Robert Wickens vence primeira corrida desde acidente na Indy que o deixou paraplégico

Piloto canadense dividia o carro com Mark Wilkins, fazendo o primeiro stint da prova antes de entregar o Hyundai Elantra N para o companheiro

Robert Wickens settles into the #33 Elantra N TCR

Robert Wickens settles into the #33 Elantra N TCR

Bryan Herta Autosport

O sábado no mundo do esporte a motor terminou com um momento emocionante. Dividindo o Hyundai Elantra N com Mark Wilkins em uma corrida de duas horas em Watkins Glen, Robert Wickens venceu na classe TCR do Michelin Pilot Challenge, sendo sua primeira vitória desde o grave acidente na Indy em 2018 que o deixou paraplégico.

Devido à lesão na coluna, Wickens corre controlando aceleração e frenagem com as mãos, mesmo mantendo certa sensação nas pernas, que o permite ficar em pé por breves períodos de tempo com apoio.

Ele guiou no primeiro stint, indo de quarto para a liderança após um pit stop cedo sob bandeira amarela para novos pneus e combustíveis. Antes de entregar o carro a Wilkins, ele estendeu sua liderança para 10s.

Hyundai Elantra N Hand Controls enable Robert Wickens to utilize his throttle, brake and shifting inputs for his Elantra N TCR

Hyundai Elantra N Hand Controls enable Robert Wickens to utilize his throttle, brake and shifting inputs for his Elantra N TCR

Photo by: Bryan Herta Autosport

A vida de seu parceiro até a vitória não foi fácil, com Wickens assistindo tudo de dentro dos boxes. 

"Ficamos próximos disso tantas vezes neste ano, e nos foi tirado por coisas que não eram nossa culpa", disse Wickens à NBC. "Então conseguir com uma corrida relativamente limpa, comigo dando um susto no primeiro pit stop, mas o carro estava ótimo, nosso Hyundai estava incrível".

Wickens revelou ainda que não sabia que estava assistindo à transmissão com delay no serviço de streaming da NBC, quase um minuto atrás do que acontecia na pista.

"É um marco", disse Wickens sobre a vitória. "É a vitória mais emocionante para mim por algum motivo, porque eu estava sentado vendo a corrida, sem a adrenalina de estar no carro. Honestamente, estávamos bem no fim de semana. Tivemos um problema na classificação, mas a equipe fez tudo certo para resolver, me dando pelo menos uma volta, e tínhamos o ritmo".

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #183 - O que Alonso poderia fazer hoje em carro de ponta da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Quartararo mantém liderança, mas vê diferença cair; confira a classificação do Mundial após o GP da Holanda
Próximo artigo MotoGP: Quartararo é penalizado por incidente com Espargaró em Assen

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil