VW quer bater recorde de Pikes Peak com carro elétrico
Fabricante alemã já começou desenvolvimento de carro que deverá fazer a subida em junho do ano que vem
A Volkswagen já começou a trabalhar no carro com tração integral e o projeto é considerado parte integrante do objetivo do fabricante de ter 23 veículos de rua totalmente elétricos até o ano de 2025.
O diretor da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets, disse: "A corrida Pikes Peak é um novo começo para nós, estamos desenvolvendo um carro totalmente elétrico pela primeira vez. O projeto também é um marco importante em nossa nova direção no automobilismo".
Volkswagen deixou a cena principal do automobilismo no final da temporada passada, após a crise de emissão dos carros a diesel que provocou a saída do Campeonato Mundial de Rally (WRC) depois de dominar a categoria com quatro títulos de pilotos e quatro de marcas.
Desde a saída do WRC, a marca se concentrou no desenvolvimento do Polo R5 para seus clientes. Ao mesmo tempo, a Volkswagen apoiou equipes no World Rallycross e Global Rallycross.
O Dr. Frank Welsch, membro do conselho responsável pelo desenvolvimento, disse: "Pikes Peak Hillclimb é uma das corridas de automóveis mais famosas do mundo. Representa um grande desafio e, portanto, é excelente demonstrar as capacidades das próximas tecnologias”.
"Nosso carro de corrida elétrico será equipado com tecnologia inovadora de tração e bateria. O teste de esforço extremo em Pikes Peak vai nos fornecer importantes descobertas que irão beneficiar o desenvolvimento futuro e mostrar nossos produtos e tecnologias".
Volkswagen tem sua história no Pikes Peak. Jochi Kleint levou um Golf de dois motores ao quarto lugar no evento de 1986.
A marca retornou 12 meses depois com mais potência em ambos os motores e Kleint liderou o primeiro setor, mas a suspensão do carro quebrou perto do final.
O registro atual de um carro elétrico subindo as 156 curvas e 12,42 milhas é de Rhys Millen, que parou o relógio em 8m57s118.
Sebastien Loeb ainda mantém o recorde absoluto depois de ser o primeiro piloto a baixar a marca de nove minutos, estabelecendo um recorde de 8m13s878 com um Peugeot 208 T16 Pikes Peak.
O desafio de Pikes Peak mudou significativamente em 2011, quando a última seção de cascalho foi substituída por asfalto, e desde então permaneceu assim.
Confira o recorde de Rhys Millen em Pikes Peak:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.