Com Massa e Doria, encontro encaminha Mundial de Kart no Brasil
Em evento realizado nesta quarta-feira, governo paulista reuniu comissão organizadora e investidores para viabilizar logística
Conforme antecipado pelo Motorsport.com, o Brasil está muito perto de receber o Campeonato Mundial de Kart pela primeira vez em 2020. É o que afirmam Felipe Massa, presidente da Comissão Internacional de Kart (CIK-FIA), e João Doria (PSDB), governador de São Paulo.
Em reunião no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta-feira, o tucano apresentou a comissão organizadora do campeonato a investidores privados, com o intuito de viabilizar o financiamento logístico da iniciativa.
Além de Massa e Doria, também estiveram presentes Ricardo Gracia, dono do Speedpark, kartódromo que receberá a competição em Birigui (SP), e Cacá Bueno, piloto da Stock Car e integrante do projeto.
O governador paulista destacou a importância da empreitada: "Estaremos trazendo equipes do mundo todo, ajudando o kartismo brasileiro a formar novos campeões e, quem sabe, abrindo um portal de entrada para a Fórmula 1".
Ex-piloto da Ferrari na F1, Massa reforçou o discurso de Doria: "Eu estou aqui, junto com o governador, para tentar fazer com que o Brasil e o estado de São Paulo abracem essa causa de trazer o campeonato mundial para cá".
O piloto da Venturi na Fórmula E continuou: "Foi uma ideia minha desde o começo. Sou o presidente da CIK-FIA e tive essa ideia pensando não só no Brasil, mas no kart em geral. Temos que tentar levar [o mundial] para países importantes em todo o mundo".
Articulador político da comissão organizadora no âmbito da comunicação, Bueno fez a interlocução com a Rede Globo, que transmitirá o evento. "Eu trabalho dedicando meu tempo em prol do futuro do nosso automobilismo dentro da área de comunicação e experiências, com captação de patrocínios e montagem do projeto, mais na área de comunicação", disse.
"Logicamente fiz parte das conversas com Globo e SporTV, minha responsabilidade é conseguir o maior retorno possível em todos os meios de comunicação. Mas claro que é um passo importante a gente já ter uma carta assinada de um grande canal", detalhou o pentacampeão da Stock Car e piloto da Cimed.
Dono do Speedpark, Gracia falou sobre os próximos passos para a confirmação do evento: "Nós estamos agora na reta de captação dos recursos com as vendas das cotas de patrocínio". Os pacotes são: gold (uma cota no valor de R$ 1.700.000,00); silver (três cotas no valor de R$ 1.000.000,00); bronze (cinco cotas no valor de R$ 500.000,00).
"A busca agora é para que a gente possa viabilizar toda essa logística para trazer os equipamentos da Europa para cá. A gente acredita que consiga fechar as cotas até o final deste mês e dar o sinal verde para a FIA para que ela realmente nos indique como sede oficial".
Mundial, Brasileiro e Paulista
O Campeonato Mundial de Kart de 2020 deve acontecer entre os dias 15 e 18 de outubro. A comissão organizadora estima a participação de 250 pilotos de 42 países. Antes, devem ocorrer os campeonatos paulista e brasileiro, também em Birigui, conforme explica Gracia.
"Não é só o Mundial, teremos também o Paulista, o Nacional e a seleção brasileira de kart. Então é um grande pacote, o maior do nosso automobilismo para o ano que vem", disse o empresário, que destacou a parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
"A CBA que teve a iniciativa da seleção. Quero agradecer ao presidente Waldner Bernardo, o Dadai, que também cedeu o Brasileiro para o estado de São Paulo no ano que vem, uma vez que estiver confirmado o Mundial".
João Doria, Felipe Massa, Ricardo Gracia e Cacá Bueno
O campeonato nacional deve ocorrer em julho de 2020. De acordo com a comissão organizadora do Mundial de Kart, os quatro mais bem colocados no torneio doméstico integrarão a seleção brasileira no internacional, sendo subsidiados pela CBA. No caso do Paulista, a iniciativa veio da cúpula do Mundial.
"A ideia do Paulista veio da comissão organizadora, para que o brasileiro possa treinar na sede do Mundial por um tempo maior. Hoje, acontece o inverso: o europeu treina nas pistas de lá e compete 'em casa', o que causa um desequilíbrio de performance com relação ao brasileiro, que chega na semana para competir", disse Gracia, mencionando o fato de que os campeonatos mundias geralmente acontecem em solo europeu.
"A gente quer fazer isso no Brasil, proporcionando para os nossos pilotos mais treinamento dentro do local onde será o Mundial, para que eles estejam bem preparados para buscar o título, fazendo com que tenhamos mais brasileiros campeões mundiais", completou.
Brasil é bem recebido pelo mundo do kart
A escolha do Brasil como próxima sede não é assunto apenas no alto escalão de dirigentes e em âmbito executivo. Segundo fontes ouvidas pelo Motorsport.com, os fabricantes adoraram a ideia de correr em um kartódromo brasileiro. Seria a primeira vez que isso aconteceria.
A Argentina, vizinha do Brasil, já teve a honra de sediar um Mundial. Foi em 1994, em Córdoba, um ano antes de Gastão Fráguas Filho conquistar seu título mundial na França. São apenas três os brasileiros campeões mundiais: Fráguas, Guga Ribas (1986) e Ruben Carrapatoso (1998).
Brasileiros campeões mundiais de Kart: Gastão Fráguas Filho, Guga Ribas e Ruben Carrapatoso
Photo by: Divulgacao
Massa, porém, não teve a oportunidade de disputar a competição. "Eu nunca corri um Mundial porque não tinha dinheiro. A maior parte deles acontece na Europa. Tudo vem pela escola, que é o kart. Mas o pai de um kartista gasta cerca de 200, 250 mil euros por ano", revelou.
"A gente tem que trazer eventos importantes para ajudar o kart e os pilotos. Agora, o passo é ajudar a criar o lado financeiro com as empresas, para elas ajudarem a trazer o campeonato. O que é trazer? Pagar logística, hotel, alimentação e criar um evento importante", explicou o piloto da F-E.
"Não é só fazer o evento, é fazer com que a gente consiga trazer tudo e que isso seja um fator para os pais de cada piloto gastarem menos para os filhos correrem no Brasil, num campeonato fora da Europa. A única vez em que isso aconteceu foi no Bahrein (2016), que teve exatamente essa ideia. Eu peguei aquilo que eles fizeram lá e a gente vai fazer exatamente a mesma ideia aqui no Brasil".
O presidente da CIK-FIA também falou sobre a importância do evento para a base do automobilismo nacional: "Depois que encerrei minha carreira na F1, a gente não tem mais nenhum piloto brasileiro na F1. E a escola é o kart, tudo vem do kart".
"Para você criar um piloto, ensinar um piloto, para ele chegar no automobilismo pronto, precisa do kart. E eu tenho certeza que, com um pacote como esse – não é só o mundial, tem o paulista e o brasileiro – a gente ajuda a melhorar nossa escola no automobilismo, o que começa pelo kart".
Massa ainda afirmou que só restam detalhes para oficializar o Mundial em Birigui. "A gente tem que ter tudo claro para o campeonato entrar no calendário da FIA, então temos até outubro para ter as empresas e as cotas fechadas no próximo conselho mundial. Tendo isso feito, o campeonato vai vir para o Brasil", completou o vice-campeão da F1 de 2008.
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