Últimas notícias

Fernandez quer piloto local para sucesso da Indy no México

Último herói mexicano na Indy, Adrian Fernandez, advertiu que a categoria precisa ter um de seus compatriotas em tempo integral na série para uma corrida na Cidade do México florescer

Adrian Fernandez

Adrian Fernandez

Fernandez Racing

Adrian Fernandez
Esteban Gutierrez, Dale Coyne Racing Honda
Adrian Fernandez
Esteban Gutierrez, Dale Coyne Racing Honda
Adrian Fernandez
Adrian Fernandez
Esteban Gutierrez, Dale Coyne Racing Honda
Esteban Gutierrez, Dale Coyne Racing Honda

Adrian Fernandez venceu o campeonato mexicano de Fórmula 3 em 1991, antes de se mudar para os Estados Unidos para competir na Indy Lights, onde terminou em terceiro lugar no campeonato. Ele ganharia 11 corridas na Indy, terminando em segundo lugar no campeonato da CART em 2000.

Agora, a IndyCar ainda está negociando com os controladores da pista da Cidade do México, a Corporação Interamericana de Entretenimento (CIE), um retorno da pista no próximo ano. Mas Fernandez advertiu que para a IndyCar recuperar o seu apelo, precisa ter um piloto mexicano na categoria em tempo integral, e não apenas um com participações esporádicas.

"Um piloto de meio período que tivesse um assento talvez apenas para essa corrida não seria bom para a categoria e não é bom para o piloto mostrar o melhor que puder”.

"A razão pela qual as corridas da Indy costumavam ter tal sucesso no México era porque os fãs começaram a me seguir de volta quando estava na Indy Lights. Então eu entrei na Indy em 1993 e, como novato, meus companheiros de equipe na equipe Galles foram Al Unser Jr. e Danny Sullivan, pilotos muito bem sucedidos - campeões e vencedores da Indy 500”.

"E então, a euforia em torno das corridas da Indy no México tornou-se muito grande. Então, quando chegamos em Monterrey primeiro, em 2001, foi um grande sucesso; TV nacional e jornalistas estavam me seguindo, e os fãs também me seguiram”.

"Então, quando fomos para a Cidade do México no ano seguinte, foi um sucesso ainda maior. Tivemos grandes multidões e, apesar de me apoiarem, eles não conheciam apenas a mim, mas também estavam familiarizados com os outros pilotos porque seguiram a categoria na TV”.

"Então, por enquanto, a única parte negativa [de IndyCar voltando ao México] é que os habitantes locais realmente não conhecem todos os drivers atuais, como eles fizeram naquela época, porque eles não viram os mexicanos em IndyCar muito, então eles não têm estava seguindo a série ".

Enquanto Sebastien Bourdais se recuperou de seu acidente no treino para a Indy 500 deste ano, Esteban Gutierrez foi recrutado pela Dale Coyne Racing-Honda por sete corridas. O ex-piloto da Fórmula 1 e piloto de testes da Ferrari é o único piloto mexicano disponível que está pronto para competir na IndyCar, de acordo com Fernandez.

"Eu não estou trabalhando com Esteban, não sou mais seu agente. Mas ele é um bom amigo meu e eu sei que ele quer correr na Indy e se a corrida do México acontecer, seria perfeito para ele estar lá”.

"Eu realmente não sei de outro piloto pronto para entrar na Indy. Pato O'Ward foi muito impressionante na Pro Mazda e nas poucas corridas que ele fez na Indy Lights também. Mas ele não completou a temporada e não sei quais são seus planos, embora seja ótimo para ele chegar.

"Então, Esteban é a escolha óbvia por enquanto ... a menos que eu possa renascer! Mas, sério, voltamos a esse fato onde precisamos de Esteban lá em tempo integral. A mídia, os fãs, eles só viram Esteban na IndyCar por um pouco. Então, ter um piloto para apenas uma corrida não fará do evento um sucesso”.

"Gostaria que a Indy voltasse ao México, mas no caminho certo. Se eles estão esperando um milagre imediatamente, ficarão desapontados, posso dizer-lhe agora mesmo. Talvez a corrida não volte na próxima temporada, mas em dois anos, quando as pessoas estão ficando entusiasmadas com a série novamente e Esteban estiver nela e tem mais experiência”.

"Ele é muito simpático, tem muito sucesso, e é bem conhecido. Mas mesmo quando eu estava correndo, se eu não tivesse sido acompanhado pela TV e mídia, nada teria acontecido, os eventos não teriam sido populares. Então você precisa disso e, para conseguir, você precisa de um piloto mexicano que esteja correndo toda a temporada".

A menos que um patrocinador possa persuadir as equipes a expandir e executar um carro extra, as melhores opções de Gutierrez parecem ser um retorno com Coyne, ou Ed Carpenter Racing compartilhando o carro # 20 com o proprietário da equipe ou aberturas possíveis com as (ainda não confirmadas) Harding Racing ou Carlin Racing.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior De Ferran: "Castroneves é um dos grandes da Indy"
Próximo artigo Foyt confirma gaúcho Leist ao lado de Kanaan na Indy

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil