Castroneves prevê voltas a 378 km/h em Indianápolis em 2021
Piloto da Penske acredita que as velocidades de pole das 500 Milhas de Indianápolis podem ultrapassar os 235 mph, quando a Indy apresentar seu novo motor, que deve produzir mais de 900 cavalos
![Helio Castroneves, Team Penske Chevrolet](https://cdn-9.motorsport.com/images/amp/2QwBvRW6/s1000/indycar-indy-500-2018-helio-castroneves-team-penske-chevrolet-8449426.jpg)
![Ed Carpenter, Ed Carpenter Racing Chevrolet, Simon Pagenaud, Team Penske Chevrolet, Will Power, Team Penske Chevrolet pose for front row qualifying photos](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/2Gm1abl6/s300/indycar-indy-500-2018-ed-carpenter-ed-carpenter-racing-chevrolet-simon-pagenaud-team-pensk.jpg)
![Ed Carpenter, Ed Carpenter Racing Chevrolet poses for front row qualifying photos](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/Y97ze880/s300/indycar-indy-500-2018-ed-carpenter-ed-carpenter-racing-chevrolet-poses-for-front-row-quali.jpg)
![Helio Castroneves, Team Penske Chevrolet](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/6Vd9az42/s300/indycar-indy-500-2018-helio-castroneves-team-penske-chevrolet.jpg)
![Oriol Servia, Scuderia Corsa with RLL Honda](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/6gyEall2/s300/indycar-indy-500-2018-oriol-servia-scuderia-corsa-with-rll-honda.jpg)
![Josef Newgarden, Team Penske Chevrolet](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/0rQO3xP6/s300/indycar-indy-500-2018-josef-newgarden-team-penske-chevrolet.jpg)
Helio Castroneves foi o oitavo mais rápido no quali das 500 Milhas de Indianápolis, com uma média de 228 mph. Ed Carpenter estabeleceu a sua terceira pole na prova, depois de ter feito 230 mph nas suas quatro voltas de classificação.
O novo motor da Indy está programado para apresentar um V6 twin-turbo de 2.4 litros com uma meta inicial de 900 cavalos, aumentando potencialmente até 1.000cv até 2026, após o desenvolvimento ano após ano.
A Indy usou motores turboalimentados de 2.2 litros, produzindo entre 550-700 bhp desde que mudou para o chassi DW12 no início da temporada 2012.
"Quando você está falando de 900 cavalos de potência, definitivamente 230 mph provavelmente será o meio de grid", disse Castroneves. "Você vai começar a falar sobre 234, 235. É muita coisa.”
“Isso mudará a maneira como você se apresenta aqui com certeza.”
Arie Luyendyk, duas vezes vencedor da Indy 500, detém o recorde de classificação no Indianapolis Motor Speedway, em 1996, com um recorde de 237.498mph e uma média recorde de 236.986, com quatro voltas.
As velocidades de classificação estavam na faixa de 220 mph de 2004 a 2013, até que Ed Carpenter quebrou a barreira de 230 mph em 2014. Esta barreira foi vencida duas vezes em três anos, de 2015 a 2017.
O desenvolvimento do novo motor faz parte da campanha da Indy para atrair um terceiro fabricante para a série.
Os testes com o novo motor começarão no verão de 2020, antes de sua estreia na temporada de 2021.
A Indy 500 é a segunda corrida de Castroneves no ano, depois de se mudar para a IMSA SportsCar Championship pela Penske em 2018.
Ele se juntou ao time em 2000 e foi o primeiro dos pilotos de Roger a atingir a marca de 30 vitórias.
"Eu disse isso antes, eu deveria ter ficado por aqui", disse Castroneves. "Eu, definitivamente, vou ficar por aqui. Eu vou fazer amigos, continuar com a Penske, espero.”
"Mas sem dúvida, é uma ótima oportunidade."
Por Lucas Chillingsworth
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.