Sem Pocono e com Richmond, IndyCar revela calendário de 2020
Mais importante categoria norte-americana de monopostos divulga provas da próxima temporada
Após o polêmico acidente envolvendo Takuma Sato, Alexander Rossi, Ryan Hunter-Reay e companhia na etapa de Pocono desta temporada, a IndyCar acaba de anunciar que a pista não está no calendário da categoria para o ano que vem. O circuito substituto é o de Richmond, que voltará ao principal campeonato norte-americano de monopostos pela primeira vez desde 2009. Disputada à noite, prova será a 11ª de 17 compromissos agendados.
O CEO da IndyCar, Mark Miles, declarou: “Temos o prazer de retornar à região do Meio-Atlântico, que sabemos estar cheia de fãs da IndyCar. Também estamos animados em voltar ao histórico Richmond, que foi recentemente repaginado com um projeto de reconstrução de US $ 30 milhões. Isso modernizou o circuito interno para uma melhor experiência dos fãs".
O presidente da pista, Dennis Bickmeier, acrescentou: “A história do Richmond Raceway no automobilismo remonta a 1946, quando a pista sediou dois eventos do AAA Championship Car. Depois de hospedar a Indy de 2001 a 2009, agora esperamos o retorno da IndyCar como parte de um festival de velocidade no Meio-Atlântico de 26 a 27 de junho de 2020”.
O calendário também tem outras alterações notáveis. O Circuito das Américas, no Texas, deixa de ser a segunda prova do ano e passa a ser a quarta. Já a etapa de Mid-Ohio será atrasada para meados de agosto, deixando um intervalo de três semanas após a corrida disputada em Iowa. A mudança se deve aos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.
Outro intervalo alterado está entre a penúltima e a última rodada, novamente em Portland e Laguna Seca, respectivamente, que foi reduzido de três semanas para duas. A composição do cronograma deixa a IndyCar em 2020 correndo em sete pistas permanentes, cinco circuitos de rua e cinco ovais.
Calendário de provas da IndyCar em 2020
15 de março: St. Petersburg
05 de abril: Birmingham, Alabama
19 de abril: Long Beach
26 de abril: Circuito das Américas
09 de maio: Indianápolis Road Course
24 de maio: 500 Milhas de Indianápolis
30 de maio: Detroit 1
31 de maio Detroit 2
06 de junho: Texas Motor Speedway
21 de junho: Road America
27 de junho: Richmond Raceway
12 de julho: Toronto, Canadá
18 de julho: Iowa Speedway
16 de agosto: Mid-Ohio Sports Car Course
22 de agosto: Gateway
6 de setembro: Portland International Raceway
20 de setembro: Laguna Seca
Etapa de Portland de 2019
A prova acontece neste domingo e pode ser decisiva para a definição do vencedor do atual campeonato. No entanto, os principais concorrentes - Josef Newgarden, Alexander Rossi, Simon Pagenaud e Scott Dixon - largam no meio do bolo. Os brasileiros Tony Kanaan e Matheus Leist também não tiveram sorte na classificação e começam do fundo do grid. O pole foi Colton Herta, novato prodígio e recordista da categoria norte-americana de monopostos.
Gerações estelares de clãs da IndyCar
A expectativa pelo futuro de Herta já é uma realidade mais do que palpável, uma vez que o norte-americano vem dando dor de cabeça aos consagrados veteranos da Indy. O jovem também representa mais um episódio de envolvimento de diferentes gerações de uma mesma família na categoria. Entre os clãs, está o do brasileiro Emerson Fittipaldi, bicampeão da Fórmula 1 e das 500 Milhas de Indianápolis, e seu sobrinho Christian, vice-campeão da Indy 500. Confira abaixo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.