CEO da McLaren: Alonso teria "sucesso imenso" na Indy

Para Zak Brown, espanhol seria feliz correndo pela equipe nos Estados Unidos, mas decisão só será tomada em setembro
O CEO da Mclaren, Zak Brown, continua aguardando um posicionamento de Fernando Alonso para saber se o espanhol tem interesse em disputar uma temporada completa ou algumas provas com a equipe na IndyCar em 2020. A única certeza do mandatário é de que o bicampeão da Fórmula 1 continua sonhando em vencer as 500 Milhas de Indianápolis.
Leia também:
Brown e Sam Schmidt anunciaram na última semana que a McLaren retornará para a Indy em parceria com a Arrow Schmidt Peterson e com motores Chevrolet. Inevitavelmente o nome de Alonso surgiu nas coletivas de imprensa, mas Brown disse que ainda não teve uma conversa definitiva com o espanhol.
“Fernando continua tendo um contrato com a McLaren e obviamente é um grande amigo da empresa. Eu não acho que seu desejo de vencer a Indy 500 tenha diminuído, assim como nosso desejo de vencer com ele também não mudou. Vou me encontrar com Fernando no GP da Itália. Ele está bem informado sobre tudo que estamos fazendo na Indy já faz algum tempo”, disse o norte-americano.
“Ele não mostrou interesse – pelo menos ainda não, devo dizer – em competir em uma temporada completa da IndyCar. Ele vem de 20 anos seguidos de corridas e acho que ele quis tirar a segunda metade do ano para avaliar o que vai querer fazer no futuro”.
Mesmo sobre as 500 Milhas de Indianápolis, “ainda não existem planos”, disse Brown. “Eu acho que ele seria um talento fora de série na Indy. Eu pessoalmente acho, conhecendo Fernando e seu estilo de pilotagem tão bem quanto conheço, que ele seria imensamente bem-sucedido e bem recebido na categoria, e adoraria isso”.
“Mas Fernando é o tipo de indivíduo que você deve colocar a oportunidade em sua frente e deixar ele tomar a decisão sozinho. Vamos conversar daqui a um mês, mas não espero que esteja interessado em fazer uma temporada completa em 2020”.
Schmidt admitiu a possibilidade de a equipe ter três carros na próxima temporada, mas, no momento, a única certeza é a entrada de um piloto extra para as 500 Milhas. “Vocês viram neste ano, nós chegamos com a Arrow Schmidt Peterson com dois carros com pinturas idênticas, e esse foi o meu objetivo por um longo tempo como dono de uma equipe da IndyCar", disse Schmidt.
"No próximo ano, faremos essa transição com a influência do laranja McLaren. Eu não descartaria um terceiro carro. Com certeza teremos um a mais na Indy 500, mas acho que nossa prioridade mais importante é posicionar dois carros com pinturas idênticas e focar em todas as oportunidades que tivermos para ganhar corridas, as 500 Milhas e o campeonato. Um terceiro carro não está no radar agora, mas não descartaria a possibilidade”, finalizou Schmidt.
O Motorsport.com apurou que, apesar de a Arrow Schmidt Peterson ter anunciado a intenção de manter James Hinchdliffe para 2020, e de a estrela canadense ter confirmado nas redes sociais, os fortes laços do piloto com a Honda podem levá-lo para outra equipe equipada com os motores japoneses, já que a McLaren SPM passará a usar motores Chevrolet no ano que vem.
Brown e Schmidt disseram que o anúncio da parceria entre as marcas levou a um grande interesse de pilotos em uma vaga na nova equipe. O executivo da McLaren comentou: “O telefone tem estado muito ativo e recebendo ligações de todo tipo de pilotos”.
Schmidt acrescentou: “A primeira meta era fazer o anúncio da semana passada, e então, como Zak disse, ver como os telefones tocariam e montar uma lista. Vamos nos reunir no fim desta semana e começar a tomar algumas decisões e fazer algumas ofertas. Fiquem atentos, mas vamos demorar algumas semanas antes de fazermos qualquer anúncio”.
Retorno à Indy e sucesso na F1
A McLaren é uma das equipes mais tradicionais e poderosas de todo automobilismo. São vários campeonatos mundias conquistados na F1, entre pilotos e construtores. Relembre os melhores carros (e os piores também) na galeria abaixo:
1966: McLaren-Ford M2B

