criada por um importante fabricante de motores inglês.

A história da BMC é muito interessante, porque não se limitou a filtros de ar e sistemas de admissão: no período de 1976 a 1984, a empresa também produziu motos de corrida que competiram na classe 1000 do Campeonato TT1, categoria equivalente à atual Superbike. Em 1979, as motos BMC ganharam o direito de competir com a Equipe Oficial Yoshimura-Suzuki nas 24 Horas de Le Mans.

A história da BMC Air Filters começou em 1995: a pedido da Scuderia Ferrari, a BMC produziu em 15 dias o protótipo dos famosos filtros de ar vermelhos BMC, usados ​​primeiro na F1 e depois no mercado de reposição.

A qualidade dos produtos é comprovada pelo fato de que os componentes da BMC equiparam monopostos de Fórmula 1 que conquistaram 14 títulos de pilotos e 15 títulos de construtores nos últimos anos. A empresa com sede em Bolonha foi bem sucedida não apenas na categoria rainha, mas também no DTM (12 títulos) e nas 24 Horas de Le Mans com Audi e Porsche (15 vitórias).

 

O mesmo nível de excelência foi alcançado nas duas rodas: desde 2005, a BMC é o fornecedora e patrocinadora oficial da Yamaha Racing, apoiando as equipes Monster Energy Yamaha na MotoGP e Yamaha WorldSBK na Superbike. Em 2021 veio o sexto título mundial com Fabio Quartararo na MotoGP.

Na temporada passada a BMC conquistou quatro títulos mundiais: para além dos já mencionados Fórmula 1 e MotoGP, é justo sublinhar os seus feitos no WRC com a Toyota e no SBK com a Yamaha. O resultado obtido com o Subaru no Super GT japonês também é muito relevante.

A experiência adquirida no mais alto nível do automobilismo, colaborando com as melhores equipes a nível internacional, permitiu à BMC transferir o conhecimento dos últimos 10 anos no mundo das corridas para a linha de produtos aftermarket, de modo a fornecer ao mercado um excelente padrão de qualidade que está em constante evolução.

E não é por acaso que supercarros como Lamborghini, Ferrari e Porsche usam um sistema de filtro BMC como padrão.

Os filtros de ar de algodão BMC são projetados e construídos por engenheiros e técnicos italianos e são usados ​​nas condições mais extremas porque devem garantir durabilidade, confiabilidade e desempenho do motor.

A BMC ampliou sua área de influência em diversos setores, não apenas automotivo, motocicletas e automobilismo. De fato, também o setor náutico e muitos outros recorrem a esta empresa líder da Emilia Romagna.

A inestimável experiência adquirida no campo das corridas, combinada com intensos testes de laboratório, tornam os produtos BMC inovadores e de ponta. Os testes de filtração são realizados de acordo com as normas internacionais (ISO 5011).

As normas estabelecem a metodologia de teste dos sistemas de filtragem e o tipo de pó a ser utilizado: estamos falando de pó com gradações particularmente finas, ou seja, valores que variam de 1 a 80 mícrons, ou seja, a milésima parte de um milímetro.

Por esta razão, os filtros de ar BMC atingiram uma eficiência de filtragem de 97% dos padrões e passaram de forma brilhante nos testes muito rigorosos realizados em cada setor.

compartilhar
comentários
Rede de hotéis Four Seasons forma parceria com Canossa Events para lançar Jornada pela Toscana
Artigo anterior

Rede de hotéis Four Seasons forma parceria com Canossa Events para lançar Jornada pela Toscana

Próximo artigo

Bia Figueiredo faz parte da Comissão Mulheres no Automobilismo da FIA

Bia Figueiredo faz parte da Comissão Mulheres no Automobilismo da FIA