Indy 500 não deve passar de 34 carros; veja lista provisória
Nem Chevrolet nem Honda buscam equipar mais do que 17 carros cada para a centésima edição das 500 Milhas de Indianápolis; entretanto, as duas fabricantes não descartaram entradas extras, que seriam analisadas caso a caso
As 500 Milhas de Indianápolis, uma das provas mais tradicionais do mundo do esporte a motor, não deve ter mais do que 34 inscritos para a centésima edição, segundo apurou o Motorsport.com. Embora muito tenha sido falado sobre 38 inscrições para a prova deste ano, 34 inscritos é o máximo que deve ser visto em Indianápolis.
Caso tal número seja atingido, o Bump Day - última chance para conseguir uma vaga no grid - será realizado, mas somente um carro ficará de fora da prova, já que são 33 as vagas no grid da Indy 500.
O presidente de competições da Indy, Jay Frye, no entanto, disse ao Motorsport.com que o contrato com as fabricantes de motores falam em mínimo de inscrições, não em um limite. “Nossos contratos com as fabricantes é baseado em exigências mínimas, não em limites. Os contratos exigem, no mínimo, 17 carros de cada, mas eles estão liberados para inscrever mais do que isso. Nossa função é garantir que o grid tenha 33 carros", disse.
Tanto Honda quanto Chevrolet disseram que estão abertas a novas inscrições, desde que os interessados apresentem um programa concreto e tenham o financiamento suficiente, mas nenhuma indicou ter sido abordada por prospectos atrativos até este mês.
“Colocaremos, como sempre, 17 motores no grid. Poderíamos ir além, dependendo do programa que nos procurasse. Mas o fator limitante, para ser honesto, é ter pessoal para colocar os carros na pista", disse Art St. Cyr, presidente da Honda Performance Development.
Mark Kent, diretor de competição da Chevrolet, não foi tão específico quanto Cyr. "Nós valorizamos muito nossa parceria com a Indy e compartilhamos o objetivo de fazer destas 500 Milhas de Indianápolis algo especial. Logo, enquanto seguimos nosso plano de dar suporte a 17 inscrições, estamos abertos para mais entradas caso elas apareçam", afirmou.
Lista provisória
Segundo apurou o Motorsport.com, a lista provisória para a centésima edição da Indy 500 contém as inscrições da tabela abaixo. Os brasileiros confirmados na prova são Helio Castroneves, na Penske, e Tony Kanaan, na Ganassi.
O terceiro piloto da Schmidt Peterson ainda não foi indicado e 34ª inscrição provavelmente virá da AFS Racing, embora o time possa alugar a vaga para terceiros. Se a equipe permanecer com a inscrição, Sebastian Saavedra é o favorito para ocupar o carro.
Confira a lista provisória para a centésima edição da Indy 500:
Piloto | Equipe | Motor |
Helio Castroneves | Penske | Chevrolet |
Will Power | Penske | Chevrolet |
Juan Pablo Montoya | Penske | Chevrolet |
Simon Pagenaud | Penske | Chevrolet |
Scott Dixon | Chip Ganassi | Chevrolet |
Tony Kanaan | Chip Ganassi | Chevrolet |
Max Chilton | Chip Ganassi | Chevrolet |
Charlie Kimball | Chip Ganassi | Chevrolet |
Marco Andretti | Andretti | Honda |
Ryan Hunter-Reay | Andretti | Honda |
Carlos Munoz | Andretti | Honda |
Alexander Rossi | Andretti–Herta | Honda |
Townsend Bell | Andretti | Honda |
Mikhail Aleshin | Schmidt Peterson | Honda |
James Hinchcliffe | Schmidt Peterson | Honda |
A ser anunciado | Schmidt Peterson | Honda |
Conor Daly | Dale Coyne | Honda |
Luca Filippi | Dale Coyne | Honda |
Pippa Mann | Dale Coyne | Honda |
Bryan Clauson | Dale Coyne | Honda |
Sebastien Bourdais | KVSH Racing | Chevrolet |
Matt Brabham | KVSH Racing-Team Murray | Chevrolet |
Katherine Legge | KVSH Racing-Grace | Chevrolet |
Ed Carpenter | Ed Carpenter | Chevrolet |
Josef Newgarden | Ed Carpenter | Chevrolet |
JR Hildebrand | Ed Carpenter | Chevrolet |
Takuma Sato | AJ Foyt | Honda |
Jack Hawksworth | AJ Foyt | Honda |
Alex Tagliani | AJ Foyt | Honda |
Sage Karam | Dreyer & Reinbold/Kingdom | Chevrolet |
Buddy Lazier | Lazier Partners | Chevrolet |
Spencer Pigot | Rahal Letterman Lanigan | Honda |
Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan | Honda |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.