Foto de: LAT Images
1967: McLaren-BRM M4B

Foto de: LAT Images
1967-1968: McLaren-BRM M5A

Foto de: LAT Images
1968-1970: McLaren-Ford M7A

Foto de: LAT Images
1969-1971: McLaren-Ford M7C

Foto de: LAT Images
1969: McLaren-Ford M9A

Foto de: LAT Images
1970: McLaren-Alfa-Romeo M7D

Foto de: LAT Images
1970: McLaren-Ford M14D

Foto de: LAT Images
1970-1971: McLaren-Ford M14A

Foto de: LAT Images
1972-1973: McLaren-Ford M19C

Foto de: LAT Images
1973-1978: McLaren-Ford M23

Foto de: LAT Images
1976-1979: McLaren-Ford M26

Foto de: LAT Images
1979: McLaren-Ford M28

Foto de: LAT Images
1979-1981: McLaren-Ford M29F

Foto de: LAT Images
1980: McLaren M30

Foto de: LAT Images
1981-1982: McLaren-Ford MP4/1

Foto de: LAT Images
1982: McLaren-Ford MP4/1B

Foto de: LAT Images
1983: McLaren-Porsche MP4/1E

Foto de: LAT Images
1984: McLaren-Porsche MP4/2

Foto de: LAT Images
1985: McLaren-Porsche MP4/2B

Foto de: LAT Images
1986: McLaren-Porsche MP4/2C

Foto de: LAT Images
1987: McLaren-Porsche MP4/3

Foto de: Sutton Motorsport Images
1988: McLaren-Honda MP4/4

Foto de: Sutton Motorsport Images
1989: McLaren-Honda MP4/5

Foto de: Sutton Motorsport Images
1990: McLaren-Honda MP4/5B

Foto de: LAT Images
1991: McLaren-Honda MP4/6

Foto de: Sutton Motorsport Images
1992: McLaren-Honda MP4/6B

Foto de: LAT Images
1992: McLaren MP4/7A

Foto de: Sutton Motorsport Images
1993: McLaren-Ford MP4/8

Foto de: Sutton Motorsport Images
1994: McLaren-Peugeot MP4/9

Foto de: Sutton Motorsport Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10

Foto de: LAT Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10B

Foto de: LAT Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10C

Foto de: LAT Images
1996: McLaren-Mercedes MP4/11

Foto de: LAT Images
1996: McLaren-Mercedes MP4/11B

Foto de: LAT Images
1997: McLaren-Mercedes MP4/12

Foto de: LAT Images
1998: McLaren-Mercedes MP4/13

Foto de: LAT Images
1999: McLaren-Mercedes MP4/14

Foto de: LAT Images
2000: McLaren-Mercedes MP4/15

Foto de: Sutton Motorsport Images
2001: McLaren-Mercedes MP4-16

Foto de: LAT Images
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17

Foto de: DaimlerChrysler
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D

Foto de: Michael Kim
2004: McLaren-Mercedes MP4-19

Foto de: DaimlerChrysler
2005: McLaren-Mercedes MP4-20

Foto de: McLaren
2006: McLaren-Mercedes MP4-21

Foto de: Sutton Motorsport Images
2007: McLaren-Mercedes MP4-22

Foto de: Sutton Motorsport Images
2008: McLaren-Mercedes MP4-23

Foto de: Sutton Motorsport Images
2009: McLaren-Mercedes MP4-24

Foto de: Sutton Motorsport Images
2010: McLaren-Mercedes MP4-25

Foto de: Sutton Motorsport Images
2011: McLaren-Mercedes MP4-26

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2012: McLaren-Mercedes MP4-27

Foto de: Sutton Motorsport Images
2013: McLaren-Mercedes MP4-28

Foto de: Sutton Motorsport Images
2014: McLaren-Mercedes MP4-29

Foto de: Sutton Motorsport Images
2015: McLaren-Honda MP4-30

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: McLaren-Honda MP4-31

Foto de: McLaren
2017: McLaren-Honda MCL32

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2018: McLaren-Renault MCL33

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
2019: McLaren-Renault MCL34

Foto de: McLaren

Artigo anterior
McLaren fará temporada completa na Indy em parceria com Arrow SPM
Próximo artigo
Pietro Fittipaldi quer futuro no DTM, não volta à IndyCar

Sobre esta matéria
Categoria | IndyCar |
Pilotos | Fernando Alonso , James Hinchcliffe |
Equipes | McLaren , Schmidt Peterson Motorsports |
Autor | David Malsher |