Power vence corrida maluca em Sonoma e Helinho amplia vantagem
Brasileiro chegou em 7º, mas se deu bem com punição polêmica para Scott Dixon, que derrubou dois mecânicos da rival Penske
Em uma prova cheia de alternativas, punições, reclamações e incidentes, incluindo um “atropelamento” duplo de mecânico, Will Power voltou a vencer na Indy depois de mais de um ano neste domingo em Sonoma. O piloto aproveitou uma controversa punição ao neozelandês Scott Dixon, que na última parada nos boxes, acabou derrubando dois mecânicos da própria equipe Penske, de Power.
A dúvida que ficou é se um dos mecânicos de Power teria ou não atrapalhado propositalmente a volta de Dixon à pista. Após a punição, Dixon voltou em 21º e ainda conseguiu terminar em 15º. Bom para o brasileiro Helio Castroneves, também da Penske, que chegou em 7º e ampliou a diferença em relação ao piloto da Ganassi para 39 pontos.
Dixon, que liderou boa parte da corrida e era favorito à vitória, deixou a prova bastante contrariado. “Acho que o mecânico fez de propósito. Após trocar os pneus de Power, ele veio na direção do meu carro. Não dá para entender essa punição”, reclamou o piloto.
Em segundo lugar na corrida chegou o britânico Justin Wilson e Dario Franchitti completou o pódio. Marco Andretti foi o quarto colocado e após a corrida levou uma bronca de Roger Penske, pelos constantes toques em Helio Castroneves. Em quinto ficou Simon Pagenaud e Ryan Hunter-Reay foi o sexto. Tony Kanaan chegou na 13ª posição.
Apesar do bom tempo em Sonoma, a corrida já começou acidentada logo na largada, quando Helio Castroneves foi para cima de Ryan Hunter-Reay e acabou sobrando para Charlie Kimball, que tocou no brasileiro, rodou e parou no meio da pista, provocando a primeira bandeira amarela da prova.
Na nova largada, Dario Franchitti manteve a ponta e Will Power foi para cima de Scott Dixon, que defendeu bem. Na manobra, Power acabou perdendo a linha e foi ultrapassado por Hunter-Reay e Helio Castroneves. Tony Kanaan, que largou em 16º, já aparecia em 7º.
Na relargada, Franchitti novamente manteve a ponta, seguido por Dixon e Hunter-Reay. Em briga caseira, Power passou Helinho e assumiu a quarta colocação. Tony também perdeu duas posições, para Marco Andretti e Simon Pagenaud. Na volta 17, Bourdais provocou mais um acidente, desta vez acertando Simona de Silvestro.
Nova bandeira amarela e vários pilotos aproveitaram para ir aos boxes. Com isso, Hunter-Reay, que permaneceu na pista, ficou na liderança, seguido por Justin Wilson e Sebastien Saavedra. Uma rodada de JR Hildebrand provocou nova bandeira amarela na volta 21. Antes, Graham Rahal já havia rodado, mas continuou na prova.
Com mais essa amarela, Hunter-Reay resolveu parar e Justin Wilson assumiu a ponta. Entre os pilotos que começaram na frente, Scott Dixon era o mais bem colocado, em quinto. Franchitti estava em sexto, seguido por Will Power. Helio era só o 11º e Hunter-Reay, o 22º.
Após a relargada, Saavedra acertou Hinchcliffe, que conseguiu permanecer na prova. O colombiano foi punido. Dixon e Power aproveitaram para escalar o grid e assumiram respectivamente os segundo e terceiro lugares. Franchitti era o quarto e Helinho o sétimo. Wilson permanecia na ponta.
Tony Kanaan levou uma punição por provocar um acidente e, após nova bandeira amarela, desta vez provocada por James Jakes, Dixon assumiu a ponta, ultrapassando Justin Wilson. Will Power manteve a terceira posição, à frente de Franchitti. O australiano logo assumiu a segunda posição, ultrapassando Wilson e Helinho subiu para quinto. O brasileiro ganhou mais uma posição na volta 38, quando Wilson foi para os boxes.
Na volta 43, já na metade da prova, Helinho foi ultrapassado por Marco Andretti, enquanto Will Power e depois Scott Dixon pararam nos boxes. Helinho, Franchitti e Marco também pararam e Tony Kanaan assumiu o primeiro lugar. No retorno deles à pista, Justin Wilson passou Will Power e colou em Scott Dixon.
Na 51ª, das 85 voltas, Kanaan parou e voltou em 12º. Logo depois foi a vez de Hinchcliffe, que estava na liderança. Dixon voltou pra ponta, seguido por Justin Wilson, Will Power, Franchitti, Marco Andretti e Helio Castroneves. Hinchcliffe começava uma reação e já estava em quarto, quando Newgarden ficou parado na área de escape e provocou nova bandeira amarela.
Os líderes foram para os boxes e na confusão, o carro de Scott Dixon acabou derrubando dois mecânicos de Will Power. O neozelandês voltou na ponta, seguido por Power, Franchitti, Wilson, Hinchcliffe e Helio. Tony era o 9º e Hunter-Reay, o décimo.
Scott Dixon, porém, acabou punido pelo incidente nos boxes e teve a corrida destruída, voltando em 21º. Isto só não foi melhor para o brasileiro Helio Castroneves, porque na relargada ele perdeu várias posições e caiu para 8º. Na ponta estava Will Power, seguido por Justin Wilson e Dario Franchitti.
Faltando apenas sete voltas para o final, nova bandeira amarela, após acidente com Charlie Kimball, Ed Carpenter e Takuma Sato.Na relargada, Will Power manteve a ponta e Ryan Hunter-Reay ultrapassou Helinho.
A próxima etapa da Indy será no próximo final de semana, em Baltimore.
Resultado final em Sonoma:
1º) Will Power (Penske-Chevrolet), 85 voltas
2º) Justin Wilson (Dale Coyne-Honda), a 1s193
3º) Dario Franchitti (Chip Ganassi-Honda), 3s403
4º) Marco Andretti (Andretti-Chevrolet). a 4s126
5º) Simon Pagenaud (Schmidt Hamilton-Honda), a 4s704
6º) Ryan Hunter-Reay (Andretti-Chevrolet),a 5s107
7º) Hélio Castroneves (Penske-Chevrolet), a 8s538
8º) James Hinchcliffe (Andretti-Chevrolet), a 9s023
9º) Simona de Silvestro (KV-Chevrolet), 9s285
10º) Sébastien Bourdais (Dragon-Chevrolet), a 11s208
11º) Graham Rahal (RLL-Honda), a 12s035
12º) Tristan Vautier (Schmidt Peterson-Honda), a 15s105
13º) Tony Kanaan (KV-Chevrolet), a 17s760
14º) Ernesto Viso (Andretti-Chevrolet), a 18s520
15º) Scott Dixon (Chip Ganassi-Honda), a 20s216
16º) J. R. Hildebrand (BHA-Honda), a 20s761
17º) Ryan Briscoe (Panther-Chevrolet), a 29s478
18º) James Davison (Dale Coyne-Honda), a 43s776
19º) Ed Carpenter (Carpenter-Chevrolet), a 1 volta
20º) Charlie Kimball (Chip Ganassi-Honda), a 2 voltas
Não completaram: Sebastián Saavedra, Lucas Luhr, Takuma Sato, Josef Newgarden, James Jakes
Classificação do campeonato:
1º) Helio Castroneves, 479 pontos
2º) Scott Dixon, 440
3º) Ryan Hunter-Reay, 417
4º) Marco Andretti, 409
5º) Simon Pagenaud, 380
11º) Tony Kanaan, 331
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.