Indy 500: Sato lidera outro treino e Grosjean sobrevive a sustos; Castroneves é P22 e Kanaan P29
Multicampeão da categoria norte-americana de monopostos, Dixon terminou o dia em segundo; veja tabela


Vencedor das 500 Milhas de Indianápolis e piloto da Dale Coyne na IndyCar, o japonês Takuma Sato voltou a liderar um treino para a edição de 2022 da Indy 500. É a segunda liderança do ex-Fórmula 1 em três sessões práticas em Indiana, já que ontem a atividade foi suspensa por causa da chuva.
Impulsionado pelo motor Honda, Sato fez volta com velocidade média de 226.519 milhas ao longo de 39s5572 no oval de 2.5 milhas. O segundo colocado foi o multicampeão Scott Dixon, neozelandês da Chip Ganassi-Honda que fez seu giro na casa de 227.335 milhas.
Quem também chamou a atenção foi Romain Grosjean, da Andretti-Honda. O francês ex-F1 passou perto do muro em várias oportunidades, mas não se intimidou e terminou o dia com a 23º colocação.
Outro destaque foi Jimmie Johnson, norte-americano da Chip Ganassi. O astro da NASCAR terminou em quinto e foi quem mais completou voltas, registrando 153 giros no Indianapolis Motor Speedway (IMS).
Entre os brasileiros, o mais bem colocado foi Hélio Castroneves. Tetracampeão da icônica prova norte-americana, o piloto da Meyer Shank-Honda foi 22º, enquanto Tony Kanaan, campeão da IndyCar em 2004 e vencedor da Indy 500 em 2013, foi o 29º com a Chip Ganassi. Veja a tabela:
Pos | # | Piloto | Tempo | Diferença | Gap | Voltas | Velocidade | Motor | Equipe |
1 | 51 | Takuma Sato | 39.5572 | 39.5572 | 0.000 | 117 | 227.519 | Honda | Dale Coyne Racing w/RWR |
2 | 9 | Scott Dixon | 39.5891 | 0.0319 | 0.0319 | 116 | 227.335 | Honda | Chip Ganassi Racing |
3 | 18 | David Malukas | 39.6705 | 0.1133 | 0.0814 | 126 | 226.869 | Honda | Dale Coyne Racing with HMD |
4 | 11 | JR Hildebrand | 39.6745 | 0.1173 | 0.0040 | 107 | 226.846 | Chevy | AJ Foyt Enterprises |
5 | 48 | Jimmie Johnson | 39.7510 | 0.1938 | 0.0765 | 153 | 226.409 | Honda | Chip Ganassi Racing |
6 | 5 | Pato O'Ward | 39.8146 | 0.2574 | 0.0636 | 98 | 226.048 | Chevy | Arrow McLaren SP |
7 | 8 | Marcus Ericsson | 39.8342 | 0.2770 | 0.0196 | 128 | 225.937 | Honda | Chip Ganassi Racing |
8 | 7 | Felix Rosenqvist | 39.8604 | 0.3032 | 0.0262 | 102 | 225.788 | Chevy | Arrow McLaren SP |
9 | 60 | Simon Pagenaud | 39.8926 | 0.3354 | 0.0322 | 104 | 225.606 | Honda | Meyer Shank Racing |
10 | 33 | Ed Carpenter | 39.9125 | 0.3553 | 0.0199 | 78 | 225.493 | Chevy | Ed Carpenter Racing |
11 | 4 | Dalton Kellett | 39.9189 | 0.3617 | 0.0064 | 137 | 225.457 | Chevy | AJ Foyt Enterprises |
12 | 21 | Rinus VeeKay | 39.9542 | 0.3970 | 0.0353 | 92 | 225.258 | Chevy | Ed Carpenter Racing |
13 | 30 | Christian Lundgaard | 39.9559 | 0.3987 | 0.0017 | 93 | 225.248 | Honda | Rahal Letterman Lanigan Racing |
14 | 45 | Jack Harvey | 39.9863 | 0.4291 | 0.0304 | 87 | 225.077 | Honda | Rahal Letterman Lanigan Racing |
15 | 98 | Marco Andretti | 40.0061 | 0.4489 | 0.0198 | 92 | 224.966 | Honda | Andretti Herta Autosport w/ Marco & Curb |
16 | 26 | Colton Herta | 40.0128 | 0.4556 | 0.0067 | 128 | 224.928 | Honda | Andretti Autosport |
17 | 3 | Scott McLaughlin | 40.0396 | 0.4824 | 0.0268 | 51 | 224.777 | Chevy | Team Penske |
18 | 20 | Conor Daly | 40.0400 | 0.4828 | 0.0004 | 84 | 224.775 | Chevy | Ed Carpenter Racing |
19 | 14 | Kyle Kirkwood | 40.0428 | 0.4856 | 0.0028 | 102 | 224.760 | Chevy | AJ Foyt Enterprises |
20 | 10 | Alex Palou | 40.0810 | 0.5238 | 0.0382 | 122 | 224.545 | Honda | Chip Ganassi Racing |
21 | 12 | Will Power | 40.1204 | 0.5632 | 0.0394 | 52 | 224.325 | Chevy | Team Penske |
22 | 06 | Helio Castroneves | 40.1250 | 0.5678 | 0.0046 | 94 | 224.299 | Honda | Meyer Shank Racing |
23 | 28 | Romain Grosjean | 40.1352 | 0.5780 | 0.0102 | 117 | 224.242 | Honda | Andretti Autosport |
24 | 77 | Callum Ilott | 40.1742 | 0.6170 | 0.0390 | 72 | 224.024 | Chevy | Juncos Hollinger Racing |
25 | 6 | Juan Pablo Montoya | 40.1754 | 0.6182 | 0.0012 | 67 | 224.018 | Chevy | Arrow McLaren SP |
26 | 23 | Santino Ferrucci | 40.1932 | 0.6360 | 0.0178 | 57 | 223.918 | Chevy | Dreyer & Reinbold |
27 | 15 | Graham Rahal | 40.2140 | 0.6568 | 0.0208 | 75 | 223.803 | Honda | Rahal Letterman Lanigan Racing |
28 | 27 | Alexander Rossi | 40.2403 | 0.6831 | 0.0263 | 50 | 223.656 | Honda | Andretti Autosport |
29 | 1 | Tony Kanaan | 40.2503 | 0.6931 | 0.0100 | 105 | 223.601 | Honda | Chip Ganassi Racing |
30 | 24 | Sage Karam | 40.2584 | 0.7012 | 0.0081 | 31 | 223.556 | Chevy | Dreyer & Reinbold |
31 | 2 | Josef Newgarden | 40.2754 | 0.7182 | 0.0170 | 57 | 223.461 | Chevy | Team Penske |
32 | 29 | Devlin DeFrancesco | 40.3239 | 0.7667 | 0.0485 | 110 | 223.193 | Honda | Andretti Steinbrenner Autosport |
33 | 25 | Stefan Wilson | 40.5254 | 0.9682 | 0.2015 | 110 | 222.083 | Chevy | DragonSpeed/Cusick Motorsports |
Ex-chefe de motores da Renault na F1 aponta favoritismos para o GP da Espanha; confira
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST #178: Será o fim da linha para Vettel e Alonso na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
- Spotify
- Deezer
- Apple Podcasts
- Google Podcasts
- Amazon Music

Indy: Sato é o mais rápido do primeiro dia de ensaio para Indy 500; Kanaan é 9º
Indy: Início de quali da Indy 500 é antecipado por causa do mau tempo
