Últimas notícias

'Coringa' estreia em campeonato paulista de kart

Filme inspira corrida com traçados diferentes na Copa São Paulo de Kart. Pilotos terão possibilidade de usar traçado alternativo, com trecho mais veloz

Chegada de prova na Granja Viana

Chegada de prova na Granja Viana

Divulgacao

O que o filme Coringa tem a ver com automobilismo? Rapidamente, pode não ser fácil de identificar, mas a organização da Copa São Paulo de Kart Granja Viana pensou em algo inovador para uma de suas corridas.

Na Pro-500, categoria de endurance com prova de três horas de duração, o piloto poderá usar uma vez o traçado "Joker" (coringa em inglês) na disputa. É uma espécie de traçado alternativo, em que o competidor poderá fugir do tráfego de karts.

Leia também:

“É uma experiência completamente nova que estamos trazendo para o kart e tenho certeza que poderá ser usada em outros tipos de competições no automobilismo. O interessante é que o traçado Joker pode virar uma estratégia à parte na corrida, já que o piloto tem que escolher o melhor momento para usá-lo”, diz Felipe Giaffone, que é um dos organizadores da competição no Kartódromo Granja Viana.

É um pouco difícil de imaginar algo semelhante na F1 logo de cara, mas já ouvimos algumas vezes Bernie Ecclestone, ex-chefão da categoria, afirmando que gostaria de colocar uma chuva artificial antes das corridas para trazer mais emoção para o público.

Em circuitos como o de Interlagos ficaria mais difícil de criar algo parecido, mas no traçado existe uma área asfaltada antes do Bico de Pato que poderia ser usada para algo semelhante. Ou até um corte no “S do Senna”.

É bem verdade que essa ideia está bem mais para um tipo de Mario Kart do que remetendo ao grande filme do momento. Em Paul Ricard, na França, a tarefa seria bem mais simples, por exemplo. O autódromo que voltou a receber a F1 em 2018 tem 167 possibilidades de combinações e variações de traçado.

Na etapa da Pro-500, categoria que serve também de preparação para as 500 Milhas de Kart, os pilotos poderão usar uma parte do anel externo do circuito para acelerarem mais forte, evitando um trecho com mais curvas e chicanes. Os pilotos devem ganhar entre 20 e 25 segundos na volta em que utilizarem o traçado alternativo. Confira a ilustração abaixo.

Traçado do kartódromo da Granja Viana

Traçado do kartódromo da Granja Viana

Photo by: Divulgacao

“Começamos a ver esse traçado diferenciado há um tempo em brincadeiras com outras categorias que usam. Tivemos a ideia de fazer em algumas provas de kart indoor no início e o objetivo foi dar uma agitada nas corridas de uma forma diferente. Isso poderia ser utilizado na F1, mas acredito que teriam algumas mudanças nas pistas. Ainda deve demorar um pouco, mas não duvido que aconteça nos próximos anos”, completa Giaffone.

A nona etapa da Copa São Paulo de Kart é a penúltima da temporada e será disputada no próximo sábado, dia 19. A 500 Milhas de Kart, que acontecerá na mesma pista, está agendada para o dia 21 de dezembro. Rubens Barrichello é uma das estrelas já confirmadas para a prova no final do ano.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Confirmado: Após influência de Massa, Brasil vai receber Mundial de kart pela 1ª vez
Próximo artigo Felipe Massa e Lucas Di Grassi formam equipe nas 500 Milhas de Kart junto com jovens talentos

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil