Relato da corrida

Com maior público em Indianápolis, Stoneman ganha por 0s002

Em dia de público recorde, prova da Indy Lights tem chegada mais apertada da história no oval que recebe a centésima edição das 500 Milhas de Indianápolis no próximo domingo

Dean Stoneman, Andretti Autosport race winner

Dean Stoneman, Andretti Autosport race winner

Indylights

Na prova de recorde de público da Indy Lights, com mais de 100 mil presentes ao Indianapolis Motor Speedway, o vencedor foi definido por apenas 0s002. Foi a chegada mais próxima da história da categoria de acesso à Indycar.

Foi o aperitivo ideal para a centésima edição da Indy 500, com o britânico Dean Stoneman conquistando a vitória nesta sexta-feira (27) para a equipe de Mario Andretti.

O começo da prova foi turbulento. Com o pelotão desalinhado na volta de largada, a direção de prova determinou a largada sob bandeira amarela. Depois de um par de giros, o grid entrou em posição e na abertura da volta 3 veio a bandeira verde.

Ed Jones segurou a liderança partindo da pole. Na reta oposta, Felix Serralles passou Santiago Urrutia por fora e assumiu o segundo lugar, trazendo no vácuo Dean Stoneman. Mas escapada de Kyle Kaiser com o carro #18 na saída da curva 4 chamou nova intervenção do Pace Car.

A relargada foi dada na sétima volta, com Stoneman assumindo a vice-liderança por fora sobre Serralles na entrada da curva 1, para depois assumir a ponta na curva 4. Mas Ed Jones deu o troco na reta principal, trazendo junto RC Enerson, que passou a desafiar Stoneman.

Mas na volta 11 o britânico enfim conseguiu deixar Jones para trás. RC Enerson também queria o sabor de liderar no principal circuito oval do mundo, emparelhando a cada volta com o carro #27. Sem conseguir executar a manobra porém, ele perdeu ação na altura da volta 15.

O pelotão então se acomodou, e, na 25ª passagem, os cinco primeiros eram Stoneman, Jones, Shelby Blackstock, Juand Piedrahita e Urrutia. Na abertura da volta 27, Jones passou Stoneman por fora na entrada da curva 1 –para na passagem seguinte novamente trocarem de posição no mesmo ponto. Logo atrás, Piedrahita deixou Blackstock para trás e parecia disposto a entrar na disputa pela liderança.

Então na volta 29 novamente veio uma bandeira amarela, provocada por rodada de Santiago Urrutia. Dalton Kellett herdou sua posição no top-5.

A disputa recomeçou com bandeira verde na 32ª passagem, com Jones novamente passando Stoneman por fora na entrada da curva 1. Na volta seguinte, posições invertidas na reta principal, com os dois primeiros trabalhando no vácuo e abrindo do resto do pelotão.

Mas Piedrahita veio para o jogo na volta 35: achou espaço por dentro de Jones e avançou para segundo. No giro seguinte emparelhou com Stonemana volta inteira e tinha ação para passar. Mas o carro #77, do sul-coreano Heamin Choi, estacionou na parte interna da curva 2 após contato com o muro externo, chamando mais uma bandeira amarela a quatro giros para o fim.

A corrida, então, resumia-se à volta final, a última com bandeira verde. Piedrahita vacilou tentando aquecer os pneus e quase tomou o caminho dos boxes. Jones agradeceu e passou Stoneman por fora na curva 1. O britânico devolveu a manobra por fora e os dois cruzaram a linha emparelhados. A diferença foi de 0s0024 em favor do carro #27.

“Foi uma corrida fantástica, um final incrível! Minha primeira vez nesta pista e ganhei hoje. Foi um final maravilhosos e agradeço ao time pelo carro que me colocaram hoje. É um dia para ficar na memória”, disse Stoneman.

“É frustrante perder uma corrida assim, depois de trocarmos de posições tantas vezes ao longo da prova. Passei na última volta na curva 1 e decidi ficar por dentro, ele teve a felicidade de vir por fora e passou no fim, carregando um pouco mais de velocidade”, contou Ed Jones.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Nelsinho Piquet é obrigado a abandonar novamente em sua segunda prova na Indy Lights
Próximo artigo Campeão da F3 Inglesa, Leist vai para Indy Lights

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil